Urso Domesticado no Banheiro

Para algumas pessoas os animais selvagens tem uma aura dócil e despertam um pouco de curiosidade. Mas, será que mesmo com esse comportamento que parece não se importar com o contato humano esses animais são realmente tão amáveis a ponto de serem domesticados?

Na lista de animais que despertam esse desejo de domesticação estão os ursos panda e os coalas que tem uma aparência bastante fofa. Esses animais, assim outros espécimes selvagens, estão ameaçados de extinção e uma pergunta que surge é se houvesse um processo de domesticação que os transformasse em animais de estimação se isso poderia ajuda-los.

Os especialistas alertam que não se deve retirar esses animais do seu habitat natural mesmo havendo a possibilidade de domesticá-los. A retirada desses animais do seu habitat pode ter como consequência uma redução na procriação. Muitos animais selvagens não conseguem se reproduzir fora do seu habitat natural.

Domesticar e Amansar

Para compreender a possibilidade de domesticar um animal selvagem como um urso é necessário entender que existe uma grande diferença entre “domesticar” e “amansar” o animal. Um animal que é amansado é aquele que foi domado por um ser humano num caso de exceção. Por exemplo, existem algumas pessoas que tem tigres como animais de estimação, mas são casos bem raros.

A domesticação é um processo muito mais complexo que envolve a espécie como um todo em diversas gerações como aconteceu com os cães. É importante ressaltar que mesmo animais que foram amansados podem apresentar um comportamento imprevisível. Tem casos de pessoas que amansaram um animal selvagem e em algum momento acabaram sendo atacados de surpresa.

A Domesticação

Domesticar uma espécie consiste num processo em que haja esforço contínuo, constante e que seja renovado sem que haja interrupções. O processo permanente é o que evita que os animais voltem para o seu estado selvagem. Trata-se de um processo que visa a espécie como um todo e não apenas um indivíduo.

Problemas da Domesticação

Agora que já ficou clara a diferença entre domesticar e amansar é importante ressaltar que existem problemas causados para os animais que são domesticados. Os pandas e os coalas são animais que são reconhecidos por serem dóceis e por oferecerem alguma possibilidade de serem domesticados, no entanto, eles fazem parte da vida selvagem.

Dessa maneira se esses animais são retirados do seu ambiente selvagem inevitavelmente ficarão estressados e terão o seu comportamento alterado. Os animais reagem de acordo com o ambiente em que estão inseridos e com uma mudança tão drástica do habitat selvagem para uma casa podem não conseguir mais expressar o seu comportamento natural.

A Importância do Habitat Natural

Para os animais é fundamental ter o seu habitat natural assegurado, isso numa esfera física e também social. Quando inseridos no seu ambiente original os animais conseguem ter o comportamento que é típico de sua espécie. Outro fator que deve ser levado em conta diz respeito a imprevisibilidade que pode haver no comportamento de um animal selvagem domesticado, podem ser despertadas reações impulsivas como agressões devido ao estresse causado pela interferência humana.

Até mesmo animais com histórico de serem dóceis como pandas e coalas podem ter um comportamento imprevisível mesmo com a domesticação. Um coala faminto ou que esteja preocupado com a defesa do seu território pode se tornar agressivo. Um animal que é obrigado a conviver com o ser humano pode ter inúmeros problemas e não ter nunca bem-estar.

Sofrimento

Os animais selvagens que passam por esse processo de domesticação acabam tendo um grande sofrimento e sua vida social se torna empobrecida. Mesmo quando existe uma preocupação em oferecer um ambiente agradável para o animal ainda não é possível lhe dar tudo o que ele necessita. Viver numa casa com um ser humano nunca será o mesmo que viver na floresta, por exemplo.

Porque Não Ter Um Urso

Para início de conversa devemos atentar para o fato de que é quase impossível ter um urso de estimação morando no Brasil. Provavelmente, as pessoas que desejam ter um urso de estimação pensem nesse animal como aqueles ursinhos fofinhos de pelúcia, no entanto, não é bem assim já que foram registrados casos de animais que pesam em torno de uma tonelada. Os ursos mais leves chegam a pesar entre 80 e 100 quilos.

Além disso, existe ainda o fato de que os ursos tem o hábito de se jogar sobre as pessoas, apoiando-se somente nas patas traseiras, e podem dar golpes muito rápidos com as suas patas. Por fim não é nada fácil amansar um urso e mesmo que se consiga fazer isso você conseguiria confiar que esse animal não iria partir para cima de você em algum momento?

Urso Padrinho de Casamento

Acredite isso realmente aconteceu, um urso já foi padrinho de casamento. A amizade entre o naturalista Casey Anderson e seu urso Brutus é tão forte que o primeiro não pensou duas vezes em ter o amigo de peso como seu padrinho. Anderson já disse que ele e o urso têm uma ligação de irmãos e que passaram muitos momentos importantes de suas vidas juntos.

Dentre os momentos compartilhados entre os dois estão banhos no jacuzzi, passeios no jardim, jantares entre outros. Não é todo dia que vamos a uma festa de casamento e dividimos a mesa com um urso não é mesmo? Contudo, Casey conseguiu fazer todas essas coisas com Brutus com muita naturalidade. Dá até para esquecer que Brutus é um urso às vezes.

Apesar de existir uma forte ligação entre os dois não se pode negar que Casey está se arriscando muito, pois um urso mesmo sendo um animal muito bonito ainda é um animal selvagem e muito grande e pesado. Qualquer movimento involuntário desse urso pode representar a morte de Casey. Por isso não é dado incentivo para que as pessoas tenham ursos de estimação.

Observação

Uma dica para quem gosta de animais como ursos e coalas é tentar observá-los em seu habitat natural sem que seja forçada uma aproximação. É gratificante ver esses animais a distância e perceber que eles têm saúde e que estão felizes convivendo com outros iguais.

Urso no Banheiro

Urso no Banheiro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.