Obras Sociais Irmã Dulce

Irmã Dulce Maria, mais conhecida como Beata Dulce Maria dos Pobres o “anjo bom da Bahia”, foi uma mulher de extrema importância aos moradores de Salvador, cidade na qual nasceu. Ela realizou vários projetos e obras sociais que ajudavam e ajudam até os dias de hoje as pessoas que têm mais necessidade financeira.

Irmã Dulce

Irmã Dulce

Em 1949, a Irmã Dulce abrigou os primeiros 70 doentes no galinheiro do convento das Irmãs Missionárias da Imaculada da Conceição da Mãe de Deus. Após 10 anos que isso aconteceu, já em 1959 nasce a instituição chamada de Obras sociais Irmã Dulce, que na época e até os dias de hoje precisa de trabalho voluntário e doações para manter um bom atendimento a população.

Essa instituição criada pela Irmã Dulce tem como missão amar e servir as pessoas mais necessitadas, na qual oferecem um serviço de qualidade e totalmente gratuito na área da saúde, educação e assistência social.

Conhecendo Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)

Essa instituição, fundada por irmã Dulce no dia 26 de maio de 1959, é uma entidade filantrópica que não tem fins lucrativos. O objetivo é ajudar os moradores da Cidade Baixa em Salvador que tem poucas condições. A entidade é formada por 21 núcleos sendo que 20 deles estão situados no Largo de Roma. O 21° núcleo é o responsável por manter o Centro Educacional Santo Antônio (CESA).

Esse centro educacional funciona em tempo integral e seu foco está em oferecer educação básica com qualidade. No portfólio de oportunidades que o CESA oferece estão ensino fundamental além de ensino profissionalizante. A função social desse centro educacional é tamanha que oferece fardamento e materiais para as crianças gratuitamente além de acesso a atividades esportivas e ainda assistência odontológica.


A OSID na Gestão de Saúde

A OSID ainda atua na gestão de centros de saúde e hospitais da Bahia construídos pela Governo do estado. Essa instituição filantrópica é responsável por abrigar o maior complexo de saúde SUS (Sistema Único de Saúde) do país. Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho da OSID todos os anos essa instituição oferece atendimento a cerca de 4,5 milhões de pessoas que são usuários do SUS. Os perfis atendidos são variados incluindo pessoas que estão vivendo nas ruas, dependentes de drogas, pessoas com algum tipo de deficiência entre muitos outros.

O grande diferencial é o perfil do serviço de saúde oferecido pela OSID que está distribuído por 21 núcleos responsáveis pelos atendimentos a população de baixa renda. No Complexo Roma está grande parte da estrutura de atendimento que a OSID possui com leitos hospitalares, locais para atendimentos de patologias e tratamentos clínicos entre outros. Nesse complexo estão concentrados grande parte dos atendimentos prestados pela OSID.

Atendimento Humanitário

A principal característica da obra da Irmã Dulce é com certeza a preocupação com o próximo. A alcunha de anjo bom da Bahia lhe foi dada exatamente porque ela compreendia como era importante dar atenção completa para o seu próximo. O atendimento que a OSID oferece é humanizado e multidisciplinar. Além do atendimento básico é oferecido atendimento de 38 especialidades médicas. Irmã Dulce estava sempre em busca de mais incentivos para que as obras sociais pudessem crescer.

Pesquisa e Ensino

Para que as obras sociais do OSID sejam ainda mais completas foi criado o Centro de Pesquisa Clínica e o Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene que conta com unidades que são dedicadas a áreas de pesquisa e ensino com foco na saúde. Destaque ainda para o Hospital Escola OSID que oferece internato de Medicina e 16 programas em residências médicas.


Memorial Irmã Dulce

Salvador ainda abriga o 20º núcleo da OSID em que está o Memorial Irmã Dulce que possui uma exposição de caráter permanente a respeito dessa freira que entrou para a história da Bahia por sua bondade e trabalho com foco em ajudar o próximo. A inauguração desse memorial aconteceu no ano de 1993, pouco depois do falecimento de Irmã Dulce.

O núcleo está num prédio em anexo ao Convento Santo Antônio que é a sede da OSID. Quem visita o memorial pode ainda conhecer o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres em que está o túmulo dessa grande personalidade baiana. A memória dessa irmã tão dedicada à caridade continua viva através do crescimento da atuação da OSID.

Manutenção da OSID

Para que a OSID continue realizando o seu trabalho de cuidado e atenção a aqueles que não têm muitas condições são disponibilizados recursos do SUS e também de convênios do estado. No entanto, nem sempre esse dinheiro é o bastante para manter essa grande estrutura e por isso a OSID é aberta para receber doações e possui uma loja virtual com produtos relacionados a Irmã Dulce. Quem tem o desejo de contribuir com a OSID pode fazê-lo através do seu site.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.