Filhotes de Hipopótamo

Visão Geral – Hipopótamos

Os hipopótamos, também conhecidos como hipopótamos comuns ou hipopótamos do Nilo, de nome científico Hippopotamus amphibius, são animais mamíferos e herbívoros, ou seja, eles mamam quando são filhotes e quando amadurecem se alimentam majoritariamente de matéria vegetal, como folhagens, por exemplo.

Eles são animais de grande porte e se encontram principalmente na África Subsariana e são uma das duas únicas espécies de animais da família hippopotamidae que ainda não foram extintas (sendo a segunda os hipopótamos pigmeus, de nome científico Choeropsis liberiensis ou Hexaprotodon liberiensis). Seu nome é originário do grego antigo, e significa algo próximo a “cavalo do rio”.

Ainda que os hipopótamos tenham bastante semelhanças físicas com animais como porcos, ou outros animais ungulados artiodátilos, que são aqueles animais mamíferos que possuem cascos e um par de dedos, os parentes vivos mais próximos desses animais são os cetáceos, uma subordem que engloba animais como baleias e golfinhos, mas eles se divergiram há aproximadamente cinquenta e cinco milhões de anos.

Os hipopótamos comuns podem ser reconhecidos pelo seu torso que possui uma forma de barril, por sua boca com uma alta capacidade de abertura que também revelam grandíssimas presas caninas, além de possuírem também um corpo praticamente sem pelos, patas com formato de coluna e a característica mais marcante obviamente é seu grande tamanho.

Ainda falando sobre seu tamanho, os hipopótamos são classificados como o terceiro maior animal terrestre no quesito peso, já que este varia entre uma e meia a três toneladas. Eles ficam atrás apenas dos rinocerontes – tanto os brancos quanto os indianos – e dos elefantes.

A respeito de seu comprimento, ele é de aproximadamente três metros e meio e a altura é de cerca de um metro e meio, e mesmo que suas patas sejam curtas e seu aspecto seja entroncado, esses animais são um dos maiores quadrúpedes também. Além disso, eles podem ultrapassar com facilidade os humanos, já que existem registros de hipopótamos que atingiram até mesmo trinta quilômetros por hora em uma distância curta.

Os hipopótamos são animais muito agressivos e até mesmo imprevisíveis, e devido esses fatos eles são considerados um dos animais mais perigosos da África. Porém, ainda assim, são animais vulneráveis, já que eles são fortes alvos de caça, devido sua carne e também pelo fato de sua perda de habitat. A pele e a dentição canina de marfim deles também desperta o interesse de muitas pessoas pela captura desses animais.

Hipopótamo Dentro da Água

Hipopótamo Dentro da Água

Eles são animais semiaquáticos e por isso vivem à margem de lagos, rios e/ou pântanos. De modo geral existe um macho dominante em um grupo que vive nesses ambientes juntamente com mais cinco a trinta fêmeas e os filhotes novinhos. Durante a parte do dia eles ficam na água ou na lama, para que possam manter seus corpos frescos. A água também é o meio onde acontecem o acasalamento e o parto. Quando chega o anoitecer, esses animais saem da água e vão para o mato. A pastagem desses animais é solitária, ainda que na água eles sempre fiquem por perto. Isso acontece porque eles não possuem muitos hábitos territoriais na terra seca.

Classificação Dos Hipopótamos

Os hipopótamos fazem parte da família hippopotamidae , mas eles diferem em alguns tipos no gênero, e existem algumas divergências entre os taxonomistas a respeito da classificação de sua superfamília, mas geralmente os agrupando na Anthracotheroidea.

Como já foi dito, eles também dividem uma classificação com os outros ungulados, na ordem Artiodactyla. Além deles, essa ordem também abriga os camelos, veados, porcos e bovinos, e mesmo assim os hipopótamos não estão relacionados totalmente no que diz respeito a evolução com esse grupo.

Existem cinco subespécies de hipopótamos, que se diferenciam morfologicamente, e são elas: H. a. amphibius, que é aquele também conhecido como Hipopótamo do Nilo, que eram mais presentes no Egito (porém lá já estão extintos) até ao sul do Rio Nilo. Outra subespécie é a H. a. kiboko, que são animais cujas narinas são mais largas e a área interorbital é mais côncava.

A terceira subespécie é a H. a. capensis, que tem como característica principal o crânio mais achatado e é encontrado da Zâmbia até a África do Sul.  O h. a. tchadensis é a espécie mais baixa, que possui a face mais larga e as órbitas mais ressaltadas. Finalmente o H. a. constrictus, que é a espécie que se caracteriza por possuir uma profunda constrição preorbital.

Por mais que hajam vários estudos, essas subespécies nunca foram validadas totalmente por biólogos, principalmente pelo fato de que as características morfológicas que os diferenciam serem tão pequenas, que acabam fazendo com que aconteça uma variação não muito significativa nem representativa.

Filhotes De Hipopótamos

            As hipopótamos fêmeas chegam a sua maturidade sexual aproximadamente aos cinco ou seis anos de idade e seu período de gestação é de oito meses. Já os hipopótamos machos geralmente atingem sua maturidade sexual aos sete anos de idade aproximadamente, porém, é comum que eles só acasalem aos treze anos de idade. O acasalamento entre eles sempre acontece dentro da água e os filhotinhos também nascem nesse meio, pesando entre vinte cinco a cinquenta quilos e com comprimento de cerca de cento e vinte e sete centímetros. Para que possa começar seus movimentos respiratórios, os filhotes de hipopótamos precisam nadar até a superfície. `

Uma hipopótamo fêmea geralmente dá a luz a um filhote de cada vez, porém, também existe a possibilidade de nascerem gêmeos. Após o nascimento eles ficam com frequência nas costas da mãe  quando a água é muito profunda para eles. O desmame do filhote acontece aproximadamente aos sete meses de vida, e ele acontece a até um ano de idade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.