São Jorge Guerreiro

São Jorge é reconhecido como o santo guerreiro, sua imagem mais popular traz o Santo montado em um cavalo banco lutando contra um dragão. São Jorge é o santo padroeiro de Portugal, da Inglaterra, da Lituânia e da Geórgia, sua festa é comemorada no dia 23 de abril.

Novena

Sua História

Jorge nasceu em Roma, na antiga cidade de Capadócia, região que pertence atualmente à Turquia, à data de seu nascimento não é precisa, mas sabe-se que viveu pelo século III DC, quando Roma era governada pelo Imperador Diocleciano. Seus pais eram cristãos e Jorge desde criança aprendeu a ser temente a Deus e a acreditar em Jesus Cristo como salvador da humanidade e seu salvador pessoal, quando seu pai morreu mudou-se para Palestina com sua mãe. Na juventude Jorge se tornou soldado dos vastos domínios do Império Romano, e graças a suas qualidades, habilidades e dedicação ele foi promovido ao posto de capitão do exército de Roma e mais tarde recebesse do Imperador Romano o título de Conde. Aos 23 anos de idade residia na corte imperial e exercia altas funções de comando.

Tatuagem

Plano de Matar os Cristãos

Foi nesse período, quando freqüentava a corte romana ocupando uma importante posição, que o Imperador Diocleciano manifestou seus planos para matar todos os cristãos, enviando para o senado o decreto imperial para ser confirmado. Durante a reunião Jorge, então um membro importante da suprema corte de Roma levantou-se e declarou todo seu espanto e indignação com tal decisão, afirmando com convicção que os ídolos que eram adorados em templos pagãos não eram deuses. A afirmação, vinda de um membro da corte romana deixou todos atônitos, e Jorge com muita fé e ousadia se declarava Cristão, defendendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador.  Outro membro da corte o indagou sobre a origem da ousadia e Jorge respondeu que a origem era a própria verdade, e indagado sobre o que seria a verdade Jorge ainda foi mais longe afirmando que a verdade era Jesus, perseguido pelo Império, e que ele, Jorge, era servo de Jesus e que tinha se colocado no meio deles justamente para dar testemunho da fé e da verdade.

São Jorge Guerreiro

Torturas Para Renegar Sua Fé

O Imperador e a corte tentaram persuadir Jorge por vários meios para que renegasse sua fé, como não conseguiram submeteram ele a terríveis sessões de tortura, depois das quais ele era levado novamente à presença do Imperador que lhe perguntava se renegava a Jesus para adorar os ídolos, ao que Jorge respondia sempre que não, pois era um servo do Deus vivo, e somente temeria e adoraria a ele. Não conseguindo convencer o jovem soldado, e vendo que ele com sua fé obstinada convertiam ainda mais os cristãos, o Imperador decidiu mandar degolar o jovem servo de Jesus, e São Jorge foi morto no dia 23 de abril do ano de 303.

A Resistência e a Fé

A resistência do jovem e fiel servo de Deus, o consagrou como um guerreiro da fé verdadeiro, a devoção e o culto a São Jorge espalhou-se rapidamente, pois se acredita que São Jorge venceu a luta contra o próprio Satanás em terríveis batalhas. Assim tornou-se popular sua imagem num cavalo branco lutando com um dragão. Com o testemunho de sua vida, São Jorge convida a todos a seguir o Cristo sem renunciar ao bom combate.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.