Não sou autor de nenhuma receita caldo verde, embora conheça A Arte de Cozinhar e as tenha produzido em diversas oportunidades, inclusive construímos em minha cidade, uma casa de caridade, com o lucro obtido através da venda deste caldo verde, que aqui em minha terra, se denomina de ¨Caldo Lourenciano¨.em homenagem a cidade fundada por imigrantes vindos da Alemanha e que aqui, deram origem a esse rico e prospero município. Atrevo-me a colocar o caldo lourenciano como uma receita caldo verde, por entender que seus ingredientes se enquadram no que o tema propõe, tendo em vista que apenas um ingrediente não é produto vegetal, refiro-me aos ossos com pequenas porções de carne junto, não são vegetais.

Receita Caldo Verde
Antes da receita caldo verde, propriamente, quero me referir ao histórico deste caldo, que é produto das necessidades básicas da alimentação de dezenas de trabalhadores da agricultura, pois os colonos que para cá vieram, praticavam a agricultura e para alimentá-los faziam o referido caldo, que passo a descrever. Inicialmente, para produzir a receita caldo verde, que no caso é o caldo lourenciano e que hoje faz parte da Culinária Gaúcha precisa-se de uma panela de ferro com capacidade para duzentos litros, que levada ao fogo, adiciona-se 50 kg de batata inglesa, devidamente descascada, não precisando cortá-las, 15 kg de batata doce descascada, conforme o tamanho parte-se ao meio, 20 kg de cenouras inteiras, apenas retirar a pele, 5 kg de cebola devidamente descascadas, não precisando cortá-las, 10 kg de abóbora devidamente descascada e cortada em fatias grandes, 10 repolhos médios picados, 5 kg de chuchu descascados, 3 kg de nabo branco descascado, 5 kg de ervilhas colhidas da horta, não enlatadas, 20 espigas de milho cortadas em pequenas rodelas, 10 kg de tomate descascado, 6 cabeças de alho devidamente descascado, 200 gm de extrato de tomate, 50 kg de carne com osso, uma pitada de pimenta, sal ao gosto, tempero verde e 6 pimentões picados.

Receita Caldo Verde Tradicional
Esta receita caldo verde, como já disse, não é de minha autoria, é fruto apenas da evolução de uma espécie de sopão que era servido aos primitivos colonos lourencianos que com o passar dos tempos, foram sendo adicionados novos ingredientes, pois A Sabedoria Vem Com a Idade. Para montar a receita caldo verde, no caso, o Caldo Lourenciano, nesta receita original que rende uma média de 400 pratos de sopa, fundos, é preciso de muito tempo. Por exemplo, você quer servir o caldo em um sábado, as 18 horas, é preciso que na sexta feira, os ingredientes estejam todos prontos. No sábado, às 8 horas da manhã, coloca-se a carne com osso a cozinhar e ao meio dia, quando estiver cozida, retire do fogo, e adicione no panelão, os demais ingredientes, à uma hora da tarde deixando-o ferver e sempre mexendo.

Sopa Caldo Verde
Isto é básico, sempre mexendo. Lá pelas 4 horas da tarde, aquela carne cozida já descartada dos ossos, jogue-a no panelão e Não Esqueça, continue mexendo, vá recolocando água para ficar no ponto. Quando tudo estiver desmanchado, menos a carne, está pronto, pode servir. Esta é a receita caldo verde, do famoso Caldo Lourenciano eu pode ser congelado e assim guardar para todo o inverno, pois com o frio não basta Lareira e Fogo de Lenha ou então um Lençol Térmico. Com temperaturas abaixo de zero, quando nem mesmo os Aquecedores resolvem, um caldo verde bem quente pode ser a solução.