Mitologia Grega: O Rei Minos e o Minotauro

A história sobre o mito do Minotauro é mais complexa do que simplesmente seu encontro fatal com Teseu. Envolve principalmente o rei Minos e ainda algumas outras figuras importantes na mitologia grega.

Mitologia Grega: O Rei Minos e o Minotauro

Origens

O rei Minos de Creta ao ascender ao trono, sofria ameaças de seus irmãos que disputavam a posição e pediu um sinal ao deus Poseidon, que lhe enviasse do mar um touro branco para sacrifício como sinal de sua aprovação. E o deus enviou-lhe o touro, porém fascinado pela beleza do animal, Minos recusou-se a sacrificá-lo. Como punição, os deuses fizeram Pasífae, sua esposa, apaixonar-se pelo touro e com a ajuda do famoso artesão e arquiteto Dédalo, que criou uma vaca artificial para enganar o touro, a rainha uniu-se ao animal. Da união monstruosa nasceu uma criatura com cabeça de touro e corpo humano: o Minotauro. Originalmente batizado Astérion e nutrido por Pasífae em sua infância, tornou-se uma fera incontrolável ao crescer. Há muitas origens históricas também para o mito do Minotauro, entre elas a dos cultos religiosos em Creta, que era uma potência cultural na época. O touro estava ligado aos seus símbolos religiosos e diz-se que o principal sacerdote utilizava uma máscara com a forma da cabeça do animal, dando origem às lendas.

Dédalo e o Labirinto

O rei então ordenou a Dédalo, com a ajuda de seu filho Ícaro, que construísse um labirinto para conter o monstro, que também foi usado pelo rei para condenar prisioneiros à morte, para ser devorados pelo Minotauro. Porém Minos decidiu trancar também o arquiteto e seu filho em uma torre, para que não contassem a ninguém o segredo do labirinto e de quem era o Minotauro. Minos controlava as rotas marítimas, mas o engenhoso Dédalo sabia de uma saída: Construiu asas com penas de pássaros, costuradas e coladas com cera, para ele e seu filho. Instruiu seu filho Ícaro para que quando voassem para longe, se mantivesse voando baixo, longe do sol e lançaram-se à fuga. Porém em sua imprudência, Ícaro voou cada vez mais alto, e o sol derreteu a cera fazendo com que Ícaro caísse no mar e se afogasse. Entristecido, Dédalo ainda assim conseguiu escapar, e abrigou-se em terras distantes.

Mitos

Outras Histórias do Rei Minos

O rei Minos é uma figura importante na mitologia grega, tornando-se depois de sua morte um dos juízes dos mortos no submundo. Foi também responsável pela queda do rei Niso, durante sua batalha contra Atenas. O rei era famoso por ser invencível, porém seu poder tinha origem em seu cabelo. Minos seduziu sua filha Cila para que esta cortasse os cabelos do pai e com isso derrotou Niso de Mégara. Depois matou a filha traidora por seus atos contra o próprio pai. Antes de assumir seu papel no submundo, Minos estava à procura do fugitivo Dédalo e foi morto exatamente por este e seus protetores, enquanto buscava vingança.

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.