Animais: Pássaros
Os pássaros são algumas das criaturas mais incríveis que existem no nosso mundo e em toda a natureza, afinal eles possuem a maravilhosa capacidade de voar, o que definitivamente deve ser uma coisa extraordinária, além disso o grupo dos pássaros é um dos maiores de todo o mundo, isso porque eles estão espalhados nos mais diversos lugares do nosso planeta, vivendo e habitando nos mais variados climas, nas mais diversas vegetações e condições naturais, isso sem contar também a enorme variação que existe dentro do próprio grupo, variação essa em tamanhos, cores, características, modos de viver, modos de socializar, costumes, etc. Os pássaros existem em muitas formas distintas e que são capazes de trazer a simpatia em sua grande diversidade. Quando falamos em relação ao que eles são diferentes, talvez a primeira coisa que se pode notar mais nitidamente em um primeiro momento é a sua coloração, que vai desde o preto monocromático a até as opções mais coloridas, muitas vezes nos impressionando pelo seu show de cores vivas e opacas, mescladas ou não, lisas ou misturadas, por fim o que se pode dizer é que o mundo dos pássaros nunca é livre de surpresas e sempre existe algo interessante para se descobrir, para se conhecer e agregar sobre eles.
Como Dormem os Pássaros e Como é Que Eles Descansam?
Em relação aos hábitos dos pássaros, é um tanto quanto complicado generalizar isso em apenas um tipo ou outro de comportamento, uma vez que devido as suas inúmeras espécies, sub espécies e variações, as diferenças em comportamento dos pássaros são inúmeras, porém tem sim alguns comportamentos mais gerais que se repetem. A população em geral tem muitas questões e até dúvidas em relação aos pássaros, essas dúvidas muitas vezes são respondidas pelo trabalho muito bem feito dos cientistas da área. É muito válido mencionar nesse texto que a área de estudos que engloba os pássaros é a zoologia e de uma forma mais especifica temos o ramo da ornitologia, devido a isso o profissional que realiza esse estudo é chamado de ornitólogo. Em relação a essas perguntas que as pessoas podem ter sobre os pássaros, talvez uma das mais curiosas e que as pessoas podem ter mais dificuldade de responder é em relação ao sono, em relação ao período de descanso, uma vez que existem muitos tipos de pássaros e até de outros animais que muito raramente são vistos com comportamentos de que estejam dormindo, inclusive tem até quem diga que eles não dormem, porém, essa afirmação está equivocada, ela não tem procedência.
Descanso dos Pássaros
Os pássaros têm os seus períodos de sono sim, inclusive todos os animais têm esse período de diminuição de atividade que nós chamamos de dormir, é uma necessidade fisiológica e com os pássaros não seria diferente. A necessidade do sono é o que possibilita o descanso, assim como o alívio de energias e renovação das mesmas, e ainda a reorganização das funções corporais e cerebrais. Em relação a esse grupo de seres vivos a primeira coisa que se pode dizer é que o seu sono, como já mencionado muda de espécie para espécie, mas existem semelhanças, como o fato de todos eles terem uma necessidade de sono bem menor do que a dos seres humanos, por exemplo. A média do período de sono entre vários grupos de pássaros é de cerca de uma hora apenas (60 minutos), mas isso é apenas uma média geral, alguns dormem mais e outros menos, isso é variável e deve ser checado de espécie para espécie. Muitas vezes esse seu período de dormir é quando estão paradas em algum local, não necessariamente nos ninhos, onde na verdade eles dificilmente dormem, porém o que pode surpreender muitas pessoas com certeza é a questão de que eles podem dormir enquanto estão em movimento, voando por exemplo.
Descansando Enquanto Voa
Sim os pássaros podem entrar em um estado de descanso enquanto eles estão voando, o que parece muito diferente e contraditório quando se escuta isso pela primeira vez, mas é real. Primeiro se deve esclarecer que não são todas as espécies que tem esse comportamento, mas sim aquelas que tem em seus hábitos mais comuns e tradicionais da espécie, o fato de percorrerem longas distâncias durante o ano, as aves migratórias em geral que são as que voam por muito tempo seguido sem parada. Isso nos faz pensar o quanto a natureza e a seleção natural são perfeitas, pois esses pássaros podem voar por muitos e muitos dias sem ter um local adequado o qual eles possam fazer uma parada, seja por motivo de não conhecer aquele território, o que causa a possibilidade ainda maior de conflitos territorialistas com outras espécies, uma vez que esses pássaros viajam em grandes grupos e poderiam chamar muita atenção também por onde passam, outro ponto é que certos tipos de aves são migratórias e viajam sobre os mares e oceanos e sendo assim pode acontecer delas passarem um período de tempo sem sequer ter locais de pouso, com isso ao de todo o tempo da seleção natural, ela desenvolveu essa habilidade deles descansarem parcialmente, meio que cochilarem enquanto voam.
A questão a ser levantada agora é em relação a como é possível que os pássaros façam isso, uma coisa que parece tão complicado segundo a ótica do ser humano que requer estar em uma situação mais parada para dormir. A resposta que é o organismo deles desliga uma parte do seu cérebro para o descanso, enquanto deixa a outra em função ativa, com isso eles conseguem desenvolver essa atividade ao mesmo tempo que descansam e cochilam voando. Essa situação se aplica até mesmo para pássaros de estatura maior, o que nos faria pensar que requer estar mais ativo para voar, porém os pássaros maiores também podem ter essa característica comportamental, mas normalmente o seu tempo de sono enquanto estão voando é menor do que o normal em relação à média de 60 minutos que passariam dormindo em outras situações. Certas espécies podem voar nessas condições por períodos de 10 dias até precisarem pousar. Existem outras questões também em relação ao sono dos pássaros, como o fato de eles dormirem em uma posição que se conhece em muitos lugares do Brasil como “empoleirados”, que é nada mais do que eles estarem parados sobre algum local, que pode ser galhos finos ou grossos, além da fiação elétrica a qual eles também usam de apoio às vezes.
Eles podem dormir dessa forma empoleirados sem a preocupação de cair sem problemas, isso se deve muito a característica das suas patas e a organização dos tendões, os quais estão conectados a um tipo de musculo flexor que os pássaros possuem, com esses arranjos corporais, o seu corpo se fixa e “trava” temporariamente em determinada posição, fazendo com que possam descansar e apesar de talvez não parecer, eles relaxam muito dessa forma, não é preciso de maneira alguma que o pássaro fique tencionado quando está assim, a não ser que existam outras questões que o fazem ficar atento. De modo geral a característica das aves de descansar apenas um lado do cérebro de maneira temporária (a média de 1 hora que já foi citada) enquanto o outro permanece ativo, faz também com que certas espécies possam ainda dormir com um olho aberto enquanto o outro pode estar fechado, o que também pode ser entendido como mais uma adaptação evolutiva, já que esse comportamento por vezes contribui para que eles consigam identificar e fugir de possíveis predadores mesmo nos momentos em que estejam cochilando.