Como Ter Uma Boa Relação com o Enteado

Filhos Adolescentes

Um dos maiores desafios em promover um bom relacionamento, quando os pais se separam e se casam novamente, é a aceitação dos filhos, principalmente quando eles são adolescentes.

No caso do homem que arruma uma nova companheira, e mora com os eles,a madrasta deve ter muito cuidado para manter uma boa relação com os filhos do seu marido.

Facilidade com as Crianças

No caso das madrastas, cujos filhos do marido ainda são crianças, a convivência é bem mais fácil, pois elas são mais suscepetíveis aos conselhos e às mudanças na rotina doméstica.Já no caso dos adolescentes,pela fase em que se encontram de enfrentamento e questionamento, é bem mais difícil a aceitação.

Melhor Aceitação

A madrasta deve ter cuidado para não querer, sob hipótese alguma tentar preencher o lugar da mãe deles.Os especialistas orientam que a nova situação deve ser explicada com muito cuidado por ela, e o marido para os filhos dele, para que fique bem claro, que a separação do casal não foi por culpa dela.

Regras para Uma Boa Convivência

Uma dos primeiros passos para uma boa convivência entre a madrasta e seus enteados, é não forçar um amor por parte da criança ou do adolescente, tentando ser uma espécie de segunda mãe para eles a todo custo. Essa atitude pode, em vez de aproximá-los, criar neles uma barreira emocional que impeça a aproximação.

Não Forçar

Os profissionais especializados em relacionamentos humanos, orientam que o amor entre as pessoas é sempre construído e nunca imposto. A madrasta deve ficar no seu papel de mulher do pai das crianças, e tentar estabelecer uma convivência a mais harmoniosa possível com seus filhos.

Seu marido, nessa etapa pode ajudá-la atuando como um moderador para equilibrar as divergências que porventura hajam.

Sem Imposição de Regras

Para uma convivência harmoniosa entre madrasta e enteados,uma orientação básica é não tentar impor limites ou regras, para as crianças ou adolescentes. Isso não quer dizer que ela não possa tentar educá-los, mas deve ter consciência que deve haver um limite para essa educação, e se ela não conseguir fazer sozinha, deve contar com a ajuda do marido.

Ajudar na Educação

A madrasta deve estar consciente de que o papel de educador, pertence ao pai das crianças e, ela pode somente auxiliá-lo, desde que solicitada e aceita pelos filhos dele.

Além disso, ela deve ter em mente, que está entrando numa família, que já possuía hábitos e normas construídas, muito antes de sua chegada, e que portanto devem ser respeitadas, mesmo que ela não concorde com algumas delas.

Relação Sem Ciúmes

Um dos problemas que mais atrapalham o bom relacionamento, entre a madrasta e seu enteado é sem duvida o ciúme, que um pode ter do outro.

No caso mulher, ela deve sempre estimular o bom convívio entre o marido e os filhos, pois assim a relação de harmonia pode se expandir a todos da casa

Para se construir um relação saudável com os enteados, uma boa atitude é ficar ao lado deles, se eles estiverem passando por alguma situação difícil, tentando ajudá-los da melhor maneira, mas sem tentar impor normas, e tentar conviver com a nova família formada de maneira equilibrada,o que trará benefícios não só para os filhos, como também para o casal.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.