Quais São as Cifras de Violão?

Você está aprendendo a tocar violão? É uma atividade edificante, mas que exige concentração, paciência e dedicação. Para conseguir dominar esse instrumento é necessário conhecer alguns tópicos relevantes como as cifras, por exemplo. Continue lendo para entender melhor esse conceito e se tornar um músico exímio.

Afinal, o Que São Cifras?

As cifras são letras correspondentes às notas musicais. Basicamente cada uma das notas como o dó, ré, mi e assim por diante possui uma letra correspondente. As letras utilizadas como cifras são: A B C D E F G. A sequência das notas começa pela Lá, ficando dessa forma:

A – Lá

B – Si

C – Dó

D – Ré

E – Mi

F – Fá

G – Sol

Cifras de Violão: O Que São? 

Com certeza você já viu em algum site ou mesmo em revistas de música as chamadas músicas cifradas. O que se chama de “cifras de violão” são as letras das canções com a indicação das notas (através das cifras) para que o leitor saiba como tocar a música. Trata-se de uma das formas mais utilizadas para fazer notação musical, um método fácil e prático. Pode ser usado tanto para as músicas com voz como para quem está começando no violão.

Acordes

Até aqui falamos sobre as notas musicais e sua correspondência com letras onde Lá é representado pela letra A, Si pela B, Dó pela C e assim sucessivamente. Contudo, mais do que indicar a letra quando se está representando os acordes (o que acontece nas músicas cifradas) é necessário definir se é um acorde maior, menos, diminuto entre outros.

Nesse texto falaremos somente de duas classificações: Acordes Maiores e Acordes Menores. Quando se trata de um acorde Maior a letra é apresentada pura, logo se você se deparar com a cifra E pode saber que ela indica Mi Maior. No caso de desejar a cifra do Mi menor é necessário usar um m minúsculo após a cifra ficando então Em. Confira os exemplos abaixo:

C – Dó Maior

Cm – Dó menor

D – Ré Maior

Dm – Ré menor

E – Mi Maior

Em – Mi menor

O músico segue a sequência de acordes na cifra ficando livre para adicionar o seu dedilhado ou batida e até fazer o arranjo da maneira que desejar. Normalmente, a cifra vem apenas com os acordes (harmonia), porém, também pode ser adicionada a batida, tablatura ou dedilhado para adicionar mais informação musical. Confira o exemplo de uma cifra a seguir:

    G                   D                   Em

Vamos fugir,   deste lugar,     vamos fugir

 

    C

Pra onde quer que você vá,

  D                        Em

Que você me carregue

O músico identifica o momento da cifra observando onde está marcado na letra com o  __  . Os acordes sempre vêm desenhados na música cifrada para indicar onde aparecem.

Linguagem

Essa é uma linguagem interpretativa que permite identificar conjuntos de acordes por meio de letras, símbolos e números. As letras de A B C D E F G representam o conjunto das notas fundamentais Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá e Sol. Essas notas podem ser alteradas em um semitom ascendente (sustenido) ou descendente (bemol), ficando assim:

A# e Ab. B# e Bb. C# e Cb. D# e Db. E# e Eb. F# e Fb. G# ou Gb.

Algumas cifras chegam a enarmonia que é quando um som ou acorde tem maneiras diferentes de ser representado ainda que se trate de um mesmo som ou conjunto de sons. Alguns exemplos são: A# enarmônico de Bb. e D# enarmônico de Eb. Para aprender a tocar violão é importante aprender a ler e entender a linguagem das cifras, afinal elas facilitam e muito na hora de tocar uma música ainda não conhecida. Com o passar do tempo e a prática você vai se acostumando com a ideia.

Números nas Cifras 

As cifras podem conter números além das letras que já foram apresentadas. Nesse caso os números representam alguns dos intervalos que fazem parte do acorde. Alguns exemplos para que seja mais fácil de visualizar o papel dos números.

Cm6 – Indica Dó menor com sexta;

A7 – Indica Lá maior com sétima (menor);

B7(13) – Indica Si maior com sétima (menor) e décima terceira;

F5 – Indica Fá com quinta (power chord).

Símbolos Gráficos nas Cifras

Além de letras e números as cifras podem ter símbolos gráficos. Entenda os símbolos abaixo:

# e b (Sustenido e Bemol)

Tem ação sobre o acorde ou então sobre algum intervalo, confira os exemplos abaixo para entender melhor:

C# – Indica Dó sustenido maior;

Bbm – Indica Si bemol menor;

F#m7 – Indica Fá sustenido menor com sétima (menor);

D7(#9) – Indica Ré maior com sétima (menor) e nona aumentada.

Violão de Nylon

Violão de Nylon

/ (Barra)

É utilizado quando o acorde está invertido, dessa forma se lê como “com baixo em”, confira os exemplos a seguir para entender melhor o exemplo.

Dm/A – Indica Ré menor com baixo em lá

G7/B – Indica Sol maior com sétima (menor) com baixo em si.

º (Bolinha Sobrescrita)

Significa acorde diminuto, confira os exemplos a seguir para entender melhor a sua aplicação.

Dº – Indica Ré diminuto;

Bbº – Indica Si bemol diminuto.

Acrescente Batidas

A batida, dedilhado ou tablatura pode ser adicionado a uma música cifrada para que ela passe então informação de quem está tocando. O desenho utilizado é feito para parecer o braço do violão de frente, lembra uma tabela. O músico deve colocar o seu dedo no local que está constando no desenho.

Nesse desenho aparecem bolinhas pretas que apontam quais são as cordas que devem ser tocadas com a mão direita, a mão que ataca as cordas. As bolinhas pretas do desenho indicam o acorde na cifra.

Cifras Simplificadas

Para quem está começando a tocar violão indicamos que procure versões simplificadas de cifras. Essas versões são pensadas para simplificar a harmonia deixando assim menos acordes e acordes mais fáceis de utilizar. A ideia dessas cifras simplificadas é que o músico identifique mais facilmente quais são as notas e acordes. No começo você pode ter alguma dificuldade com a linguagem das cifras, mas saiba que com o treino essa dificuldade vai embora.

Gostou de saber mais sobre cifras de violão? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.