História De Nicolau Maquiavel

A História é uma riquíssima fonte de informações que nos ajudam a entender muita coisa de nossa sociedade atual. Isso não seria diferente com outros assuntos, como a vida de uma personalidade, tanto pela profissão que exerceu quanto pela sua contribuição com a história.

E Nicolau Maquiavel conseguiu cumprir tudo. Hoje ele é lembrado como o idealizador da ‘’ciência política. ’’ Podemos pensar que Maquiavel, então, era um grande pensador, que construiu suas ideias e fez com que fosse admirado por muitos.

Mas você conhece a história de Nicolau Maquiavel? Neste artigo, iremos tratar exatamente disso. Vamos lá?

História De Nicolau Maquiavel

História De Nicolau Maquiavel

Maquiavel

Nicolau Maquiavel nasceu em 3 de maio do ano de 1469 na cidade de Florença, Itália, e também morreu lá, no dia 21 de junho de 1527. Ele era poeta, diplomata, músico e também historiador.

Mas Nicolau Maquiavel ficou amplamente e historicamente conhecido por mostrar ao povo o que era o Estado e o Governo, a realidade sobre cada um deles, e não o que era padrão para ser escrito, ou seja, somente coisas aprovadas por eles. Suas primeiras críticas foram todas encaminhadas á Reginald Pole, um cardeal de origem inglesa. Mas o problema era que seus argumentos eram todos contraditórios, fato esse que levou seu nome a ser transformado em adjetivo: maquiavélico, que tem como significado astúcia, esperteza, maldade, enfim.

As informações a respeito da juventude de Maquiavel são muito escassas. O que se sabe é que Nicolau era filho de Bernardo e Bartolomea de’ Nelli. Sendo o filho número de quatro irmãos, a família de Maquiavel era pobre. Maquiavel começou a estudar o Latim com 7 anos de idade, mais tarde, passando para o ábaco e, por fim,  alguns ensinamentos da língua grega antiga. Nós podemos dizer que a qualificação educacional de Maquiavel foi bastante ruim e precária, e o fato de os recursos econômicos de sua família sempre estarem em falta é um dos fatores para explicar os maus ensinamentos dirigidos à Maquiavel.

Maquiavel

Maquiavel

A Entrada De Maquiavel Na Chancelaria

As causas para Maquiavel adentrar na chancelaria são desconhecidas, isso em 1498. Alguns autores supõem que Nicolau exerceu função de auxiliar na chancelaria (Em 1494 ou 1495). Mas essa suposição já foi descartada. Outros argumentam que Nicolau conheceu Marcelo Vigílio Adriani, um professor e que por coincidência era Secretário da Primeira Chancelaria.

As Primeiras Missões Como Um Diplomata

Logo depois de terminar os estudos, Nicolau Maquiavel ingressou nas chancelarias. Logo sua primeira missão foi designada: conseguir fazer com que um líder de uma milícia concordasse em continuar recebendo por soldos. Nessa mesma época, Florença queria a todo custo retomar o controle de Pisa, e, ao perceber que Nicolau cumpriu com perfeição a sua última tarefa, foi decidido que ele seria o responsável para conversar com Catarina Sforza, que era duquesa de Forlí e também de Ímola. A intenção deles era se aproximar da duquesa, tentando conseguir com sua ajuda com artilharia e também soldados para que conseguissem, enfim, colocar as mãos em Pisa.

Maquiavel se casou em 1501, com Marietta Corsini, onde teve com ela duas filhas e mais quatro filhos. Mas Maquiavel não teve tempo de curtir os filhos; logo precisou viajar por causa de algumas cidades francesas que já estavam a ponto de se organizar e rebelar-se contra o governo.

Maquiavel já manteve contato com César Bórgia, um perigoso líder miliciano.

Ele entrou na carreira política relativamente bem jovem, com 29 anos. Entretanto, logo foi dispensado do cargo de Secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença.

As Obras De Maquiavel

Maquiavel deixou várias obras enquanto esteve vivo. Veja algumas delas a seguir.

‘’O Príncipe’’

Escrito em 1513, Maquiavel escreveu o livro dizendo para os governos como governar da maneira correta, bem como manter o poder, não economizando em meios violentos para reprimir quem fosse contra. A unificação da Itália foi uma das fundações que inspiraram Maquiavel a escrever o livro.

‘’A Arte da Guerra’’ foi escrita por Nicolau entre os anos de 1517 até 1520. O livro aborda as maneiras de se manter no poder de um estado com o uso abusivo de forças militares. Ou seja, que o poder só é obtido e permanecido em mãos do governo se o estado for armado o suficiente. Este livro foi o menos lido e famoso das obras de Maquiavel.

Quais Eram Os Pensamentos De Nicolau Maquiavel?

Nicolau Maquiavel tinha um pensamento sistemático para várias coisas, como por exemplo:

História: Na verdade, a história descrita e narrada por Maquiavel em nada tem a ver com os fatos concretos. Geralmente, eram teses e ideias defendidas por ele, mas que eram introduzidos em fatos históricos para ganhar ênfase. Ele também tinha crença que a história se repetia, justificando a sua escrita direcionando um exemplo a todos, que agem sempre do mesmo modo, para procurar evitar cometer os mesmo erros passados.

Ética: Sobre a ética, Maquiavel tinha uma opinião totalmente contrária á da Igreja, que pregava que as ações do estado e governo deveriam ser intimamente ligadas a uma superior lei para que todas as almas do mundo pudessem se salvar.

Já Maquiavel raciocinava do seguinte modo: O governo tem liberdade para fazer o que quiser, pelo bem da população e para manter a estabilidade em sua nação. Só que aí residia uma questão: Com isso, o governo não estaria livre a cometer atrocidades com os cidadãos, bem como outros países?

A Natureza dos Seres Humanos: Segundo Maquiavel, a natureza do homem era má, sendo que o sucesso geralmente queria ser conquistado por eles sem demandar muito esforço ou trabalho. E ainda, que o bem somente era praticado por eles quando era importante para si próprio ou somente quando era obrigado a fazê-lo.

Algumas Frases Marcantes De Maquiavel

Confira algumas das frases mais conhecidas de Maquiavel.

“Na política, os aliados são os inimigos de amanhã.”

“O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado á ruína entre os inúmeros outros que não são bons.”

“Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem”.

Maquiavel morreu em junho de 1527, com 58 anos. Seus restos mortais estão localizados na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.