Canjica

Estamos no mês de junho e com ele chega o inverno brasileiro e também as festas juninas, festas tradicionais da cultura popular que acontecem em todo o país com uma conotação maior nos estados nordestinos. Para muitos a origem das festas juninas, (São João, São Pedro e Santo Antonio) são desconhecidas, assim como a origem de suas danças, ritos, e também da culinária que tem diversos pratos típicos, a maioria deles tendo o milho como ingrediente principal, como a canjica e a pamonha, duas estrelas nas mesas das festas juninas, bem como o bolo de milho.

Canjica

Canjica

As festas juninas tiveram sua origem na Europa, onde já aconteciam muito antes do descobrimento do Brasil, eram festas pagãs realizadas no mês de junho e que celebravam o inicio da colheita e para a celebração o povo trazia oferendas como comidas, bebidas, e o sacrifício de animais aos seus deuses, especialmente a deusa da fertilidade. Eram acessas fogueiras onde o povo dançava e cantava para afastar os maus espíritos. Estas festas tinham uma importância muito grande para o povo, e coincidiam com o natalício de São João, aquele que anunciou a vinda de Jesus, e assim a Igreja católica passou a introduzir seus preceitos e a festa foi ganhando novas conotações, até se transformar numa festa religiosa, como as que vimos hoje.

Receita Canjica

Receita Canjica

As cidades de Campina Grande na Paraíba e Caruaru em Pernambuco realizam as maiores festas de São João que temos Notícias, nelas além dos diversos atrativos como as danças, os jogos e as diversas brincadeiras de crianças e brincadeiras típicas, também a culinária é um ponto forte de atração. O milho e o amendoim são os principais ingredientes que podem ser encontrados de todas as formas, em pratos doces, salgados, quentes ou frios. Entre um dos mais tradicionais esta a canjica.

Milho de Canjica

Milho de Canjica

Canjica, canjiquinha ou canjicão, são muitas as variantes que encontramos para a canjica, que ao que parece foi trazida pelos escravos na época da colonização do Brasil, assim como o cuscuz, a pamonha e outras receitas típicas que tem o milho como principal ingrediente. Existem muitas receitas de canjica, mas a mais tradicional nas festas juninas é um doce de milho verde ralado ao qual depois de peneirado é adicionado leite de coco e uma pequena quantidade de água, sal e açúcar. Todos esses ingredientes vão ao fogo em velhas panelas de ferro mexendo muito bem para não formar caroços. Depois de ferver coloca-se manteiga e leite de coco puro, depois o doce deve cozinhar por exata uma hora, quando tira-se do fogo e coloca-se em pratos que são enfeitados com canela em pó. Sim senhor, uma delícia que todo mundo deveria ter o privilégio de apreciar um dia, seja quente ou fria. Apesar dessa ser a receita tradicional das festas juninas, no Sul do Brasil a canjica ou canjiquinha faz parte da culinária gaúcha num prato salgado muito apreciado, canjiquinha com costelinha de porco. No inverno é um prato muito apreciado pelos gaúchos. Experimente e bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.