Quando ouvimos falar a respeito de judeus ortodoxos é natural ter em mente a figura de homens com longos cachos nas laterais da cabeça e barbas longas, não é mesmo? Mas, você sabe como se chamam esses cachos, por que os judeus ortodoxos os usam e como os fazem? Confira respostas para todas essas perguntas a seguir!
O Que Diferencia Judeus Ortodoxos de Judeus Não-Ortodoxos?
Basicamente os judeus ortodoxos seguem fielmente os princípios da tradição judaica não aceitando mudanças decorrentes do tempo. Os grupos ortodoxos preservam rituais e costumes vindos dos períodos mais remotos. O cumprimento das leis judaicas a risca é uma forma de preservar as tradições.
Por Que Judeus Têm Cachos nas Laterais da Cabeça?
Os cachos que são chamados de pe’ot ou peyos em hebraico são uma tradição decorrente de uma interpretação literal de um dos 613 mandamentos da Torah (o Pentateuco). O texto religioso diz que os homens não devem cortar ou raspar as laterais da cabeça para não arredondar os cantos (peyos) da mesma (Vaykra 19:27 [Levítico 19:27]).
No Talmude está esclarecido que os cantos mencionados dizem respeito ao cabelo que fica entre as têmporas e as orelhas. Basicamente se esse cabelo usado para fazer os cachos fosse cortado à cabeça ficaria arredondada indo contra o mitzvah/mandamento. Trata-se de uma regra que se aplica somente aos homens.
Qual a Motivação do Mandamento?
Não há uma resposta exata para essa questão, no entanto, acredita-se que fosse uma forma de se diferenciar dos idólatras que por ter outra fé cortavam todo o cabelo. Até hoje em alguns círculos hassídicos (formados por judeus ortodoxos) há o costume de nunca cortar os cachos ou as postas da barba. Acredita-se que ao fazer isso se está adquirindo mérito para uma vida longa. Porém, há judeus ortodoxos que aparam as pontas dos cachos e da barba.
Hábito Que Vem de Cedo
Desde muito jovens os meninos recebem cortes de cabelo que deixam os cachos nas laterais. Uma curiosidade é que existe um ritual de corte de cabelo dos meninos judeus ortodoxos chamado de Upsherin.
Como os Judeus Fazem os Cachos?
Os cachos laterais são feitos com a mão mesmo e devemos destacar que a forma como são usados variam entre os diferentes grupos de ortodoxos. Alguns judeus usam acessórios como bobes para ajudar a dar forma para os cachos. Para se ter uma ideia há grupos de judeus que enrolam o peyot na orelha.
Por Que os Judeus Ortodoxos Não Deixam o Cabelo Todo Crescer?
Os judeus ortodoxos não deixam o cabelo todo ficar longo porque dessa forma ficariam semelhantes as mulheres, algo que para eles seria desonroso e desrespeitoso. Os homens deixam todo o cabelo crescer somente quando estão em voto de narizato, um estado particular descrito pela Torah em que os judeus não devem aparar o seu cabelo. Fora da condição desse estado os judeus adotam cortes de cabelo curto para se diferenciar das mulheres, mas sempre preservando os cachos laterais (peyot).
Curiosidades Sobre Judeus Ortodoxos
Para quem tem outras perguntas a respeito das tradições seguidas por judeus ortodoxos vamos responder mais algumas questões abaixo.
As Mulheres Raspam o Cabelo?
Mulheres que seguem o judaísmo ortodoxo costumam raspar o cabelo antes do casamento e passar a usar uma peruca chamada shaitels. Esse hábito tem o objetivo de preservar a mulher de olhares de outros homens que não sejam seu marido. Cobrir o cabelo é um sinal de recato dessa mulher e um aviso de que ela é casada. Há mulheres judias ortodoxas que usam lenços para cobrir as madeixas.
Os Casamentos São Arranjados Entre Judeus Ortodoxos?
Os casamentos arranjados pelas famílias são uma prática realizada somente nas comunidades judaicas mais ortodoxas não sendo uma regra. Atualmente, o casamento romântico, aquele motivado pelo amor, é mais comum.
A inspiração para essa tradição vem da Bíblia em que é retratado o casamento de Isaac, o Segundo Patriarca Israelita, que foi arranjado pela sua família. Muitos rabinos enfatizam que mesmo nos casos em que o arranjo é feito os noivos têm o direito de recusar se não gostarem da escolha dos pais.
Judeus Ortodoxos Beijam as Portas? Por Quê?
Judeus ortodoxos não beijam as portas, mas sim o mezuzá que nada mais é do que um pequeno pergaminho preso no batente direito das portas de casas e comércios judeus. Esse pergaminho tem a inscrição de duas passagens bíblicas: Shemá e Vehaiá, a primeira fala sobre a unicidade de Deus e a segunda é uma garantia de que o cumprimento da lei judaica terá recompensa.
A mezuzá é um tipo de proteção divina para a casa e comércio dos judeus. O pergaminho foi desenvolvido de acordo com um mandamento da Torá. É um hábito comum dos judeus colocar a mão e beijar a mezuzá sempre que entram ou saem passando pela porta em que ela está afixada.
Judias Ortodoxas Podem Trabalhar Fora?
De maneira geral sim, a restrição do trabalho se dá num contexto das comunidades mais ortodoxas. Especialistas apontam que não existe nenhum mandamento na Torá que diga que mulheres não podem trabalhar fora. Inclusive judias ortodoxas podem ser encontradas em variadas profissões de médicas a físicas nucleares.
No entanto, existem relatos de comunidades judaicas muito conservadoras em que as mulheres somente podem trabalhar em casa ou no máximo como professoras nas escolas da própria comunidade.
Judeus Ortodoxos Podem Usar a Internet?
Há comunidades ortodoxas que condenam o uso da internet por acreditar que a navegação pode abrir caminho para conteúdos impróprios disponíveis na rede. No entanto, alguns grupos ortodoxos reconhecem o poder que a internet tem para a difusão da Torá.
De maneira geral nas comunidades em que o acesso é permitido existem restrições sendo um recurso utilizado para finalidades de trabalho. Em algumas comunidades o uso de internet é expressamente proibido.
O Que é Kosher?
Os judeus ortodoxos seguem uma dieta chamada de kosher que significa apropriado, ou seja, uma dieta formada por alimentos permitidos. O cardápio ideal para um judeu ortodoxo é definido no 3º livro da Bíblia Hebraica, o Levítico. Nesse livro estão explicadas as regras kosher que foram transmitidas por Deus diretamente a Moisés e seu irmão Arão no Deserto do Sinai. Uma das restrições diz respeito a carne suína.
Gostou de saber mais sobre judeus ortodoxos? Curta e compartilhe!