História da Moeda

As moedas ao longo do tempo, representam os valores da economia brasileira de cada sociedade e da sua cultura. A sua história está diretamente relacionada a história das cedulas da dinheiro desde o seu surgimento e das trocas de mercadorias, sendo o grande marco da passagem da economia realizada através da troca comercial, ou troca direta para a economia monetária, com a troca indireta. A história da moeda em sua forma primitiva surgiu em várias civilizações, com formas diferentes de representação de valor, no princípio as moedas eram conchas, o sal, a prata e o ouro. A palavra moeda vai aparecer quando aparecem os primeiros pedaços de metal cunhados pelos governos locais, e tinham a função de facilitar o comércio daquela época. No início as moedas valiam pelo que representavam, ou seja uma moeda de ouro valia o seu valor como metal, com a evolução da economia a moeda passa a ter valor representativo assegurado pelos governos.

Portuguesa

Portuguesa

Origem e evolução do dinheiro

A moeda hoje conhecida é resultante de um longo processo evolutivo, no qual a troca de mercadorias entre os homens era feita primariamente através do escambo, ou seja, a troca de uma mercadoria por outra, não existindo uma equivalencia de valor do dinheiro, ou seja, trocava-se um saco de batata por meia duzia de peixes, ou seja qualquer outras mercadorias, conforme a necesidade e disponibilidade das pessoas. Com o tempo o homem percebeu que havia a necessidade de estipular uma medida de troca, um valor comum entre os produtos a serem trocados. Foi o tempo da moeda-mercadoria. Como algumas mercadorias tinham maior procura e aceitação por todos elas acabaram sendo eleitas moedas-mercadorias, as principais moedas dessa espécie que se tem conhecimento foram o gado e o sal da terra, no Brasil o açucar, o tabaco, o cacau e o pau-brasil foram importantes moedas-mercadorias. Essa forma de moeda com o passar do tempo foi apresentando inconvenientes por serem perecíveis, por não serem fracionárias e especialmente porque não permitia o acumulo de riquezas.

Brasileira

Brasileira

Moeda de Metal

A descoberta do metal foi um grande marco na evolução do homem e também na história das moedas, com sua descoberta o homem passou a usá-lo como moeda de troca, no inicio em estado natural, depois em barras, em forma de objetos que necessitavam a verificação do seu peso e grau de pureza, com o tempo foram se aprimorando e ganharam forma e peso pré-definidos, tendo seu valor e o responsável pela emissão cunhados em seu corpo, agilizando e dando um grande impulso a economia daquela época, e assim nasceram no século VII a.C. as moedas, com as características das moedas de colecionadores que conhecemos hoje.

História da Moeda

História da Moeda

As moedas antigas contam muito da história de seus povos, através delas são observados importantes aspectos economicos, politicos, culturais e economicos da sua época, através delas conhecemos a efigie das personalidades daque período, enfim as moedas antigas são um fascinante conteúdo de estudo para colecionadores e historiadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.