Ditadura Militar

Ditadura militar ou ainda o regime militar é, na verdade, uma forma de governo em extinção no mundo, no qual o poder fica concentrado nas mãos dos militares.

A ditadura militar tal qual outras formas de governo pode ser mista, e também pode acontecer em vários graus, desde a domínio total até outras formas mais brandas.

Regime Militar

O Brasil já passou por um período de ditadura militar, com um regime bastante severo, contudo, esse regime está aos poucos de extinguindo e atualmente apenas 5 países em todo o mundo ainda estão sob uma ditadura militar.

Tipos de Ditadura

O regime ditadorial geralmente é interposto sobre outra forma de governo através de um golpe de estado, quando os militares, por algum motivo, se unem e resolvem assumir o comando do país, assumindo também todos os postos de comando ou deseignando pessoas de sua confiança para desempenharem essas funções.

A ditadura pode ser total ou ainda mista com algum outro tipo de poder, que pode ser exercido por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas, sempre militares.

Poder com uma Pessoa

Da África e do Oriente Médio vêm os exemplos de autocracia, onde o governo é centrado na figura de uma única pessoa, havendo o culto a imagem deste governante.

Objetivos da Ditadura

A ditadura em si, não é um mal a nenhuma nação, apesar de a democracia ser defendida como um direito de todos. Contudo, muitas vezes a ditadura é, na verdade, uma tentativa de salvar uma determinada nação de ameaças ideológicas ou outras que de alguma forma possa trazer graves consequências.

Salvar a nação do comunismo foi um argumento utilizado para a implantação da ditadura na América latina. No Oriente Médio, a implantação da ditadura teve como argumentos livrar o país de inimigos externos e porteriormente do fundamentalismo islâmico. Alguns regimes militares mantiveram o poder político do governo civil, enquanto o comando militar aos poucos vai restabelecendo a democracia.

Ditadura no Brasil

O Brasil viveu sob o regime militar no período de 1964 até 1985. A ditadura brasileira iniciou com o golpe militar que depos o presidente João Goulart enquanto o Marechal castelo Branco assumia. Neste período, o Brasil passou por muitos governantes, épocas de ditadura muito rígida em que os direitos humanos não eram considerados, e com uma censura radical até períodos mais amenos, onde o povo teve direitos importantes reconhecidos, além de passar por ouros golpes.

Ditadura Brasileira

Contudo, no período da ditadura, o Brasil passou por grandes transformações e desenvolvimento, entre os principais feitos nesse período temos a Pretrobrás, Embratel, Eletrobrás, Telebrás, as Usinas de Angra I, Angra II, INPS, Hidrelétrica de Itaipu, Hidrelétrica de Ilha Solteira, Zona Franca de Manaus, Ponte Rio-Niterói, Nuclebrás, Banco Central do Brasil, Polícia Federal e o Conselho Monetário Nacional. A volta ao regime republicano democrático foi gradual e se consolidou com a eleição do general Tancredo neves, em 1985, presidente eleito pelo povo, mas que morreu antes de assumir o Poder.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.