Abolição da Escravatura

Após a aprovação da Lei do Ventre Livre e da Lei dos sexagenários o clima já se tornava próprio para que a libertação total dos escravos acontecesse e foi no dia 13 de maio de 1988, quando D. Pedro II viajava pela Europa que a Princesa Izabel, tendo ficado em seu lugar governando o Brasil, assinou a Lei Áurea que trouxe definitivamente a abolição da escravatura para o país. Houve na ocasião um descontentamento geral por parte dos usineiros, fazendeiros, comerciantes, cafeicultores e senhores de um modo geral que se sentindo prejudicados com a nova lei, entraram na justiça exigindo que o governo os ressarcisse, pois não sabiam como vencer a crise gerada com a abolição da escravatura, pois agora tinham de pagar salários a seus ex-escravos. Como a cultura brasileira sempre foi escravagista o Brasil acabou sendo o ultimo país a libertar seus escravos e mesmo assim as dificuldades foram imensas para se chegar a isso.

Abolição da Escravatura

Abolição da Escravatura

A abolição da escravatura acabou fazendo do mundo um lugar melhor porém logo que foram libertados muitos escravos não sabiam o que fazer com a sua liberdade pois não tinham terras, nem economias e assim eram obrigados a viver de maneira muito precária tentando a sorte em garimpos e florestas pelo interior do país. Muitos deles se deram bem e acabaram ficando ricos, porém o número de escravos que continuou nas fazendas de seus antigos donos foi muito grande e lá eles seguiram trabalhando e recebendo salários que mal dava para sobreviverem uma vez que depois da abolição da escravatura aos que decidiam ficar era pago um salário, mas em contrapartida comida, roupa, tudo passou a ser cobrado deles, não sobrando praticamente nada.

Abolição da Escravatura no Brasil

Abolição da Escravatura no Brasil

Os que partiram em busca da felicidade e de uma nova vida, muitos se deram bem, entretanto outros acabaram voltando ao lugar de origem. Hoje no Brasil muito ainda se fala em racismo e discriminação dos negros, porém não esqueça que poucos são os brasileiros que não tem em sua arvore genealógica a presença negra. A abolição da escravatura terminou com um período do qual os brasileiros devem se envergonhar, pois dominar e escravizar os semelhantes, são idéias não só grotescas como inescrupulosas de pessoas ambiciosas e sem caráter.

Anos de Abolição da Escravatura

Anos de Abolição da Escravatura

Com tudo isso, acredito que hoje no Brasil ainda temos muita gente escrava onde as condições de trabalho e oportunidades de progresso são inexistentes para uma grande parcela de brasileiros que são desprotegidos e obrigados a viver sem dinheiro e, portanto sem condições sequer de estudar. Historicamente a abolição da escravatura terminou com o jugo que havia das classes dominantes e dos poderosos, mas se realmente não existe mais escravidão é uma resposta difícil, pois se hoje não temos mais senzalas, as favelas proliferam.


Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • realmente parece que ainda vivemos na epoca da aboliçap da escravatura,podemos perceber isso vendo as condiçoes do negro na sociedade de como luta em busca de um lugar ao sol.

    diego tadeu 27 de maio de 2009 20:21
  • sera que a abolicao e real para nos ou ja e pasasdo para eli na vida

    artur 10 de abril de 2010 10:22
  • parece que nois estamos na epóca da escravidaõ nois negro termos que batalha pra acabar com os preconçeitos

    jovane 5 de maio de 2010 8:44
  • parece que nois ainda estamos nessa epoca

    stephani 12 de maio de 2010 10:24
  • a gente nao ta mais em isso

    stephani 12 de maio de 2010 10:25
  • eu amei pq eu feis um pesquessa sobre isso

    barbinhaaa 14 de maio de 2010 16:02
  • Estamos no século XXI, e agora diferente de antes todos são escravizados pelo sistema vigente não só mais os negros, mais todas as pessoas assalariadas ou quem luta para isso. Agora TODO MUNDO , tem que “se vira” se não quiser ser um escravizado do sistema e de uma sociedade manipuladora.

    jakeline 6 de junho de 2010 14:00
  • legal,não ssabia disso

    sul 3 de novembro de 2010 9:55
  • foi uma covardia o que fizerão com os negros,espero que isso nunca mais aconteça.

    thiago luis 27 de novembro de 2010 18:07
  • foi uma covardia o que fizerão com os negros,espero que isso nunca mais aconteça.tenho fé en deus

    thiago luis 27 de novembro de 2010 18:07
  • vou tirar 9.5

    sheila cristina da silva 3 de maio de 2011 7:15
  • EU INFELISMENTE FIS UM TRABALHO MUITO RUIM SOBRE ISTO
    E FOI INCRIVEL E MUITO DEMORADAO

    KATHYANNY 16 de maio de 2011 15:42
  • tadinho que pena mais eu tive que fazer um trabalho sobre iso

    flavia 18 de maio de 2011 12:55
  • eu acho um abisurdo o que fizeram com os negros…
    ainda bem que isso já acabou.

    Thays 22 de maio de 2011 22:29
  • obrigada ajudou muito no meu trabalho,não teria tirado10 sem vcs estopu agradecida .

    BRUNA 25 de maio de 2011 17:39
  • É de onde viemos, pois as pessoas não lembram que tem tracos de negros, e faz parte do seu antepassado, temos que respeitar são gente com agente. bjs

    Eliene Rosa 21 de dezembro de 2011 17:05
  • Incrível os ERROS DE PORTUGUÊS nos comentários acima!!! Pior que a era escravocrata é a era da BURRICE!!!!

    JULIO 15 de maio de 2012 12:17
  • É importantíssimo termos o conhecimento do que realmente aconteceu ao longo daqueles 300 anos,para não fazer mal julgamento do sistema de cotas nos dias de hoje, lembrem-se! aqueles negros enriqueceram muitos usineiros,cafeicultores,fazendeiros,comerciantes foram varias gerações que morreram em defesa da riqueza desse país,libertos sim mas por obra do acaso da rev.industrial.

    NomeAlexandre Fagundes 19 de outubro de 2012 20:50
  • AINDA EXISTEM PESSOAS, QUE CONTINUAM FAZENDO DOS SEUS IRMÃOS EM CRISTO SEUS ESCRAVOS, NÃO POR CAUSA DA COR E SIM PELOS CARGOS QUE OCUPAM OU OCUPARAM UM DIA!

    MARILEIDE MOURA DE OLIVEIRA 30 de abril de 2015 12:09

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *