A área da engenharia mecânica é um dos segmentos da engenharia que se relaciona com desenvolvimento, o projeto, a construção e a manutenção de máquinas e equipamentos dos mais variados tipos e segmentos.
O engenheiro mecânico é um dos profissionais cotados como os mais procurados pelo mercado de trabalho, tendo em vista o crescimento do setor industrial e comercial, aliado a modernização e automação de linhas de produção, o que abre um campo enorme para estes profissionais. Aliás, o mercado vem enfrentando dificuldades de absorção de mão de obra qualificada.
O curso de engenharia mecânica tem duração média de cinco anos e engloba disciplinas como física e matemática, termodinâmica, resistência de materiais, processos de transformação e sistemas mecânicos. Uma das mais renomadas instituições de ensino neste segmento é a FEM, a Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, localizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo, cujo principal foco é formar profissionais nos diversos ramos da Engenharia Mecânica, além de formar doutores nas áreas de Engenharia de Petróleo e Planejamento Energético