Quais São os Pincéis para Pintura em Tecido?

Artesanato: Pintura em Tecido

A pintura em tecido é uma das práticas mais comuns que se tem no nosso país, não importa aonde você esteja no Brasil, de Norte a Sul esse costume é muito difundido entre os brasileiros, tanto entre os artesãos, quanto para as pessoas que são simpatizantes de um bom artesanato. Além de ser um artesanato muito comum, é também uma das práticas que mais permite que sejam feitos trabalhos incríveis, diferenciados e até únicos. Lembrando que a pintura em tecido pode ser aplicada em diversos casos, mas que não se pode pegar que uma das modalidades mais comuns em relação a ela é justamente a famosa pintura de panos de prato, inclusive existem muitas escolas públicas, as escolas do trabalho que até dão curso de pintura em pano de prato de forma totalmente gratuita. A pintura de panos de prato, está presente na maioria das casas dos brasileiros, pois esse tipo de material além de ser totalmente útil na cozinha (já viu uma cozinha sem pano de prato), é também um excelente embelezador de ambiente, por isso se a sua vontade é comprar, se a sua vontade é produzir para vender ou apenas produzir para uso próprio saiba que é um excelente aprendizado e que poderá lhe render muito charme aos ambientes da sua casa.

Pintura em Tecido

Pintura em Tecido

Para quem está começando nesse mundo do artesanato, uma das melhores dicas que podem te dar é procurar aprender mais, buscar informações, buscar praticar e principalmente buscar por vídeos, sim isso mesmo vídeos, eles existem aos montes em redes online como por exemplo, o Youtube.com onde basta você digitar o tema da sua busca e ele te dá milhares de resultados para aquilo que você procura em questão de alguns segundos apenas. Realmente tem vídeos para todos os gostos e o melhor é que você pode ver o passo a passo, se não entender algo você pausa o vídeo, volta escuta de novo, coloca de novo, tenta de novo, se não entender ainda pode entrar em uma outra opção de vídeo e fazer tudo mais uma vez, basta digitar na busca o que você quer, tal como “Pintando panos de pratos” ou “Como pintar panos de prato”, ou ainda se você quiser ser mais especifico ainda você pode escrever “Como pintar panos de prato desenho de frutas” ou “Como pintar panos de prato com desenho de flores”, provavelmente buscas desse tipo já vão lhe gerar diversos resultados e se ainda não estiver satisfeito vá fazendo pequenas modificações nas buscas até encontrar o vídeo que mais se encaixa com aquilo que você está pensando em fazer.

Quais São os Materiais Necessários para se Pintar em Tecido?

Quando falamos em pintura em tecido se tem pelo menos três coisas que vem quase que imediatamente na cabeça, que são os pinceis (afinal sem eles é bem difícil pintar, apesar de existir sim outras técnicas), as tintas e os traçados que você vai fazer para a pintura, por fim o pano é claro. Existem outros materiais que são necessários, mas esses definitivamente são os principais dentre todos, lembre-se sempre de escolher tintas que condizem com o desenho que você quer pintar, no começo, se ainda estiver treinando uma coisa que pode ser feito é escolher desenhos que vão menos cores, para precisar comprar menos tintas e ter menos gastos, pelo menos durante o período de aprendizado. Em relação aos pinceis, não sei se vocês sabem ou não, mas não existe apenas um tipo, mas sim vários tipos de pinceis, tem muita, mas muita variedade mesmo, então talvez possa ser uma incógnita essa questão para os ainda novatos no universo da pintura em tecido. É justamente por esse motivo em questão que vamos indicar aqui quais são os pinceis que se encaixam nessa modalidade de artesanato, para que você não perca o seu tão valorizado dinheiro comprando uma coisa que não é a correta para a sua pratica.

Pintura em Tecido

Pintura em Tecido

Antes de falar quais são os pinceis, vamos dar uma pequena introdução sobre as partes do pincel que é preciso entender. Primeira coisa a se saber, existem pinceis com cerdas naturais e com cerdas artificiais ou sintéticas como são mais comumente chamadas, as cerdas naturais são feitas com pelos de animais, já as artificiais são feitas normalmente com materiais mais derivados do plástico, entre outros como o nylon. Em relação as cerdas naturais elas são mais delicadas e casam mais com o tipo de tecido mais fino, já as pontas, as cedas de pinceis sintéticas se dão melhor com o tipo de tecido mais grosso, inclusive normalmente os panos de prato são pintados quase que em todos os casos com pinceis de pontas mais grossas, exemplo de tecido nesse caso é a juta.  O cabo do pincel pode ser de diferentes materiais também, porém o mais importante aqui é que nele estão as informações do pincel tal como seu tamanho que pode mudar muitos os traços de uma pintura e consequentemente o seu resultado final, não tem muito erro em relação a isso, maior o número indicado no cabo, maior também é então o número da ponta do pincel. Especificamente para tecidos os mais usados, indicados por artesãos mais experientes e os mais vendidos são os modelos de pincel chato, o modelo de pincel de língua de gato, o modelo de pincel redondo, o modelo de pincel chanfrado, o modelo de pincel de leque e o modelo de pincel do tipo filete.

Pintura em Tecido

Pintura em Tecido

Cada um desses pinceis tem por sua vez as suas próprias especificações, então agora vamos passar rapidamente por cada uma dessas especificações e falar resumidamente onde se aplica cada um deles. O pincel do tipo chato é aquele que tem a sua ponta reta, ele é usado principalmente para a pratica de aplicação tanto de preenchimentos, quanto de coberturas, já que ele contribui para que a tinta seja espalhada de uma maneira um pouco mais rápida. O pincel redondo é redondo tal como seu nome já nos diz, as principais indicações de uso para ele são em preenchimentos, para contornos e também para ornamentos mais decorativos, o modelo que tem uma cerda mais longa é aquele que se indica quando os traços vão começar maiores e terminar menores, ou seja o traço meio que vai se afunilando. O pincel língua de gato é bastante usado para a pintura de flores em tecidos, principalmente para a pintura das pétalas, ele é usado de lado ou de frente, depende da situação. O pincel chanfrado é ideal para pintar em degrade e fazer pinturas de sombras, mas lembre-se de treinar bastante, pois as sombras são técnicas mais avançadas. O pincel leque é ideal para a pintura de detalhes como vegetação e cabelos. O pincel do tipo filete é usado para acabamentos e finalizações de detalhes que requerem mais precisão e traço mais fino e delicado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.