Sinopse
Estreou nos cinemas nacionais, com um grande sucesso o filme brasileiro “Besouro: nasce um herói”. Um drama que conta a história de um grande capoeirista baiano da década de 20, conhecido como Besouro Magangá, e que morreu aos 27 anos, defendendo o seu povo. O filme se baseia no livro de Marco Carvalho “Feijoada no paraíso – a saga de Besouro”, que conta a história real de Manoel Henrique Pereira, nascido em 1897 e morto em 1924, um bravo e lendário guerreiro negro.
A história
Besouro vai contar uma história que aconteceu no interior da Bahia na década de 20, onde a lei da abolição da escravatura ainda era ignorada pelos coronéis e os negros ainda eram tratados como escravos e perseguidos pelos cruéis capitães do mato. Nesse contexto começa a crescer e se desenvolver entre os negros a capoeira, num clima de mistério e misticismo ela deixa de ser apenas uma luta e se torna uma arma poderosa daquele povo contra os seus opressores. Besouro é escolhido entre os guerreiros para ocupar o lugar do mestre de capoeira Alípio, e para isso passa por um treinamento como guerreiro e recebe a benção dos deuses do Candomblé que protegem seu povo. Apaixonado pela bela Dinorah, que também é Iansã, orixá dos ventos e das tempestades, Besouro se envolve em lutas constantes com os fazendeiros e com a força polícial, por quem foi morto ainda muito jovem. Besouro foi um herói de seu povo, rápido, forte, e capaz de voar nos saltos da capoeira, tornando-se um símbolo na luta dos negros contra o preconceito a pobreza e a exploração.
O filme
O Besouro foi dirigido por João Daniel Tikhomiroff, e suas locações aconteceram no Recôncavo Baiano e na Chapada Diamantina. Foram menos de 2 meses de gravação, mas com uma equipe de 150 profissionais, integrada e apaixonada pelo projeto do Besouro, o que resultou em um filme excepcional. Algumas cenas do bom filme são de uma beleza plástica incrível, como as tomadas subaquáticas em cavernas submersas e poços de água cristalina da Chapada Diamantina, as cenas de capoeira e as lutas esquesitas e aéreas, enquanto eu para o diretor uma das cenas mais bonitas foi entre Besouro e Dinorah. Ailton Carmo é o protagonista, interpretando o Besouro, e a seu lado a bela Jéssica Barbosa, uma jovem atriz baiana de muito talento.
O filme está inscrito para concorrer, junto com outros noves filmes, a indicação para representar o Brasil na edição do Óscar 2010, concorrendo como Melhor filme estrangeiro. Besouro foi lançado em outubro nos cinemas de todo o Brasil e o diretor do filme também programou uma exibição do “Besouro: nasce um herói” na praça do vilarejo de Igatu na Chapada Diamantina, que serviu de cenário para o filme.