por Carlos Alberto Bachtold
Nem todas as pessoas têm oportunidade ou mesmo tempo de estar numa sala de aula durante pelo menos quatro horas, cinco dias por semana. Ainda assim, podem, através do ensino à distancia, concluir seus estudos e se especializar em alguma área da educação ou profissão.

Educação a Distância
Certamente que a EAD possibilita uma aprendizagem com qualidade, pois esta, nos dias atuais, e com a gama de meios de informação disponíveis, está mais ligada ao cursista, do que propriamente à instituição de EAD.
Para essas pessoas, é importante saber as características e vantagens desta modalidade de ensino. São elas:
• Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas. Por não necessitar da presença física dos profissionais da educação no local do curso, a Educação à Distância pode receber de lugares remotos os conteúdos a serem ministrados nos cursos que oferece.

Oportunidade de Aprimoramento
• Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, para garantir uma seqüência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno. Pelo fato de não estar limitada a uma sala de aula onde os alunos de determinado curso têm que aprender o mesmo conteúdo da mesma forma, a educação à distância pode dispensar a cada aluno uma atenção especial, adequada ao seu próprio ritmo ou compreensão, de modo que diversos alunos, num mesmo curso, podem aprender de formas diferentes simultaneamente.
• Promove a formação de habilidades para o trabalho independente e para um esforço auto-responsável. Em virtude do ritmo de estudos da educação à distância, o aluno adquire disciplina própria, que é necessária neste tipo de aprendizado, uma vez que não está preso a horários e nem a locais pré-determinados para o desenvolvimento dos estudos e atividades, que, entretanto, precisam ser feitos. Isto o capacita a uma disciplina própria, que também pode ser aplicada caso escolha um trabalho autônomo, onde não dependerá de um local específico nem horário específico para seu desempenho, que, no entanto, precisa ser eficaz para sua sobrevivência.

Regras do EAD
• Formaliza vias de comunicação bidirecionais e freqüentes relações de mediação dinâmica e inovadora. O professor passa de um status de “provedor de conteúdo” para o de facilitador da aprendizagem. Em outras palavras, na educação à distância, o processo de ensino-aprendizagem é uma via de mão dupla, pois diferentemente que numa sala de aula e num curso convencionais, o professor deixa de ser um mero transmissor de conteúdo, e o aluno de simples receptor, para que ambos se tornem compartilhadores de um mesmo processo de aprendizagem. O facilitador aprenderá com as limitações e experiências pessoais do aluno novas formas de induzir e conduzir o aprendizado, e o aluno aprenderá com o facilitador formas diferentes de construir seu conhecimento, segundo sua própria idiossincrasia.
• Garante a permanência do aluno em seu meio cultural e natural com o que se evitam os êxodos que incidem no desenvolvimento regional. Na educação à distância o aluno não precisa se afastar do meio de sua comunidade ou família para desenvolver seus estudos, pois em lugar de ele ir até a educação, a educação vai até ele. Isto o mantém dentro de sua comunidade enriquecendo-o e à comunidade, que estará recebendo, através do estudante à distância, os benefícios de seu avanço educacional.