Quais os Sintomas de Problemas no Pâncreas?

Sintomas e Sinais que Podem Indicar Presença de Doenças no Pâncreas

Introdução

O pâncreas é um órgão glandular que fica localizado na região abdominal. Boa parte do órgão está localizada atrás do estômago. Ele faz parte do funcionamento do sistema digestivo e é essencial para tal. Ele é dividido em três grandes partes, que são a cabeça, o corpo e a cauda. O pâncreas é o único órgão do corpo humano que possui funções endócrinas e exócrinas. A função endócrina é responsável pela produção de hormônios que são essenciais para a digestão – a insulina e o glucagon. A função exócrina produz e secreta várias enzimas envolvidas na digestão e absorção de nutrientes.

Doenças Pancreáticas mais Comuns

Pancreatite

Órgão Pâncreas

Órgão Pâncreas

Em um funcionamento normal do pâncreas, este órgão secreta enzimas digestivas inativas que chegam assim até o duodeno e, somente neste, elas são ativadas e começam a catalizar as reações. Porém, na pancreatite, essas enzimas são ativadas já dentro da glândula pancreática, causando inflamação que pode ser aguda ou crônica. Essa inflamação resulta do fato de que as enzimas começam a digerir o próprio pâncreas, causando dor e degradação dos tecidos do órgão.

Na pancreatite aguda há dor intensa que pode ser única ou recorrente. Junto a dor, pode haver sangramentos internos e, neste caso, há um grande risco para contração de infecções e com isso há risco para morte. Na pancreatite aguda, a causa da chegada de enzimas ativas no pâncreas pode ser por refluxo de secreções após um bloqueio do duto pancreático. Ingestão excessiva de bebida alcoóloca, traumas no abdômen, hipercalcemia, obstruções biliares e prática de tabagismo podem causar pancreatite.

Já no caso da pancreatite crônica há presença de constantes dores abdominais. Porém isso pode acontecer  mesmo  sem elevação das enzimas pancreáticas para o sangue. Aos poucos, vai ocorrendo degradação dos tecidos do órgão, causando uma consequente insuficiência pancreática que resulta do mau funcionamento.  Diabetes tipo 2 e infecções bacterianas contribuem para o desenvolvimento de pancreatite crônica. Mas as principais causas são obstruções dos dutos e alcoolismo. Também pode-se desenvolver pancreatite crônica com o uso de certos medicamentos de uso recorrente, fibrose cística e hipercalcemia.

Câncer de Pâncreas

O câncer de pâncreas é realmente uma doença indesejável ao extremo. Isso porque, com difícil diagnóstico, ele acaba sendo muitas vezes grave e de difícil cura. É difícil detectar o câncer de pâncreas no início porque os sintomas são muito comuns e parecidos com doenças comuns, como por exemplo, dores, náuseas, perda de apetite, icterícia, etc.

É perigoso e indesejável também porque, na maioria dos casos, ele atinge outros órgãos próximos antes de finalizar ou até mesmo de iniciar o tratamento. No Brasil, o câncer de pâncreas representa cerca de 2% dos tipos de câncer e 4% das mortes por câncer. As causas são bem variáveis e os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de câncer de pâncreas incluem tabagismo, alcoolismo, pancreatite crônica, idade e exposição à substâncias químicas industriais específicas. Os cânceres de pâncreas, em sua maioria (95%) são do tipo adenocarcinomas.

Insuficiência Pancreática

Outra doença muito comum do pâncreas é a insuficiência pancreática. Ela ocorre quando o órgão está comprometido e não é capaz de produzir e secretar as enzimas e os hormônios em quantidade adequada para o bom funcionamento do sistema digestivo. As causas para a insuficiência do pâncreas em adultos estão relacionadas à pancreatite crônica. Em crianças, à fibrose cística.

Sintomas que Podem Indicar Desordens e Problemas no Pâncreas

Fezes Incomuns

Fezes

Fezes

Fezes saudáveis devem ter uma cor de marrom normal a escuro, de consistência média, o suficiente para formarem o bolo, mas sem estarem com fendas. Se as fezes estiverem diferentes disso, comece a observar e anote, para levar ao médico, pois pode ser indicação de alguma disfunção. Quando você nota que as fezes estão constantemente com uma aparência de cor clara, flutuando e com presença de oleosidade – formando uma película por cima da água sanitária – fique de olho, pois pode indicar disfunção no funcionamento do pâncreas.

Isso é explicado porque o pâncreas produz enzimas que digerem as gorduras que você ingere, porém, quando o pâncreas está com alguma doença, ele tem problemas para produzir e secretar essas enzimas, então as fezes acabam sendo eliminadas sem a digestão adequada de nutrientes, como a gordura e vitaminas lipossolúveis.

Dores Abdominais

Dor Abdominal

Dor Abdominal

No caso da pancreatite aguda e do câncer de pâncreas, a dor abdominal quase sempre estará presente. Mas nem sempre a dor abdominal vai indicar uma dessas doenças. Fique atento aos detalhes. Vamos lá! A dor pode se manifestar de maneiras diversas a depender do nível do problema/doença ou da causa.

Quando a dor começa no meio do abdômen e começa a irradiar para a parte posterior, persistindo por semanas ou até meses, isso pode ser uma indicação de câncer no pâncreas. Se você já teve problemas com digestão e consultou um médico e este receitou o uso de remédios inibidores da bomba de prótons, como o famoso omeprazol, confira de o remédio fez realmente efeito, pois se isso não aconteceu, está aí outro sinal de câncer no pâncreas.

Náuseas ao Comer Hambúrguer ou Pizza

Náusea

Náusea

Se você sentir algum tipo de sintoma de má digestão após comer alimentos gordurosos, como hambúrguer ou pizza, você pensa: é normal. Pode ser sim! Mas pode não ser. Entenda, náuseas normalmente não devem acompanhar o processo de digestão de nenhum alimento. Se você começar a observar que sempre que se alimenta de hambúrguer você tem náuseas, procure um médico imediatamente, pois isso pode indicar má digestão de gorduras e vitaminas lipossolúveis, desencadeada por mau funcionamento pancreático.

Outros Sinais e Sintomas

  • Dores no abdômen
  • Náuseas
  • Vômitos recorrentes
  • Inchaço mesmo com estômago vazio
  • Diarréia
  • Fezes oleosas
  • Febre
  • Desnutrição
  • Desânmo e fadiga
  • Aumento do nível de açúcar no sangue
  • Incerícia
  • Sede
  • Fome
  • Micção em excesso
  • Visão turva ou embaçada

Hábitos que Podem Evitar Problemas e Doenças no Pâncreas

  • Alimentação adequada
  • Evitar fumo e alcoolismo
  • Atividade física
  • Acompanhamento médico
  • Ingestão de água suficiente durante todo o dia
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.