Flauta Doce

Revisando  a história da flauta doce podemos ver que esta é definida como um instrumento musical ou, de maneira mais precisa, seria um aerofone de aresta, cuja origem é encontrada entre os instrumentos folclóricos que mesmo hoje ainda podem ser encontrados em diferentes partes da Europa. Na Hungria é possível encontrar uma de seis furos que se denomina de Czakan, e na antiga Iugoslávia encontramos a flauta dupla. Sabe-se através da história da flauta doce que esses instrumentos citados acima costumavam ser fabricados a partir de canas naturais ou de tubos de bambu, enquanto que a flauta doce era um trabalho bem mais apurado, porque era feito de madeira torneada, o que a diferenciava bastante dos demais tipos comumente encontrados em épocas remotas e de muitos exemplares ainda hoje.

Flauta Doce

Flauta Doce

Podemos, através de fatos como estes, ver o quanto em épocas remotas já era grande O Poder da Educação, pois o homem aprendia e ensinava a tocar instrumentos feitos por ele próprio, e, com isso, transmitiam, através da música,  belas Mensagens de Vida. A famosa flauta doce foi o instrumento musical de maior popularidade durante a Idade Média, pois essa flauta possui um som extremamente melodioso e por isso era muito apreciada. Não  esqueça que, como qualquer outro instrumento musical, a flauta doce tem técnicas que precisam ser bastante conhecidas para que alguém execute uma melodia.

Notas

Notas

Como se difundia o ensinamento da flauta? Resposta difícil, considerando a época em que a flauta doce surgiu. A verdade, é que a música é expressão da alma e artistas sempre existiram em qualquer época, embora, diferente de hoje, eles não tenham feito sucesso. Hoje temos músicas que fazem sucesso que não valem o preço do disco que se compra em Lojas de CDs, enquanto isso, no passado devem ter sido feitas, lindas músicas que se perderam no tempo.

Partitura

Partitura

Acredita-se que a mais antiga representação da Flauta Doce que se tem noticia está numa igreja na Iugoslávia. É um afresco da Igreja de Staro Navoricvino, sendo que essa imagem é posterior ao ano de 1315 e existem outras ilustrações de vários tubos em outros locais que podem ou não se tratar de flauta doce ou são de datas anteriores ao exemplar encontrado na Iugoslávia. O instrumento mais completo que ainda existe data do século XIII. A flauta doce foi se desenvolvendo e alcançou sucesso no Novo Mundo e foi com o surgimento da orquestra clássica que a flauta doce acabou sendo substituída pela flauta transversal. Isso em 1750 quando praticamente desapareceu de circulação e deixou de ser usada por qualquer compositor ficando assim relegada a história dos instrumentos musicais.


Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário