Compras Coletivas de Material Escolar

Na época em que as crianças estão voltando às aulas, uma das preocupações frequentes dos pais é quanto eles irão gastar com o material escolar pedido pelas instituições de ensino.

Uma boa opção de economia seria fazer compras coletivas, pois esse tipo de compra é recomendada para aqueles que podem se reunir e comprar vários itens numa mesma loja, depois de fazer muita pesquisa e comparação de preços.

Como Funcionam as Compras Coletivas

As compras em conjunto são indicadas para aqueles pais que desejam reduzir os custos, na hora de comprar o material escolar de seus filhos. A idéia é a junção de várias famílias para atuarem fazendo uma comparação dos preços, através de pesquisas nas lojas,denunciando marcas ou estabelecimento de compras que estão irregulares.

Lista de Material

Essa alternativa além de viável é bastante econômica, pois como outros produtos, os materiais escolares costumam ficar mais baratos quando são comprados em grande quantidade. Nesses casos, o lojista sempre dá um desconto nos itens que as pessoas compram.

Opinião de Especialistas

Segundo profissionais especializados no setor financeiro, esse tipo de compra coletiva é sem dúvida alguma a melhor opção a ser feita. É aconselhável que os pais e responsáveis pelas crianças se unam com outros dos amigos da mesma sala de seus filhos,pois o material é o mesmo, para que juntos possam organizar as compras coletivas de maneira que todos saiam lucrando.

Alguns materiais como caderno, lápis, lapiseira, caneta,régua e cola são os que podem ser comprados de forma coletiva de maneira mais fácil.

A melhor sugestão é que os membros de cada família que foram designados para efetuar as compras façam uma análise cuidadosa dos lugares que vendem material escolar mais próximos de suas casas.

Melhor Opção

Para fazer essa pesquisa, a internet é uma ferramenta que pode ajudar bastante. Depois dessa etapa, quando é escolhido o melhor local para as compras, todos devem comprar lá para que consigam um bom desconto.

De acordo com especialistas, o comércio varejista pode fazer uma negociação com os clientes se houver uma grande quantidade de produtos, oferecendo descontos nos produtos comprados.

Utilização das Sobras dos Produtos

Se houver sobras do material que foi comprado, os pais devem fazer um acordo pois senão não haverá vantagem e nem uma boa economia nas compras.

O acordo deve consistir na manutenção do material que sobrou na casa de alguma família, que no próximo semestre não precisará comprar mais nada.

Essa é apenas uma solução, mas o ideal é que não haja sobras e as famílias se organizem de tal modo que consigam fazer bem a conta do que irão realmente precisar.

Fazer um Acordo

Um conselho importante para que não haja compras de itens parecidos como cadernos, por exemplo, é usar uma técnica de diferenciação dos produtos, que consiste em encadernar os itens com papéis de cores diferentes, desse modo os alunos não terão como se confundir.

Vale ressaltar que as crianças devem estar envolvidas nesse processo, para que também aprendam a fazer economia desde cedo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.