Melhores filmes de 2016

O ano de 2016 foi bastante produtivo em Hollywood rendendo diversos filmes derivados de histórias em quadrinhos e games assim como spin-offs de franquias sólidas. Na lista dos melhores filmes de 2016 podemos destacar dentre esses gêneros ‘Deadpool’ (uma grande surpresa devido as baixas expectativas), ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’ (que trouxe alguns pontos referentes a franquia principal Harry Potter) e ‘Rogue One – Uma História Star Wars’ (que fez muitos fãs saírem da sala de cinema acreditando ser esse o melhor filme da franquia, mesmo sendo uma história paralela).

Outros filmes desses setores não foram tão bem nas bilheterias e/ou nas críticas como ‘X-Men; Apocalipse’, ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ e ‘Doutor Estranho’ (esse último não fez realmente feio, mas não empolgou como se esperava). Porém, o ano não foi só dos games e super-heróis, também teve espaço para dramas como ‘A Odisseia de Alice’ e suspenses de tirar o fôlego como ‘Rua Cloverfield, 10’. Que tal conhecer um pouco mais desses filmes?

Filmes de Super-Heróis

Filme: Deadpool

Dirigido por Tim Miller, o longa nos leva para dentro da história de Wade Wilson (Ryan Reynolds) que passa por uma experiência científica para tentar se salvar de um câncer avançado tornando-se assim o mercenário Deadpool. Um filme que conseguiu equilibrar boas sacadas humorísticas com ação. As cenas de violência se tornam poéticas em alguma medida já que se apresentam em câmera lenta.

Filme: Capitão América: Guerra Civil

Após uma relação conturbada nos filmes dos Vingadores finalmente surge um embate real entre Tony Stark (Robert Downey Jr.) e o Capitão América (Chris Evans). Os ataques de Ultron, ocorridos durante ‘Vingadores 2: A Era de Ultron’, suscitaram por parte de diferentes governos o desejo de controlar as ações dos super-heróis. Com opiniões diferentes sobre o assunto e enfrentando questões pessoais os dois personagens se dividem e acabam criando um racha na equipe também. Com direção de Anthony Russo e Joe Russo o filme combina bem elementos da humanidade dos heróis e cenas de ação.

Filmes Spin-Offs

Filme: ‘Rogue One – Uma História Star Wars’

Embora seja um spin-off, Rogue One, tem mais elementos do universo Star Wars que filmes da franquia principal. Os personagens com inclinação para a catástrofe como Jyn Erso (Felicity Jones) e Cassian Andor (Diego Luna) dão o tom de urgência para o longo. Jyn precisa ajudar a roubar os planos de construção da arma mais poderosa do Império, a Estrela da Morte, projetada por seu pai que inseriu um ponto fraco para que a Aliança Rebelde pudesse destruí-la. A direção é de Gareth Edwards.

Filme: ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’

A principal mudança proposta por esse filme no universo de Harry Potter é que a história se passa nos Estados Unidos. O magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega a terra do tio Sam com uma maleta recheada de criaturas mágicas que ele estuda, porém, um incidente em que algumas criaturas fogem abre uma caçada para evitar que os bruxos sejam expostos aos trouxas. Esse filme abre a perspectiva de ir a fundo em questões que não eram principais nos filmes de Harry Potter como o confronto entre Gellert Grindelwald (Johnny Depp) e o jovem Alvo Dumbledore (Jude Law).

Filmes Dramáticos

Filme: ‘A Odisseia de Alice’

O filme tem uma abordagem bastante interessante acompanhando Alice (Ariane Labed) que é uma engenheira que trabalha embarcada em navios cargueiros cercada apenas por homens. A personagem tem um namorado em terra firme, mas vive o dilema de ter se apaixonado pelo capitão do navio durante o trabalho. A direção é de Lucie Borleteau e apresenta uma visão poética desse universo masculino através de uma personagem feminina.

Filme: ‘Cinco Graças’

O filme dirigido por Deniz Gamze Ergüven conta a história de cinco irmãs que são criadas pelos avós na Turquia e que após um incidente com garotos da vizinhança passam a viver em clausura até o momento em que se casarem. Nesse longa é possível sentir a tristeza, angústia, mas também os momentos infantis das personagens que precisam dar força umas para as outras para passar por essa provação.

Filme: ‘O Silêncio do Céu’

Um filme nacional que apresenta a violência contra a mulher como pano de fundo, numa noite Mario (Leonardo Sbaraglia) chega em casa e se depara com a esposa Diana (Carolina Dieckmann) sendo estuprada. A surpresa do ataque faz com que Mario não tenha reação para ajudar a esposa que não sabe que ele assistiu ao crime. A violência prossegue mui além do estupro, pois Diana não fala sobre o ocorrido e o marido tenta de todas as formas fazer com que ela verbalize o que aconteceu porque é incapaz de admitir que sabe do ocorrido. A direção é de Marco Dutra.

Filme: ‘O Regresso’

O filme que finalmente consagrou Leonardo DiCaprio com o Oscar de Melhor Ator nos mostra a força do desejo de vingança. O explorador interpretado por DiCaprio é atacado por um urso e deixado para morrer na neve por seu companheiro de expedição, interpretado por Tom Hardy. A força para sobreviver e enfrentar todas as intempéries da natureza vem da vontade de se vingar de seu inimigo. O diretor do filme é Alejandro González Iñárritu.

Filmes de Comédia

Filme: ‘Capitão Fantástico’

Já pensou como seria o impacto de ser criado numa floresta e de repente se ver diante da vida moderna? Esse é o tema do longa dirigido por Matt Ross, o personagem principal Ben (Viggo Mortensen) se sente estafado da vida moderna quando decide viver isolado numa floresta com os seus seis filhos pequenos. As crianças vivem bem até que depois de um incidente são levadas para a cidade grande e sofrem com a falta de conhecimento de trato social.

Filme: ‘A Grande Aposta’

Esse filme pode ser considerado como uma comédia dramática sobre o capitalismo selvagem. Um dia o dono de uma pequena empresa (Christian Bale) aposta na quebra do sistema imobiliário norte-americano e acaba se dando bem. Nesse momento os personagens de Steve Carell e Ryan Gosling decidem apostar na queda do mercado americano. Esse filme vai a fundo em questões acerca do capitalismo e seu desenvolvimento. A direção é de Adam McKay.

Filmes de Terror

Filme: ‘A Bruxa’

O diretor Robert Eggers apostou em efeitos analógicos para despertar o medo dos telespectadores desse filme. A história gira em torno de uma família religiosa que passa a viver isolada numa floresta após ter sido banida de sua comunidade no século XVII. Os pais sempre dizem aos filhos que nunca adentrem a floresta, porém, um dia seu filho recém-nascido desaparece e a partir daí surgem situações em que se cria uma grande tensão psicológica com os elementos da própria vida em contato com a natureza.

Filmes de Suspense

Filme: ‘A Chegada’

Uma das grandes surpresas de 2016, ‘A Chegada’, traz elementos de drama ao mesclar a função atribuída a linguista Louise Banks (Amy Adams) e sua vida pessoal analisando o seu processo de luto. A personagem é convocada para decifrar a linguagem de alienígenas que chegaram ao planeta Terra e que parecem tentar se comunicar sem sucesso. Decifrar esses códigos é iminente para evitar uma guerra que pode levar a vida humana a extinção. O diretor do longa é Denis Villeneuve.

Filme: ‘Rua Cloverfield, 10’

O que você faria se um dia acordasse trancado no porão de um estranho? É isso o que acontece com Michelle (Mary Elizabeth Winstead), o estranho em questão é Howard (John Goodman) que diz a jovem que a salvou de um acidente e que ela não pode deixar o porão porque houve um ataque químico que tornou o ar venenoso. Até que ponto Michelle pode acreditar nesse homem e o que aconteceria se ela resolvesse sair? A direção é de Dan Trachtenberg.

Filmes de Ação

Filme: ‘Os Oito Odiados’

Mais um filme de Quentin Tarantino, ‘Os Oito Odiados’, tem elementos próprios do universo do diretor. Nessa história oito pessoas que aparentemente não tem nada em comum são obrigadas a se hospedar no Armazém da Minnie em meio a uma nevasca. Logo os seus elos vem à tona e um combate sangrento tem início com um toque de suspense. Mantenha os olhos bem abertos para não perder nenhum pequeno acontecimento significativo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.