Evite Complicações Buscando Cursos Reconhecidos Pelo MEC

Parece que não há dúvida que, atualmente, a reciclagem de conhecimentos é indispensável para se manter a empregabilidade no mercado de trabalho. Por isso, a procura de cursos de todos os tipos tem sido cada vez maior.

No entanto, é importante estar atento a alguns detalhes fundamentais para que a escolha seja bem feita. Uma delas é saber se o curso é reconhecido pelo MEC, um pré-requisito muito importante para que as escolas possam dar aulas práticas e teóricas.

MEC

Para descobrir isso, é fundamental que se busque informações e referências da instituição que organiza o curso. Um passo a ser dado nessa direção é pedir da instituição que ela forneça um catálogo de condições das ofertas de todos os cursos que é veiculado todos os anos e exigido pela portaria ministerial n◦ 971/97 que, por sua vez, possibilita que se encontrem informações sobre os cursos, tais como reconhecimento, autorização, taxas de matrículas, mensalidades e avaliações. Outro caminho é o site do Inep, em que é possível ter acesso a respeito do desempenho da instituição no Enade e dos cursos autorizados.

É importante observar que os cursos de uma determinada instituição, para serem aprovados pelo MEC, são necessários que sejam avaliados em cada área de conhecimento. Essa avaliação será classificada em regular, bom ou muito bom.

MEC Reconhece Novos Cursos

Desde março de 2009, o MEC reconheceu quatro novos cursos que, por isso, foram incluídos no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Autorizados

Tratam-se dos seguintes cursos: Produção Cultural, Mecânica de Precisão, Biocombústiveis e Agrocologia. Quem desejar cursar algum deles, com carga horária mínima de 2,4 horas, adquirirá o título de tecnólogo. Vale lembrar que o catálogo oficial, com a inclusão desses novos cursos, contará com 102 graduações tecnológicas.

Complicações a Vista se Tiver Fazendo Curso em Instituição Irregular

É muito importante ter acesso a essas informações, pois se já estiver cursando faculdade, universidade ou instituição e descobrir que ela não é credenciada ao MEC, os alunos terão que ingressar na justiça para obter os valores pagos, pois nem direito a diploma terão.

Informações

Por essas e outras, é fundamental checar essa informação, pois um vacilo pode ser suficiente para render uma enorme dor de cabeça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.