O bem-aventurado Pedro Vigne (ou Pierre Vigne) nasceu no dia 20 de agosto de 1670 em Privas, na França. O local de nascimento de Pedro teve grande contribuição para a sua vocação religiosa. Privas era uma cidade pequenina da França que havia passado por grande sofrimento e perdas decorrentes dos enfrentamentos entre católicos e protestantes.
Esses embates ocorrerão algumas décadas antes do nascimento do bem-aventurado, no entanto, ainda se podia ver o reflexo de tais picuinhas no comportamento dos moradores locais. A comunidade de Privas era marcada por grande discriminação religiosa. Continue lendo e conheça mais sobre a história de Pedro Vigne.
Pedro Vigne Era Filho de Protestantes
Francisca e Pedro, pais do bem-aventurado, eram protestantes. O casal batizou os cinco filhos, incluindo Pedro, na igreja católica de Privas. A motivação para essa ação não era o ímpeto religioso – haja vista que eram protestantes – mas, sim o desejo de que seus filhos estivessem em segurança devido a forte discriminação do período. Pedro perdeu duas irmãs cedo em decorrência de causas naturais. Pedro e seus dois irmãos viveram com conforto.
A Formação Católica de Pedro Vigne
Até os dezesseis anos de idade, Pedro Vigne, recebeu educação em escolas católicas de elite. Contudo, após a formação passou a manifestar a vontade de se tornar pastor protestante de acordo com a fé familiar. Para que esse sonho pudesse ser concretizado Pedro planejou estudar na Suíça. Tudo corria conforme o planejado, no entanto, um acontecimento mudaria completamente o seu destino e tudo em que ele acreditava.
A Manifestação de Deus na Hóstia Consagrada
Pedro viajava a cavalo quando seu caminho foi cruzado por um padre católico que levava consigo a Santa Comunhão – Jesus Eucarístico – a um doente. Nesse momento Pedro foi surpreendido pelo comportamento do seu cavalo que refugou três vezes e se negou a seguir adiante. O animal indicava a Pedro que ele devia seguir o padre. Pedro compreendeu que aquela era uma mensagem, pois Jesus está presente na Hóstia Consagrada. A partir desse ocorrido a vida de Pedro se transformou por completo.
Pedro Vigne Seminarista e Padre
Após ter passado por essa experiência, Pedro Vigne, decidiu entrar para o seminário de São Sulpício de Viviers seguindo assim com a sua verdadeira vocação. Foi ordenado sacerdote em 1694 tendo recebido a nomeação de vigário Saint-Agrève.
No decorrer do tempo ele compreendeu que a sua vocação dentro da religiosidade era a de ser missionário entre o povo mais simples. Em 1770, Pedro Vigne, entrou para a Congregação dos Padres Lazaristas em Lyon. Os lazaristas lhe deram a formação necessária para realizar missões populares e viver junto aos pobres.
Pedro Vigne Missionário Entre os Pobres
Após algum tempo com os lazaristas, Pedro Vigne, já estava transmitindo a Palavra de Deus entre os mais pobres, uma parcela da população que vivia marginalizada e esquecida. Em 1706 deixou a Ordem dos Lazaristas para se tornar um missionário itinerante, função que identificava como sua verdadeira vocação. Para realizar esse trabalho o bem-aventurado desenvolveu seu próprio método pastoral. Conquistava a simpatia das pessoas por onde passava obtendo várias conversões.
Dedicação Total à Missão
A missão foi a grande razão de vida do padre Pedro Vigne, foram mais de três décadas viajando a pé ou num cavalo para levar a Palavra de Deus para aqueles que estavam esquecidos. O bem-aventurado foi um grande adorador de Jesus na Eucaristia, por onde passava ele fazia questão de celebrar a santa missa. Pedro Vigne tinha grande felicidade de expor o Santíssimo Sacramento e de ensinar ao povo sobre Jesus Cristo.
Pedro Vigne e a Via Sacra
As pregações de Padre Pedro Vigne sempre tinham um lugar especial para a Virgem Maria. Em 1712 ele decidiu morar em Boucieu le Roi, com o auxílio do povo ele construiu uma Via Sacra por lá com 39 estações em que eram abordados fatos marcantes da vida de Jesus Cristo. Esses eventos que constavam nessa Via Sacra contavam desde a Santa Ceia até o dia de Pentecostes.
Pedro Vigne: Realizador e Fundador
Padre Vigne foi o fundador da Congregação das Sacramentinas (cujo nome oficial é Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento). Ao longo da vida ele compreendeu cada vez a relevância e o poder de adorar à Eucaristia. Para as Sacramentinas, Padre Pedro Vigne, recomentou que além de profunda adoração a Jesus, elas também trabalhassem com caridade (atendendo aos mais pobres) e humildade (oração).
O padre percebeu também que havia necessidade de instrução e formação cristã para as crianças de Boucieu le Roi. Para atender a essa demanda ele fundou escolas além de um seminário para a formação de professoras.
Adorador Eucarístico
Quando o cavalo de Pedro Vigne refugou três vezes diante da Hóstia Consagrada ele se tornou adorador de Jesus Eucarístico. Anos depois, em 1724, ele ingressou na Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento, em Valença por causa desse acontecimento.
O Falecimento de Padre Pedro Vigne
Ao perceber que a congregação que havia fundado estava indo bem, o Padre Pedro Vigne, decidiu se dedicar a escrever livros a respeito de espiritualidade e regras para a vida dos religiosos. Também continuou a realizar viagens missionárias, numa dessas viagens ele se sentiu mais cansado do que o habitual. O mal-estar que lhe acometeu aos 70 anos de idade levou ao seu falecimento.
O Padre Pedro Vigne faleceu realizando a sua missão no dia 08 de julho de 1740. O corpo do bem-aventurado foi levado para a cidade em que ele escolheu viver, Boucieu le Roi. O sepultamento foi realizado na pequena igreja ao lado da sua casa. É importante dizer que a Congregação fundada pelo padre – Religiosas do Santíssimo Sacramento – conseguiu atravessar séculos superando as dificuldades.
Essa congregação está presente em vários países, até mesmo no Brasil. A beatificação de Padre Pedro Vigne ocorreu em 2004 pelo Papa João Paulo II. O padre dedicou toda a sua vida a sua imensa fé e desejo de fazer o bem para aqueles que estavam a margem da sociedade. Com uma trajetória tão bonita é sempre bom relembrar a história de Pedro Vigne.
Gostou de saber mais sobre o bem-aventurado Pedro Vigne? Curta e compartilhe em suas redes sociais!