Casa Atingida por Raio

As notícias de casas atingidas por raios aumentam significativamente durante o verão quando as chuvas se tornam intensas e com trovoadas. Saiba que mais do que temer pela integridade do imóvel é fundamental ficar atento para não ser uma vítima da descarga elétrica.

As pessoas não estão completamente protegidas nem dentro de suas casas sendo interessante tomar algumas medidas que ajudam a tornar esses ambientes mais seguros. O principal cuidado a ser tomado é instalar um para-raios para que o imóvel não seja acometido pelos raios quando as chuvas se intensificam. A seguir você poderá saber mais sobre como proteger seus bens materiais e a sua vida da fúria dos céus.

Dicas Para Proteger Sua Casa de Raios

Como mencionamos acima nem mesmo dentro de casa as pessoas estão a salvo dos raios das tempestades de verão. Confira uma lista de dicas que ajudará a tornar o seu imóvel mais seguro.

Para-Raios: Uma Defesa Para as Pessoas

Diferentemente do que se imagina, os para-raios, têm como função proteger as pessoas dentro dos imóveis e não os eletrodomésticos que são protegidos pelo DPS, um mecanismo que é instalado no quadro de força desligando a energia em caso de sobrecarga como a que acontece por um raio e religando logo em seguida. Vale dizer, contudo, que nem todos os imóveis necessitam de um para-raios.

Para saber se este é o caso do seu imóvel solicite uma avaliação a um engenheiro eletricista que analisará o entorno para verificar qual é o potencial da incidência de raios, algo válido para casas e prédios. De maneira geral os para-raios são instalados em quase todos os prédios, as exceções são edifícios que possuem laudos técnicos que demonstram que não existe necessidade.

É mais difícil ver para-raios em casas, normalmente, a instalação só é indicada em imóveis que estão localizados em locais ermos e isolados, como no alto de um morro, tendo grandes chances da incidência de raios. A avaliação de um especialista é muito importante para garantir que você e sua família estarão em segurança durante as tempestades.

Modelos de Para-Raios

Basicamente há duas opções de modelos de para-raios no mercado, a Gaiola de Faraday e a Haste de Franklin. O último conta com potencial de proteção inferior sendo usado em muitos casos como complemento do primeiro.

Embora haja certa variação de preço é necessário ressaltar que um bom sistema de proteção não custa menos de R$ 2 mil. Faça uma cotação com diferentes empresas e lembre-se que com a sua segurança e da sua família não se deve economizar.

Para-Raios Radioativo

Há ainda um terceiro modelo de para-raios, o radioativo, que foi muito usado no Brasil na década de 1980, mas que atualmente está proibido devido exatamente a emissão de radiação e por ser pouco eficiente.

Se você tem um para-raios desse ou conhece alguém que tem deve entrar em contato com o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) para que o equipamento possa ser removido com segurança. Sua proteção contra raios precisa ser segura para garantir tranquilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.