Inflação da Construção Deve Acompanhar a do Varejo

Segundo pesquisas a inflação da construção deve acompanhar a do varejo neste ano de 2009 ficando assim próxima a 4%. De acordo com Salomão Quadros que é coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getulio Vargas a taxa de inflação para a construção civil deve terminar o ano com a elevação que ficará em patamares muito menores do que a que foi observada no ano de 2008 que foi de 11,87%, quase três vezes maior do que a taxa prevista para este no.

Construção

Construção

O índice que mede o quanto evolui os preços na construção civil, este ano já registra a alta de 2,69% e 6,4% se considerarmos os últimos 12 meses. Esses valores têm a tendência de baixa até que termine o ano. Com a crise mundial Econômica o setor da construção civil foi um dos mais atingidos e embora as medidas acertadas do governo para o setor com a desoneração nos tributos de alguns itens da construção civil e o programa Minha Casa Minha Vida não foi o bastante para que o setor voltasse aos níveis de antes da crise.

Inflação da Construção Deve Acompanhar a do Varejo

Inflação da Construção Deve Acompanhar a do Varejo

Segundo especialistas do setor, os resultados que as medidas do governo produziram foram muito localizadas, em áreas bastante especificas, não atingindo o setor da construção civil como um todo. Além disso, os efeitos destas medidas ainda não foram sentidos, pois é preciso um determinado tempo para que o mercado sinta os efeitos em sua totalidade. O programa Minha Casa Minha Vida mesmo vai surtir efeitos na economia por um longo tempo, pois estes até agora só deram pequenos sinais, Não Esqueça que em muitos lugares os financiamentos da Caixa Federal, e do Banco do Brasil que participam do programa com o governo, estão apenas começando, em breve teremos efeitos mais acentuados começando a aparecer nas pesquisas com um aquecimento mais acentuado do setor.

Inflação

Inflação

A Pura Verdade é que até setembro do ano passado, a inflação no setor da construção civil se encontrava em ritmo crescente quando o mercado estava muito aquecido com as empresas tendo em andamento um volume muito grande de novos projetos e isso se manteve até que a Crise Mundial se intensificasse. Com isso houve redução de crédito que causou um grande impacto no setor da construção civil que foi um dos mais atingidos, pois o corte de créditos atingiu de cheio, o capital de giro das empresas do ramo. O que se vê nos preços de imóveis é muito diferente do quadro que se apresentava há um ano e ainda vai levar algum tempo para que este panorama retorne ao antigo quadro de ritmo acelerado que se tinha no ano passado. A essa altura todos já aprenderam Como Vencer a Crise e no setor as medidas já foram tomadas, agora é só esperar pelos frutos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.