Ética Budista

Para o ser humano as religiões tem suma importância como preceitos que prezam por um comportamento ético e que esteja dentro de regras a aceitáveis para viver em grupo. Embora tenhamos leis jurídicas que rejam as nossas vidas é indiscutível como as leis éticas religiosas tem impacto sob o comportamento do ser humano. Muitas pessoas agem de maneira mais nobre devido as suas crenças religiosas que lhe apontam esse caminho.

Ética Budista

Ética Budista

O Budismo, assim como outras religiões, possui sua própria ética, conheça a seguir quais são os preceitos dessa crença. A religião fundada por Sidarta Gautama, Buda (563 – 483 a.C.) oferece para seus seguidores conceitos éticos que são essenciais para a vida em sociedade em paz. Lembrando que Buda é considerado um guia espiritual pelos seguidores do Budismo e não um Deus.

Há ligação entre o Budismo e o Hinduísmo, pois para os seguidores da segunda Buda seria na verdade um avatar ou mesmo uma reencarnação de Vishnu. Atualmente o Budismo não é tão forte na Índia devido ao freio em seu crescimento que ocorreu no século VII devido a forte presença árabe e do islamismo. Embora o Budismo tenha sido adaptado nas diferentes culturas em que se estabeleceu ainda mantém um código ético.

O Que Ensina o Budismo

A ideia básica do Budismo é que o ser humano sempre irá reencarnar, um ciclo infinito de morte e renascimento. Existe a crença de que o que foi feito na vida atual será considerado para a próxima encarnação, isso é o que se chama de carma. A partir do momento que um espírito passou pelos sofrimentos da vida no mundo material pode atingir o estado de pureza espiritual que é conhecido como Nirvana podendo então encerrar o processo de reencarnações. Pelo fato de acreditarem que existe a possibilidade de reencarnar na forma de animais os budistas não comem carne.

Os Cinco Preceitos da Ética Budista

A ética budista é um conceito importante para aqueles que decidem seguir essa religião. Os conceitos éticos devem ser seguidos pelos devotos leigos masculinos e femininos. A ideia central é que esses conceitos éticos sirvam como uma bússola para a vida correta dos seguidores dessa religião.

Conheça os Cinco Preceitos Éticos Budistas

Não Matar

Para os budistas entende-se por matar o ato de tirar a vida de alguém com as próprias mãos e conspirar com terceiros para tirar a vida de um ser consciente. Quando alguém mata outra pessoa sem intenção não se considera um crime tão grave. No entanto, também é considerado delito bastante grave ferir alguém com a intenção de matar e o suicídio.

Não Roubar

O roubo não se justifica nem mesmo numa situação extrema em que a pessoa esteja com fome e seja sua única forma de se saciar. Considera-se roubo apropriar-se de bens materiais sejam eles nacionais, pessoais ou budistas. Ao pegar algo que não é seu sem o consentimento do dono se está praticando roubo.

Não Ter Má Conduta Sexual

A ética budista acredita que homens e mulheres somente podem manter relações sexuais estando casados de acordo com os ritos da religião. A boa conduta sexual contribui para a manutenção de uma sociedade pacífica e por isso deve ser adotada por homens e mulheres.

Não Mentir

Considera-se como mentira tanto o fato de dar falso depoimento a respeito de algum fato para se proteger, proteger alguém querido ou prejudicar um inimigo assim como fingir que não conhece algo que efetivamente se conhece. Esse tipo de mentira é considerada como falta grave, outros casos se mostra mais leve.

Não Beber Álcool

Para os budistas todas as substâncias que tem a capacidade de tirar o nosso discernimento e nos fazer agir de maneira inadequada são chamadas de álcool, dessa forma drogas também estão inclusas nesse grupo. Esse tipo de substância não deve ser consumido de nenhuma maneira e no caso de alguém dizer que beber álcool é algo positivo não se deve acreditar nisso.

Benefícios Para Quem Segue a Ética Budista

Aqueles que seguem os cinco preceitos éticos do Budismo por toda a sua vida recebem a fortuna. Quando busca refúgio no budismo o indivíduo está aceitando esses preceitos e reconhecendo-os como parte importante de sua vida. Para ser um budista de verdade é necessário seguir esses conceitos que na verdade levam a pessoa a ter uma existência pura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.