Qual a Área Necessária Para Realização da Prova de Salto em Distância?

O salto em distância é um esporte muito antigo e tradicional. Faz parte da modalidade de atletismo, que é conhecido como o mais velho esporte de todos os tempos. E foi criado ainda na Grécia Antiga, com o registro do atleta Chionis de Esparta, atingindo o recorde de 7,05 metros.

Na era moderna das Olimpíadas, foi incluído a partir de 1896, em Atenas, para os homens, sendo o estadunidense Ellery Clark o primeiro campeão. E, em 1948, em Londres, para as mulheres, com a húngara Olga Gyarmati vencendo a competição.

Os atuais campeões olímpicos são os estadunidenses Jeff Henderson no masculino, e Tianna Bartoletta no feminino. E os recordistas, o também estadunidense Mike Powell que, em 1991, alcançou a impressionante marca de 8,95 metros para os homens. E a soviética Galina Chistyakova, em 1988, com 7,52 m para as mulheres.

Entre os jogos Olímpicos de Paris 1900, e Estocolmo 1912, houve o salto sem correr, onde o competidor saltava de uma marca completamente parado, utilizando apenas seu corpo como forma de impulsão. O estadunidense Ray Ewry foi campeão três vezes consecutivamente dessa já extinta modalidade.

O atual campeão mundial é o jamaicano Tajay Gayle, na modalidade masculina. No feminino, a campeã é a alemã Malaika Mihambo. Essa foi a décima sétima edição do Campeonato Mundial de Atletismo, que em 2019 foi disputado em Doha, capital do Catar. A competição foi disputada entre 27 de setembro e 6 de Outubro, no Estádio Internacional Khalifa.

No Brasil, temos a atleta Maurren Maggi como um forte exemplo. Pois, em Pequim, no ano de 2008, foi a grande campeã, vencendo a cobiçada medalha de ouro. Seu salto atingiu o total de 7,04 metros.

O salto em distância é dividido em dois: o normal e o triplo. A diferença entre eles é que, no triplo, o esportista dá duas passadas mais largas, de modo a pegar mais impulsão para realizar o salto.

As regras para ambos são as mesmas e estão listadas abaixo. Trata-se de um esporte composto de aceleração, impulsão, voo e queda. Portanto, confira agora qual a área necessária para a realização da prova de salto em distância, e demais peculiaridades dessa competição.

Regras Para Realização

Cada atleta tem direito a três saltos. Vai um de cada vez, tendo a ordem dos competidores sorteada. A segunda tentativa do salto só pode ser feita depois que todos tiverem realizado a primeira.

Quando houver mais de oito pessoas competindo, inicia-se a prova, onde os melhores resultados são computados, e apenas oito atletas passarão para a próxima fase, que é a final, ganhando assim mais três tentativas cada um. O vencedor é declarado após a melhor marca ser atingida. Se houver empate, vale a distância do segundo salto.

Prova de Salto em Distância

Prova de Salto em Distância

Fases do Salto

1- Preparando a Posição

  • O atleta fica atrás de uma tábua ou linha no início da pista de corrida, com as pernas abertas na mesma largura dos ombros;
  • O queixo deve permanecer elevado, tronco ereto, cabeça para frente, e os braços estendidos para fora do corpo,
  • Assim que o árbitro autorizar, o atleta, então, começa a correr o mais rápido que conseguir para, assim, chegar à tábua. Quanto maior a velocidade, maior será seu salto.

2- Decolagem

  • Antes de atingir a linha limite, o atleta deve saltar, sendo os dedos dos pés a última parte do corpo a tocar o chão.

3- Voo

  • Quando o corpo está no ar, o saltador então busca o melhor ângulo para avançar a maior distância que conseguir;
  • É recomendável que a cintura fique inclinada para frente e os braços fiquem sem tensão,
  • As pernas devem ir para frente e ficarem retas, para assim conseguir um pouso em segurança.

4- Pousando

  • A distância é medida de onde o calcanhar encostou. Portanto, é importante que o atleta tente esticar o corpo o máximo que conseguir, tendo equilíbrio suficiente para que seu corpo não penda para trás. Pois assim ele perderia alguns valiosos centímetros na competição;
  • Os joelhos devem estar flexionados, de modo a absorver o impacto do pouso,
  • Após o salto, o atleta deve sair sempre para frente, nunca para trás. Seu resultado será anulado caso ele caminhe sobre a caixa de areia.

Tamanho da Pista

A pista tem a distância que varia entre 40 e 45 metros, o que dá de 15 a 22 passos do atleta, dependendo de sua velocidade e do tamanho de suas pernas. A largura é de 1,20 metros.

A tabua de impulsão fica, no mínimo, a 11 metros da caixa de areia. Esta, por sua vez, tem pelo menos 10 metros de comprimento, por 2,75 m de largura. A tábua de impulsão tem 1,20 m de comprimento, por 20 cm de largura, e 10 cm de espessura. E é fixada no solo antes, tanto do fim da pista, quanto do começo da caixa de areia.

Tábua essa que fica a, pelo menos, a 11 metros de onde o atleta vai pousar. Sobre ela existe uma linha, geralmente vermelha, onde é proibido pisar. O salto é invalidado caso o atleta toque nela, independentemente da marca atingida.

Assim, a distância atingida é medida no momento que o atleta toca na areia com os calcanhares.

Cancelamento da Tentativa

Existem algumas maneiras do salto ser cancelado. Então, confira abaixo quais são todas elas:

  • O competidor tocar na linha limite. É popularmente conhecido ‘queimar o salto’.
  • O atleta ultrapassar essa linha limite.
  • O saltador pousar fora da caixa de areia no momento em que pousar.
  • O competidor caminhar pela areia após o salto.
  • O esportista realizar um salto mortal.

Contudo, vale dizer que o atleta só pode cometer duas infrações. Sendo assim, se cometer uma terceira infração, ele será automaticamente desclassificado da competição.

Diferentes Tipos de Salto

Na competição de salto em distância, há alguns diferentes tipos de salto. Veja abaixo quais são eles:

  • O chamado “Grupado”: é o estilo em que o atleta estende os braços e pernas para frente, bem retos, fazendo o movimento de voo quase como se estivesse “sentado”,
  • E o chamado “Em Arco”: é o estilo em que o atleta praticamente “corre” no ar, com os braços e pernas bem relaxados e se mexendo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.