Cantor Wando

Quem nunca cantarolou “Você é luz, é raio estrela e luar, Manhã de sol, meu iaiá, meu ioiô” mesmo que de brincadeira? O cantor Wando entrou para a história artística brasileira como um dos cantores populares mais estimados do público. O dono de uma coleção de mais de 17 mil calcinhas – que suas fãs jogavam no palco durante suas apresentações – se tornou destaque por suas músicas que misturavam sensualidade e poesia. Vamos conhecer mais sobre o cantor Wando que nos deixou no ano de 2012?

Cantor Wando

Cantor Wando

Biografia do Wando

O nome de batismo de Wando é Wanderley Alves dos Reis, mineiro nascido em Cajuri no dia 02 de outubro de 1945, ele se tornou um fenômeno da música popular. Na sua carreira tem mais de 20 discos gravados e muitas músicas que foram para o topo das paradas de sucesso. O apelido Wando foi dado por sua avó e outra curiosidade que poucos sabem é que ele se formou em violão erudito.

Quando percebeu que as moças se entediavam com o violão clássico Wando passou a tocar músicas que falavam de amor. A música passou a fazer parte da vida de Wando quando ele tinha 20 anos de idade e morava em Juiz de Fora – a mudança aconteceu quando ele ainda era criança. O trabalho com música começou com ele fazendo parte de alguns conjuntos que se apresentavam em festas e bailes. Passado algum tempo Wando foi morar na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e trabalhou como caminhoneiro e feirante.

Cantor e Compositor

Durante sua carreira musical Wando atuou como cantor e compositor, as primeiras canções criadas por Wando tinham um estilo de samba-rock tendo entrado para o repertório do grupo Originais do Samba. O ano de 1973 marcou a gravação de “Glória a Deus no Céu e Samba na Terra” do primeiro LP do artista que viria a se tornar um fenômeno popular.

Algo interessante de observar nesse primeiro trabalho musical de Wando era a temática social com músicas que falavam a respeito da favela e dos subúrbios. A carreira efetiva de Wando como cantor teve início no ano de 1969 e o sucesso chegou alguns mais tarde, em 1973. Durante algum tempo Wando fez parte de um grupo musical chamado “Escaravelhos” em homenagem a Beatles uma vez que escaravelho também se refere a besouro. A carreira de compositor de Wando também emplacou com sucessos que ele compôs para nomes como Ângela Maria, Jair Rodrigues e Roberto Carlos.

Uma História de Fogo e Paixão

No álbum de 1988 “O Mundo Romântico de Wando” foi lançada a canção “Fogo e Paixão” que se tornou a marca registrada do cantor. A canção até os dias de hoje é uma das mais executadas nas rádios e muito buscada no YouTube. Por ter uma característica de misturar sensualidade com romantismo essa música se tornou muito popular.

Wando se orgulhava de sua fama de cantor obsceno que privilegiava o sexo em suas canções. Em alguns shows do cantor eram distribuídos convites de motel e em algumas apresentações havia uma banheira com uma mulher nua no palco. Outra marca registrada de Wando era morder uma maçã em seus shows para representar o início do pecado do sexo.

Milhões de Discos Vendidos

O cantor totalizou 28 trabalhos em sua carreira e até o momento em que contava já tinha vendido mais de dez milhões de discos. A contagem parou de fazer sentido quando a pirataria cresceu. Porém, quando questionado sobre o que pensava da pirataria o cantor declarou que até gostava já que ela o tornou ainda mais popular. Como ele fazia muitos shows não sentia tanto a perda financeira.

Brega?

A alcunha de cantor brega era algo que incomodava Wando porque ele entendia como uma discriminação. Algumas vezes ele afirmou que Chico Buarque e Caetano Veloso também deveriam ser chamados de brega então, pois eles gravaram algumas músicas em comum. Para ele a palavra brega era usada como uma forma de fazer com que seu trabalho fosse menor.

Canção Emoções

No ano de 1978, Wando, gravou a canção “Emoções” em que cantava sobre a relação de dois homens. Segundo ele a gravação foi feita porque ele tinha amigos que eram gays e ele queria falar sobre esse tipo de amor e paixão também mesmo nunca tendo vivido uma situação assim. O cantor ainda garantia que a fama de sedutor pertencia ao personagem que ele criou para cantar as canções sendo que ele não era desse jeito.

Família

Wando foi casado com Rose Marie com quem teve dois filhos chamados Gabriela e Wanderley Jr. Já separado o cantor iniciou um relacionamento com Renata Lana Costa e Souza, eles tiveram uma filha chamada Maria Sabrina.


Coleção de Calcinhas

Quando falamos sobre o cantor Wando não tem como não pensar em calcinhas, não é mesmo? O início dessa história das peças íntimas se deu em 1990 quando ele lançou o álbum “Tenda dos Prazeres”. Uma estratégia de marketing usada para a divulgação do trabalho foi distribuir peças íntimas nos shows do cantor e não demorou para que as fãs retribuíssem atirando calcinhas para o artista.

A inspiração para o uso de calcinhas na divulgação teria vindo de uma ideia que Wando teve em que entendia que uma calcinha de ponta-cabeça se tornava uma tenda. Como suas canções tinham caráter sensual-erótico a tenda seria uma tenda dos prazeres, de onde veio o nome do álbum. Para se ter uma ideia a coleção de Wando contava com mais de 17 mil calcinhas, número que o levou para o RankBrasil – recordes brasileiros.

A Morte de Wando

No dia 27 de fevereiro de 2012 o cantor foi internado no hospital BIOCOR em Minas Gerais devido a problemas cardiovasculares. Mesmo tendo sido submetido a uma angioplastia o artista não resistiu e faleceu no dia 08 de fevereiro de 2012 com apenas 66 anos de idade. No dia 05 de fevereiro Wando havia enviado um bilhete para seus fãs em que dizia: “Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. O enterro de Wando aconteceu em Belo Horizonte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.