Qual a Profundidade Máxima Que o Ser Humano Suporta?

Qual a Profundidade Máxima Que o Ser Humano Suporta?

Quer saber qual a profundidade máxima que uma pessoa suporta? Então, não deixe de conferir esse artigo, com todo o nosso estudo sobre o assunto.

Você tem curiosidade sobre alguns limites que o corpo humano suporta? Quem não tem, não é mesmo? Uma das coisas que mais deixa as pessoas curiosas é sobre qual a profundidade máxima que o ser humano suporta, e iremos abordar um pouco desse assunto nesse artigo.

Explorar os mares e oceanos, vai muito além de alguns momentos em filmes de ficção científica. Muitas pessoas têm o desejo de explorar um pouco mais sobre o mundo que existe embaixo d’água. Porém, o problema é que não possuímos adaptações de respirações compatíveis para isso.

A Pressão e o Mergulho – Qual a Relação?

Mergulhador

Mergulhador

Para a realização do mergulho autônomo, é necessário o auxílio de cilindros de ar, tendo em vista que o nosso sistema respiratório se utiliza do gás oxigênio para a manutenção da nossa respiração, e esse gás não é encontrado nos mares e oceanos.

Nesse caso, aqueles que desejam mergulhar em áreas mais profundas, encontram um grande obstáculo pela frente: a pressão. A nível do mar, falamos de uma pressão de 1 atm.

No entanto, ao realizar um mergulho, a cada 10 metros de profundidade, a pressão atmosférica com relação ao mergulhador aumenta cerca de 10 metros. De forma simples, vamos então exemplificar para você a seguir.

Imagine que um mergulhador realiza um mergulho em uma área de 30 metros de profundidade, a pressão sobre o corpo do mergulhador será de 4 atm. A Lei de Boyle é outro fator científico que deve ser levado em consideração no processo de um mergulho profundo.

Lei de Boyle

Segundo a Lei de Boyle, quanto maior a pressão, menor o volume do gás. Sendo assim, se um objeto que se encontra no nível do mar, e possui cerca de 10 metros de profundidade, o valor do volume desse litro cairá para ½ litro, curioso, não é mesmo?

Por exigir esse conhecimento tanto teórico quanto prático, é que os mergulhadores que tentam ir até uma determinada profundida, necessitam realizar todo um curso, para que dessa forma, seja minimizado e contornados alguns problemas durante esse percurso.

No entanto, se você deseja realizar mergulho recreacional, não precisa ter medo ou se preocupar, pois é uma atividade que além de ser muito prazerosa, é bastante segura, se for executada da maneira correta. Vale a pena você fazer uma tentativa.

Qual a Profundidade Máxima Que o Ser Humano Suporta?

Para ter essa média de profundidade, iremos levar em conta os dados existentes sobre mergulho comercial, que é aquele que algumas pessoas precisam chegar a atingir altas profundidades por causa dos seus empregos.

Um exemplo de mergulho comercial, são os que são feitos por pessoas que trabalham no processo de instalação e fixação das plataformas de petróleo. Ou em alguns casos, grandes pontes, essas pessoas acabam precisando ficar expostas a grandes profundidades.

Para aqueles que trabalham dessa forma, com mergulho profissional, a profundidade máxima registrada é de 300 metros de profundidade. É importante deixar claro que essa profundidade alcançada é grande, pois eles não são mergulhadores comuns.

Aqueles que conseguem essa proeza sentem como se estivessem carregando um peso médio de 45 toneladas sobre as suas costas. Para aguentar esse peso, todos os profissionais necessitam passar por treinos que são equipados e, assim, simulam e preparam os mergulhadores para a realidade.

E Qual o Recorde Alcançado Por Mergulhadores?

O mundo do mergulho também possui grandes nomes que fazem parte dos recordes, pois quem não tem vontade de quebrar um recorde mundial, não é mesmo? Vendo por essa perspectiva, temos um recorde para o mergulho com maior profundidade.

Até o presente momento, foi possível analisar que o recorde mundial de mergulho mais profundo pertence a um mergulhador egípcio, chamado Ahmed Gamal Gabr.

Ahmed alcançou a incrível marca de 332,35 metros de profundidade e alto mar, e não pense que esse mergulho foi rápido não. Para a realização da descida completa, ele levou cerca de 15 minutos. E, para que pudesse retornar à superfície, ele precisou de 13 minutos.

Para conseguir isso, o mergulhador passou um longo período de treinamento intensivo, e de adaptações em sua rotina e alimentação. Tudo isso para ajudar em seu condicionamento físico e técnico.

Só para não deixarmos de registrar, Ahmed tirou o título do português Nuno Gomes que, até então, era o recordista, tendo conseguido, em um mergulho, atingir a marca de 318,25 metros de profundidade.

Qual o Recorde Para Mergulho Recreacional?

Para aqueles que completam o curso de mergulho, eles recebem uma credencial, afirmando que o aluno em questão se encontra apto para realizar mergulhos de até 18 metros de profundidade.

Apesar desse limite padrão que é estabelecido, é importante que cada mergulhador tenha a completa noção dos seus próprios limites e os respeite, para que assim não haja nenhum problema na execução dessa modalidade de mergulho. Apesar de que o limite máximo estabelecido pelo PADI é de 40 metros.

No entanto, para que o mergulhador venha a tentar mergulhar até essa profundidade, ele deverá ter muita experiência e tempo de treino, bem como a realização de alguns cursos específicos.

O Que é a PADI?

A PADI, ou Professional Association of Diving Instructors que, ao traduzir em nosso idioma, significa Associação Profissional de Instrutores de Mergulho, é a certificadora de mergulhos líder nesse mercado, tendo o seu selo aceito em 186 países. Portanto, ela é a mais comumente escolhida pelos viajantes.

A PADI foi criada em 1966, nos Estados Unidos e, de lá para cá, já formou um pouco mais de 23 milhões de mergulhadores espalhados por todo o mundo. E há uma estimativa que mais de 70% dos mergulhadores recreacionais que existem no mundo, possuem o certificado da PADI.

No ano de 2017, a PADI foi vendida para um grupo seleto de investidores, chamado Mandarinfish, por cerca de 700 milhões de dólares. Por esse valor de mercado, não é difícil de entender por que é a associação de referência para mergulhadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.