O Campeonato Brasileiro de 86 foi um dos mais confusos e longos da história. Uma série de questionamentos jurídicos feitas por Vasco, Joinville e Portuguesa acabaram fazendo com que a CBF ampliasse as vagas para o quadrangular final, das 32 previstas anteriormente para 36. A Taça Ouro era disputada por 44 equipes, enquanto havia um torneio paralelo que daria 4 vagas para a segunda fase. O aumento do número de vagas fez com que a competição durasse até 25 de fevereiro do ano seguinte.
À partir das oitavas de final foi adotado o sistema eliminatório. Nas semifinais o Guarani bateu o Atlético Mineiro, enquanto o São Paulo eliminou o América-RJ, ambos com placar agregado de 2×1.
A decisão do título foi equilibrada. A decisão foi nos pênaltis, sendo que o primeiro jogo no Morumbi terminou empatado em 1×1 e em Campinas o placar foi repetido no tempo normal. Na prorrogação saíram mais 2 gols para cada lado, sendo que o placar estava em 2×1 para o São Paulo até o último minuto do jogo, quando Careca empatou dando novo fôlego ao Guarani. Nas penalidades o Tricolor do Morumbi saiu com a vitória e sagrou-se campeão.