A História Do Papai Noel: Origem Do Bom Velhinho

Os estudiosos afirmam que a imagem do bom velhinho foi uma inspiração de um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo Nicolau era um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas mais pobres, o bispo deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. O bispo foi transformado em um santo (São Nicolau) após muitas pessoas alegarem atribuídos a ele. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado por uma roupa da cor marrom ou verde escura que representa o inverno.

Em 1886, Thomas Nast, um cartunista alemão, criou uma nova imagem para o Papai Noel, a roupa nas cores vermelha e branca, com um cinto preto, apresentada na revista Haper’s Weeklys, criada por Nast neste mesmo ano. A associação de imagens de São Nicolau foi acontecida na Alemanha e espalhou-se por todo o mundo por pouco tempo. Nos EUA ganhou o nome de Santa Claus, em Portugal de Pai Natal e no Brasil de Papai Noel.

A História Do Papai Noel: Origem Do Bom Velhinho

A História Do Papai Noel: Origem Do Bom Velhinho

Em 1931, em uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com a mesma roupa criada por Nast, que também eram as cores do refrigerante Coca-Cola. A campanha fez um enorme sucesso, e com isso ajudou a espalhar a nova imagem do Papai Noel por todo o mundo. A imagem do Papai Noel está presente na vida de todos, principalmente das crianças durante as festas natalinas. O bom velhinho de roupa vermelha e barba branca, que trás presentes para as crianças que foram comportadas e obedientes durante todo o ano.

Ele mora no Pólo Norte e com o seu trenó, que é puxado por renas, traz muita alegria para todas as famílias durante as festas natalinas. Como é dito: Natal sem Papai Noel não é a mesma coisa. O Papai Noel é um personagem criado no século IV, por Nicolau Taumaturgo que, em sigilo, colocava um saco com moedas de ouro na chaminé das casas dos que estavam precisando de ajuda na época do natal. Tornou-se santo e símbolo natalino, partiu da Alemanha, onde vivia, até se tornar conhecido por todo o mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=wWSMko6le6o

Lenda Do Papai Noel

Diz a lenda que Papai Noel é um bom velhinho de barba branca e comprida e vestimenta vermelha que mora no Polo Norte. Papai Noel juntamente com seus assistentes, os duendes, fabricam presentes para oferecer às crianças que se comportaram e obedeceram aos pais durante o ano. Os duendes, além de fabricarem presentes, trabalham também perto de nossas casas conhecendo o comportamento de cada criança e sua obediência com seus pais e para isso percorrem todo o mundo. Ao passar pelas casas, recolhem as cartinhas feitas pelas crianças e as levam até o Papai Noel.

De acordo com o comportamento visto pelo duende é que o Papai Noel concede ou não o presente pedido pela criança em sua cartinha. Quando o pedido é concedido os duendes fabricam o presente e o Papai Noel pessoalmente se dirige até a casa de cada criança em seu trenó, puxado pelas renas, e desce pela chaminé ou entra pela janela, assim deixa o presente debaixo da árvore de natal. Na noite de natal o presente será encontrado na árvore com o nome de cada criança. Seu nome varia de acordo com o país, podendo ser chamado de Santa Claus, Father Christmas, Nikolaus, Julemanden, Babouschka, Pai Natal, Perè Noel, Babbo Natale, Joulupukki, Sinterklaas.

http://www.youtube.com/watch?v=1W2Zmz6imlY

O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de mangas brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.

Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio das mídias ou meios publicitária (os), como músicas, filmes e propagandas. Como dizem a lenda, o Papai Noel mora no Extremo Norte, onde há neve eterna. Na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia, já na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte.

Ajudantes Do Velhinho

O Papai Noel vive com a sua esposa Mamãe Noel, os incontáveis elfos mágicos e 8 ou 9 renas voadores. Outra lenda, também diz que ele faz uma grande lista de crianças de todo o mundo, e as classificas de acordo com o seu comportamento durante o ano, e entrega os presentes a todas crianças que se comportaram bem, e entrega carvão para as crianças que não se comportaram bem. Os elfos ajudam o Papai Noel, fazendo brinquedos na oficina, e as renas puxam o seu ter nó.

Ajudantes Do Velhinho

Ajudantes Do Velhinho

O personagem foi inspirado no São Nicolau, que costumava ajudar anonimamente, quem tinha dificuldade financeira. Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensinem crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência.

Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais. Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.