José Serra

Paulista da Moca, filho de imigrantes Italianos, José Serra a exemplo de muitos políticos brasileiros, deu inicio a sua carreira Política, no meio estudantil, quando aos l8 anos, cursava Engenharia na Universidade de São Paulo elegeu-se Presidente da União Estadual de Estudantes e da União Nacional de Estudantes, isto em l963, período em que a política brasileira estava em efervescência e os conflitos estudantis eram constantemente divulgados pelos Programas de TV. Com o golpe Militar de 64, Serra se exilou no Chile, onde fez o Curso de Economia. Em 74, nos EUA, fez o Mestrado em Ciências Econômicas. Em seu retorno ao país, tornou-se Professor da Universidade de Campinas e a partir de então a carreira política teve inicio na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.

Governador

Governador

Em 86 se elegeu Deputado Federal e se reelegeu em 90 alcançando a maior votação individual para a Câmara, onde conhecedor das Leis de Importância Política atuou preferencialmente na área econômica. Em 88, foi derrotado por Luiza Erundina na disputa Municipal pela Prefeitura, em turno único. Como Deputado Constituinte em 86, José Serra teve 60% de suas proposições aprovadas, entre elas, a Lei do Seguro Desemprego, tendo sido ainda, relator da Comissão que reformulou o Sistema Tributário. Em 94, José Serra elegeu-se Senador da República, mandato que não assumiu em vista do convite que recebeu para exercer o cargo de Ministro do Planejamento.

José Serra

José Serra

Nesse ínterim foi novamente candidato a Prefeitura de São Paulo, sendo desta vez, derrotado por Celso Pita, assumindo então, o Ministério da Saúde onde se destacou pelo combate a Aids, regulamentando e implementando os medicamentos genéricos. Como Político, José Serra nunca ficou a margem das disputas eleitorais, é homem que exerce O Poder da Educação política em todas as suas manifestações. Foi assim em 2002 quando enfrentou Lula nas eleições presidenciais. Derrotado, assumiu a Presidência do PSDB de cujo Partido foi um dos seus fundadores. Persistente, elegeu-se em 2004, prefeito de São Paulo, licenciando-se para concorrer ao Governo de São Paulo.

São Paulo

São Paulo

José Serra, em seu Governo pelo Estado de São Paulo, apesar de ter sido eleito em primeiro turno e com grande maioria de votos, foi muito criticado por sua política, que na visão de seus críticos, estaria inibindo o Meio Ambiente Poluído, tema muito relevante nos dias de hoje, pela qualidade de vida que oferece a população. O acidente do Metrô e os decretos polêmicos sobre universidades públicas, custaram-lhe muitas críticas e ameaças da oposição e estudantes que lutavam pela manutenção orçamentária da Universidade e pela revogação dos decretos que ameaçavam a autonomia desta. Seu Governo foi marcado por fortes investimentos na área pública e de produção. Na atualidade, como é do seu feitio, está novamente envolvido numa disputa eleitoral. Primeiramente visando à indicação de seu nome para disputar em 20l0 as eleições presidenciais, tendo como oponente dentro do partido, o Governador de Minas Geral, muito ligado ao PMDB, Aécio Neves, por seus laços de família, neto de Tancredo Neves, tem o apoio informal do PMDB. Veja também sobre a Crise Mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.