O Fantasma da Ópera

Romance Francês

Escrito por Gaston Leroux e publicado em formato de série entre 1909 e 1910, teve grande influência cultural dando origem a apresentações musicais e teatrais, filmes e outras obras, embora a história escrita em si tenha alcançado pouca popularidade durante o período de sua publicação. Seu título original em francês é Le Fantôme de l’Opéra.

Filme

Trama

A trama do livro inicia-se com a história de Christine Daaé, cujo pai, um músico conta a sua filha sobre a história de um anjo da música, que a visitaria um dia. Durante a infância ela também faz amizade com Raoul, que reencontraria posteriormente. Após a morte do pai, Christine Daaé consegue uma vaga no coral da Casa de Ópera de Paris, aonde ela tem contato com uma voz que fala com ela através das paredes.  Ela não sabe que este é Erik, um homem de grande genialidade, porém desfigurado, que durante a construção da Casa de Ópera criou uma rede de túneis para seu uso. Ele vive sob o título de “Fantasma da Ópera” e extorque os donos do teatro para conseguir as coisas que precisa. Christine crê que este seja o “anjo da música” e Erik concorda em ensinar a ela como cantar de maneira celestial e acaba se apaixonando por ela. Com a ajuda do fantasma, ela consegue um lugar em uma noite de gala aonde reencontra Raoul, seu amor de infância. Enciumado o fantasma a leva para o subterrâneo aonde ela descobre sua verdadeira identidade. Assustada ela decide fugir com Raoul, mas é descoberta e raptada pelo fantasma.

Trailer

Raoul, com ajuda da figura conhecida como “O persa” descem pelos túneis atrás do fantasma, mas são vencidos pelos estratagemas dele e capturados. Christine então promete se casar com Erik para que ele poupe a vida dos cativos e das pessoas na Casa de Ópera, que ele havia ameaçado, permitindo ainda ao captor que lhe dê um beijo na testa sem demonstrar medo ou repulsa. Tocado pela nobreza da jovem o fantasma liberta a todos, declarando seu amor por Daaé e pedindo apenas que enterre seu anel junto a ele quando morrer, o que de fato ocorre poucas semanas depois.

O Fantasma da Ópera

Outras Obras Além do Livro

O romance deixou influências culturais fortes dando origem a diversas outras obras e adaptações. Três das mais famosas são os filmes de 1925 e a versão de 2004 e o musical da Broadway de 1986. O fantasma da Ópera de 1925 foi um filme mudo em que o famoso “ator de mil faces” Lon Chaney fez o papel de Erik, com uma maquiagem tão revolucionária que causou pavor entre os expectadores do filme. A versão de 2004 trouxe o fantasma de volta à cultura pop, embora em uma versão mais romantizada e mais leve. O musical  é o que ficou mais tempo em cartaz na história da Broadway e um dos empreendimentos de entretenimento mais lucrativos até hoje. Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.