Ditadores Mais Cruéis da História

O homem pode ser extremamente cruel com os seus semelhantes em especial quando se está em jogo o poder de comandar uma nação. Um dos exemplos mais terríveis de crueldade que a humanidade presenciou foi o Holocausto comandado por Adolf Hitler (1933-1945) em que pelo menos 6 milhões de judeus foram mortos pelos nazistas.

A ditadura de Hitler vitimou além dos judeus, testemunhas de Jeová, ciganos, deficientes físicos entre outros que fossem vistos como inferiores ou prejudiciais para o regime político. Entretanto, não foi somente na Alemanha nazista que houve grandes massacres, na URSS comandada por Josef Stalin, por exemplo, mais de 20 milhões de pessoas morreram presas nos temidos gulags (prisões de trabalho forçado na Sibéria).

Conheça os ditadores mais cruéis da história, existem outros nomes iguais ou piores que Hitler e Stálin. Muitos homens se perdem quando finalmente chegam ao poder e decidem que não existem mais limites para as suas ações.

Adolf Hitler – Ditador Nazista

Adolf Hitler entrou para a história como um dos homens mais terríveis que já existiu, ele era líder do Partido Nacional de Socialista de Trabalhadores Alemães e acabou se tornando chanceler e depois ditador na Alemanha. O nazismo empregado por Hitler entendia que algumas pessoas eram indesejadas para formar a sociedade ariana perfeita que ele almejava.

Grupos de judeus, negros, homossexuais, poloneses, ciganos, testemunhas de Jeová, eslavos entre outros foram perseguidos e em grande parte mortos. Essa perseguição ficou conhecida como Holocausto. As pessoas eram presas em campos de concentração e acabavam sendo mortos.

Para se ter uma ideia o ditador escapou de 42 atentados, mas acabou não suportando a pressão de estar perdendo a Segunda Guerra Mundial e cometeu suicídio em 1945 no seu quartel-general.

Josef Stálin – Ditador na União Soviética

O ditador Josef Stalin foi um dos ditadores da União Soviética e se destacou por ter conseguido fazer frente a Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. A URSS se tornou a maior potência mundial. Stálin ajudou Lenin a organizar a Revolução Russa e sempre teve um perfil repressor, ele foi o responsável por cerca de 4 milhões de mortes. Os historiadores associam a Stálin as mortes que ocorreram nas guerras de que a URSS participou de forma que se somam mais de 250 milhões.

Chiang Kai-shek – Ditador na China

O ditador Chiang Kai-shek foi o líder do governo nacionalista na China, seu governo durou de 1928 a 1949. Como chefe de estado ele se mostrou cruel ordenando o massacre de milhares de pessoas que eram militantes comunistas. Aliás, o ditador começou uma guerra cível contra os militantes comunistas que acabou no ano de 1949 quando os seus inimigos venceram e Mao Tse Tung tomou o poder.

Mao Tse Tung – Ditador na China

Além de líder do Partido Comunista da China, Mao Tse Tung, também foi presidente do país e em seu governo instaurou um verdadeiro governo de terror. Durante a sua gestão muitos inimigos, contra-revolucionários e proprietário rurais foram mortos. Mao ainda executou milhares de ex-companheiros militares que segundo ele eram responsáveis pela desorganização da economia. Acredita-se que as mortes causadas por esse ditador somam mais de 1 milhão e meio de pessoas.

Pol Pot – Ditador do Camboja

O ditador que ficou conhecido por seu codinome Pol Pot foi o líder de um governo comunista radical no Camboja. Uma das maiores atrocidades cometidas por esse ditador foi a retirada em massa da população do Camboja, nesse processo muitas pessoas morreram sem contar que se instaurou um verdadeiro caos econômico que resultou em outros milhares de pessoas morrendo de fome e de doenças.

Vlad Tepes – Príncipe da Valáquia

Príncipe da Valáquia por três vezes, Vlad Tepes, ficou conhecido por defender o seu povo de todas as ameaças, mas também ficou bem conhecido pela sua crueldade com os inimigos e até mesmo com seus próprios súditos. Pelo fato de mandar empalar a família toda dos seus desagrados, Vlad Tepes, ficou conhecido como o Empalador.

Genghis Khan – Imperador Mongol

Genghis Khan foi um governante Mongol que também era guerreiro, ele construiu um império próprio na Ásia. Para que pudesse ter esse império o guerreiro precisou exterminar e subjugar as tribos vizinhas bem como destruir tudo o que ficava em seu caminho. Dentre uma das consequências da sua sede de poder foi o caos econômico que se instalou. Uma das características mais cruéis de Genghis Khan era causar terror psicológico em suas vítimas e por fim dizimar populações inteiras.

Kublai Khan – Ditador Mongol na China

Kublai Khan é a prova de que a crueldade também pode ser hereditária, o neto de Genghis Khan atacou a China e se proclamou o primeiro imperador da dinastia mongol a governar o país. Na luta para conquistar a China o ditador e seus soldados realizaram grande atrocidades como matar pessoas em massa, estupros coletivos e castração de prisioneiros.

Hideki Tojo – Militar Japonês

Apesar de não ter sido um ditador, Hideki Tojo, foi um homem conhecido por sua crueldade devido a sua posição de comando. Durante parte da Segunda Guerra Mundial ele foi um importante militar do Japão. No ano de 1936 ele foi responsável por um motim em Tóquio e depois se tornou comandante do exército do Japão, esse exército cometeu várias atrocidades sob o seu comando como massacres de populações locais.

Osama Bin Laden – Líder Fundador do Grupo Terrorista Al Qaeda

Nos tempos atuais a grande preocupação da humanidade passou a ser um ataque terrorista e podemos dizer que essa questão ganhou mais força com as guerras travadas entre a Al Qaeda, de Osama Bin Laden, e os Estados Unidos. Para atingir o seu inimigo ocidental o terrorista engendrou e realizou o pior ataque da história, no dia 11 de setembro de 2001.

O ataque consistiu no seqüestro de dois aviões americanos que se chocaram contra as famosas Torres Gêmeas. Nesse ataque morreram mais de 3000 mil pessoas e fez de Bin Laden um dos homens mais cruéis da história. Durante muitos anos ele foi um dos mais procurados até que no dia 1° de maio de 2011 ele foi encontrado e morto pelo exército norte-americano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.