História da Indústria Fonográfica

Como foi a evolução das mídias de gravação de música através do tempo

A música sempre foi importante para a humanidade, e desde que foi inventado um aparelho para reprodução de sons a humanidade não parou de procurar novos modos mais eficientes para lidar com a música.
Veja como foi a evolução da indústria fonográfica:

– Fonógrafo

Thomas Edison foi o inventor não só da lâmpada, mas também do primeiro aparelho gravador de sons, conhecido como “fonógrafo”. A invenção ocorreu em 1877, e utilizava um cilindro encapado com papel laminado para realizar as gravações.
A musica de teste que foi a primeira gravada do mundo foi a famosa “Mary Tinha uma Ovelhinha”. Uma curiosidade é que foi o próprio Thomas Edison que cantou a canção.

Primeiro

– Gramofone

Dez anos depois, em 1887 Emile Berliner, um alemão inventou o gramofone. A invenção foi resultado da necessidade de melhorar o sistema de gravação de sons, pois o anterior dificultada as gravações em grande escala.
A invenção de Berliner apresentou o disco ao mundo: na época os discos eram fabricados com goma-laca e possuíam 78 rotações por minuto. Isso fazia com que o disco possuísse baixa capacidade.

– Disco de vinil

A indústria fonográfica ficou um longo período sem produzir novidades.
Até que em 1930 um disco de vinil de 30 cm e 33 1/3 rotações por minuto chega ao mercado. O disco ficou conhecido como “long play”, ou simplesmente LP.

Disco

– LP com mais capacidade

Em 1948 a Columbia, poderosa gravadora lançou no mercado um LP que conseguia armazenar 20 minutos de música de cada lado. O formato fica popular e vira um padrão.
O primeiro disco neste formato trouxe a Filarmônica de Nova York executando Beethoven.

– Fita cassete

Quase 20 anos depois a Philips inova lançando no mercado fitas de cromo com 60 ou 90 minutos de capacidade de armazenamento.
O melhor é que as pessoas podiam gravar direto do rádio as músicas que mais lhe agradavam.

Inovar

– Lançamento do CD

A empresa Philips inova novamente em parceria com a Sony, lançando o Compact Disc, o famoso CD, que utilizamos até hoje. Isso ocorreu em 1982.

– O dataplay

Exatamente 20 anos depois o conceito de ficar horas ouvindo música ganha força com o lançamento do dataplay, que armazenava até 11 horas de músicas e possuía apenas 3,2 cm.
Mas como o disco vinha pré-gravado, as pessoas continuaram preferindo os CDs.

– MP3 Player e iPod

Os tocadores de música inovaram ao permitir que o usuário armazenasse grande quantidade de músicas. Além disso o usuário pode escolher as músicas que vai gravar e levá-las consigo no bolso. A versatilidade dos tocadores conquistou milhares de pessoas.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.