A História da Microsoft

Para quem vive as mudanças repentinas do século XXI, lá vai esta pergunta: O que seria hoje do mundo sem os computadores? Certamente, a resposta será um grande ‘colapso’ nas atividades econômicas, sociais, enfim. Tudo aquilo que envolve o planeta. Hoje, os computadores estão em uma fase de evolução. O motivo? Simples. Eles estão se adequando ao padrão minimalista, ou seja, estão diminuindo de tamanho, e ao mesmo tempo aumentando a capacidade de processar e armazenar arquivos. Entretanto, para que o computador execute, de fato, suas tarefas, é necessário que o mesmo possua um SO, que é sistema operacional. Quando se fala em SO, muita gente já se lembra do Windows, da gigante de tecnologia Microsoft, fundada pelo americano Bill Gates. O Windows está presente na maioria dos computadores, portanto bastante difundido no mundo inteiro. Apesar de haver outros concorrentes, como o Mac OS, da Apple, e o Linux, o Windows ainda predomina na maioria dos equipamentos de mesa (Desktop e Notebook). Ultimamente, a Microsoft implantou o Windows Phone, um SO para smartphones e tablets para bater de frente com o imponente Android (do Google) e também com o iOS (Que equipa os smartphones da Apple). Entretanto, ainda não é um sucesso comercial. Neste artigo, vamos expor a você um pouco mais da história dessa grande empresa, onde a sua influência tem um âmbito global. Vamos lá?

http://www.youtube.com/watch?v=GlvFUSpVJKg

Introdução Sobre a Companhia

A Microsoft, como já dito antes e a maioria das pessoas sabem, foi fundada por Bill Gates e também por Paul Allen. Atualmente, é a maior empresa de software do planeta. A Microsoft teve início, oficialmente, no dia 4 de abril do ano de 1975, há 38 anos. Além do famoso sistema operacional Windows, seu carro chefe, a empresa também é detentora da marca Xbox, que nomeia console de videogames da companhia. O Xbox 360, por exemplo, tem como concorrentes o PS3, da rival japonesa Sony e também o Wii, console revolucionário da Nintendo, também de procedência japonesa.

Introdução Sobre a Companhia

Introdução Sobre a Companhia

Os Primeiros Anos da Micro-soft

Não espante, a grafia do nome da empresa era exatamente assim nos primeiros anos. A Micro-soft começou com trabalhos primários. Logo depois de sua fundação, a Microsoft desenvolveu uma variante do BASIC, um interpretador, exclusivamente para o Altair 8800, computador doméstico produzido pela MITS. Em 1980, uma grande chance para a companhia surgiu. A IBM, que era um gigante no quesito de computadores pessoais, solicita que a empresa desenvolva um SO para seu próximo lançamento. O problema é que a empresa não possuía o sistema em seu estoque. Por isso, fechou um contrato não exclusivo com a IBM e recorre a uma empresa, também de software, a Seattle Computers para poder adquirir o seu sistema. Logo mais, em 1982, a Micro-soft começou uma parceria com a maçã platinada de Steve Jobs, produzindo aplicativos para o recém-lançado Macintosh. Somente no seguinte ano, em 1983, é que realmente a Micro-soft começa a entrar de pé direito para marcar o mundo da tecnologia. Nesse ano, anuncia o Microsoft Word, um programa de escrita de textos e inclusão de outras ferramentas para documentos, e o mais importante, o Microsoft Windows. Dois anos depois a IBM e a Microsoft (Agora vamos escrever o nome da companhia junto), selaram um acordo onde previa a criação de um SO totalmente novo. E já no mesmo ano, 1985, o Windows 1.0 é lançado, custando o equivalente a 99 dólares na época. Mais tarde, em 1987, a empresa de Bill Gates adquire o Power Point, um sistema bastante utilizado hoje, que é voltado para apresentações, como trabalhos escolares, por exemplo, e no mesmo ano lança o Excel, uma espécie de planilha eletrônica.

Depois do Windows 2.0, 3.0, Vem aí o 95

Apesar dos primeiros SO Windows serem importantes, pois a partir deles a Microsoft aprimorou o seu trabalho, foi com o Windows 95 que, realmente, ela despontou para o mercado mundial. Lançado em 1995, o Windows 95 deu uma cara nova ao mundo dos sistemas operacionais. Apesar de revolucionário, o SO tinha alguns pequenos defeitos, que foram corrigidos ao passar do tempo. E, depois disso, a Microsoft lançou vários outros SO, como o Windows 98, Windows 2000, Windows Vista, etc.

O Windows 7 e 8

Depois de lançar os outros SO, a Microsoft lança, em 2009, o Windows 7,   que atualmente é a versão do Windows mais utilizada no mundo inteiro. Ela é a sucessora do Windows Vista, que não foi bem aceito pelo público que possui um computador em casa. O Windows 7 tem um desenho mais simples, onde as funcionalidades do SO são bem fáceis de serem achados. Apesar de não ser um grande lançamento da Microsoft, o Windows 7 conquistou muita gente, pelo simples fato de ser mais eficiente do que o antecessor. A sua criação também foi motivada para que a maioria dos programas, jogos e outros softwares fossem compatíveis com o sistema. Três anos mais tarde o Windows 8 é lançado, com uma interface totalmente nova e diferente do que os usuários estavam acostumados. Entretanto, o Windows 8 ainda não conquistou o público, preferindo eles o Windows 7 a fazer o update para o novo sistema.

Microsoft Versus Maçã Prateada

Todo mundo que é ligado no mundo da tecnologia sabe da rivalidade que acomete a Microsoft com a Apple, e isso vem de longe. Bill Gates e Steve Jobs sempre trocaram farpas entre si. Jobs acusava Gates de que ele copiou ideias do sistema operacional do Macintosh para poder criar o Windows. Bill dizia que o mentor do iPhone tinha ‘inveja’ do sucesso que o Windows alçou no mundo.

Microsoft Versus Maçã Prateada

Microsoft Versus Maçã Prateada

Mas a Apple e a Microsoft já trabalharam em parceria. Exemplo disso é um investimento da Microsoft na companhia da maçã, um valor de mais de 150 milhões de dólares, em 1997. Depois que Steve Jobs veio a morrer, em outubro de 2011, por complicações causadas por um câncer, Bill Gates disse que ele era um grande visionário, e não poupou elogios ao amigo-concorrente. Podemos concluir que a Microsoft, de fato, revolucionou o jeito de usar um computador, já que, com o seu sistema, foi possível explorar e aproveitar muito mais desse equipamento indispensável.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.