Os Celtas

Os celtas eram um grupo de indo-europeus que habitou grande parte da Europa central e ocidental durante o período de 1000 e 500 a.C. Apesar da cultura celta estar associada à Irlanda, Escócia e País de Gales, os antigos celtas cobriram uma área bem maior. Além desses locais outros grupos de celtas habitaram a Espanha, França (Gália), Hungria e Bulgária (Trácia). Apesar de ser considerados bárbaros pelos romanos, possuíram uma cultura única e sofisticada.

Iberos

Sociedade Celta

Os antigos celtas da Gália e Bretanha (de quem temos mais informações hoje em dia) se dividiam em várias tribos baseadas parcialmente em laços familiares. A estrutura social se dava através de uma mistura da classe social na tribo de origem e a posição dentro da religião celta. Havia reis eleitos para liderar as tribos e a sociedade se dividia em três grandes grupos: guerreiros formavam uma classe, a segunda era uma classe intelectual formada por bardos e druidas e por fim estavam todos os restantes. A sociedade girava em torno da guerra, embora entre eles mesmos ela fosse mais um esporte do que uma batalha até a morte. Saques e roubos de animais eram comuns, mas guerras reais eram raras. Os celtas provavelmente não tiveram cidades de grande porte, embora controlassem várias fortalezas e pequenas vilas em sua região. O comércio era primitivo e consistia basicamente de escambo, apesar de que nas regiões costeiras era um pouco mais desenvolvido.

Arabes

Religião e Cultura

Os celtas partilhavam uma religião comum que estava centrada em bosques sagrados, no papel dos druidas como sacerdotes e intelectuais e no uso de sacrifícios ocasionais (há indícios de que havia sacrifícios humanos). Os deuses celtas tinham nomes baseados em fenômenos da natureza e eram numerosos. Outras práticas entre os celtas eram a remoção dos pêlos corporais (ajudava a manter a higiene) e coletar as cabeças de inimigos derrotados como troféus. Apesar de a cultura celta ter desaparecido em muitas partes da Europa durante os anos de ocupação de estrangeiros, foi preservada na Irlanda e no oeste da Bretanha. Com o tempo o paganismo celta se fundiu ao cristianismo dando origem a novas e belas formas de arte e literatura. Apesar das muitas tentativas de destruir a cultura celta, ela sobrevive e na verdade goza de boa popularidade hoje em dia, passando por uma espécie de revitalização.

Os Celtas

História

O mais notável evento nos primórdios da cultura celta foi o saque à cidade de Roma em 390 a.C. sob o comando do rei Breno. Apesar de a vitória ter sido um triunfo militar e um grande ganho para os celtas, os romanos mostraram jamais esquecer o fato e com o passar dos anos as legiões de Roma conquistaram todo território celta que conseguiram alcançar.

Em torno de 192 a.C. os romanos subjugaram a última das tribos celtas na Itália e deram início à colonização do sul da Gália e da costa do mediterrâneo. Sob o comando de Júlio César, os romanos conquistaram toda a Gália e derrotaram uma grande revolta celta liderada por Vercingetorix, ocorrida entre 58 e 51 a.C. terminando definitivamente com a ameaça celta ao império. Sob o comando do imperador Claudius, os romanos conseguiram ainda invadir e ocupar a Bretanha celta. Os celtas ficaram sob domínio romano pelos próximos quatro séculos, até que as invasões germânicas do século quinto destruíram o império romano no ocidente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.