Luta Esquisita

Lutas

As lutas são artes marciais nas quais são utilizadas várias técnicas de golpes, entre eles os agarramentos, arremessos, chaves, pinos, entre outros. Elas se baseiam na competição física entre duas ou mais pessoas, que tem como objetivo ganhar e permanecer em posições superiores. Existem vários estilos e modalidades de lutas, e com essas diferenças também ocorrem mudanças nas regras e nas técnicas das mesmas.

A luta também é uma modalidade de esporte, e depois do atletismo, é um dos estilos mais antigos, sendo praticada de maneira competitiva sem interrupções com o passar dos anos. Algumas técnicas de luta também são usadas em sistemas militares, entre outros.

Sendo tão antiga, tem-se os primeiros registros de lutas desenhados em cavernas francesas de mais de quinze mil anos. Esses desenhos foram feitos muito provavelmente por egípcios e babilônicos, e eles retratavam lutadores fazendo movimentos bem semelhantes aos que são realizados até nos dias de hoje. Existem também desenhos em cavernas de civilizações antigas, como as sumérias-acadianas que possuem datas dos anos 3000 a.C, além de pinturas em túmulos egípcios com datas dos anos 2400 a.C.

Além de serem retratadas nesses desenhos rupestres, as lutas também ganharam muitos espaços na literatura e na mitologia e/ou folclore da Grécia antiga, até que por fim, elas foram introduzidas nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, sofrendo algumas adaptações, principalmente no que diz respeito a diminuição da brutalidade do esporte.

Nas Olimpíadas Modernas a luta esteve presente desde sua primeira edição, nas modalidades de estilo-livre e greco-romano, e isso fez com que até nos dias atuais a Rússia e os Estados Unidos se destacassem no estilo greco-romano, por exemplo. As lutas também foram bastante evidenciadas nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Estilos de Lutas

Como já foi apresentado acima, com o passar do tempo as lutas ganharam espaço e adeptos em todo o mundo. Existem pesquisas e estudos que apontam vários benefícios – tanto físicos, quanto mentais – para as pessoas que a praticam. Além disso, ela também confere a essas pessoas capacidade de se defender de outras pessoas, quando necessário. Abaixo serão apresentadas as modalidades de artes marciais mais famosas e mais praticadas no mundo.

– Jiu-Jitsu

Essa é uma arte marcial de origem japonesa, e seu nome pode ser traduzido para o português como “ju” de “suavidade” ou “flexibilidade” e o jitsu como “arte” ou “técnica”. Essa arte marcial utiliza golpes como alavancas e torções, visando derrubar o adversário.

A origem exata dessa luta é desconhecida, mas presume-se que ela foi desenvolvida em escolas de samurais, que são a casta japonesa reconhecida como guerreiros. Também existem especulações de que ela foi originada com influências indianas.

Seu principal objetivo na sua criação, era deter os oponentes não portando nenhum tipo de arma, os derrubando apenas com as técnicas citadas acima. Sua popularização se deu pelo fato de não ser preciso uma força muito grande para vencer, sendo necessário apenas o conhecimento das técnicas corretas e adequadas a serem usadas.

– Kung Fu

Com nome original “Wushu”, o termo é traduzido como “arte da guerra”, essa luta é uma das mais antigas e teve origem na China, com um dos primeiros registros no ano de 2674 a.C. Sua historia não é completamente conhecida, mas provavelmente ela foi aprimorada com o passar do tempo, sofrendo mudanças em várias épocas e em diferentes dinastias.

Os golpes dessa luta foram desenvolvidos baseados na observação dos movimentos de diferentes animais, desenvolvendo também diferentes estilos, como o Estilo Águia, que é caracterizado pelo fortalecimento dos dedos, deixando quem o pratica especializado em torções. Há também o Estilo Dragão, que tem como principal característica os movimentos mais longos, que utilizam o cotovelo, joelho e outras juntas, tudo sendo baseado nos poderes dos dragões. Existem ainda estilos como Garça Branca, Leopardo, Macaco, Serpente Divina, entre muitos outros.

– Muay Thai

Luta de origem tailandesa e conhecida pelos esportistas em geral como uma das lutas mais violentas desse meio, sendo um esporte de combate. Nessa luta são utilizados golpes como chutes, joelhadas, socos, cotoveladas, entre outros.

Por esse motivo, essa luta exige uma preparação física adequada, já que é preciso que seus praticantes tenham  que se esforçar muito e possuam uma boa resistência e condicionamento físico.

– Karatê

Seu nome significa “mãos vazias”, essa luta tem origem também no Japão, e seu nome é esse pois o participante pode apenas utilizar suas armas naturais, ou seja, seu corpo. Ela visa principalmente a defesa, muito mais do que o ataque, fazendo com que os envolvidos nessa arte marcial desenvolvam bastante sua coordenação, seus reflexos e sua velocidade.

A combinação ideal dessa luta é a de velocidade, técnica e estratégia, possibilitando com que haja um intenso controle dos movimentos do lutador, fazendo com que a execução e o decorrer da luta se dê de um modo perfeito.

– Capoeira

É uma luta afro-brasileira, originada no Brasil pelos escravos que precisavam encontrar uma forma de se defenderem da violência que sofriam dos senhores do engenho da época. Essa arte marcial envolve dança e luta, sendo uma mistura de culturas.

Existem três estilos que podem ser seguidos, a “capoeira angola” que é a mais antiga e tradicional, onde os golpes são baixos e o ritmo musical é lento. Há também a “capoeira regional”, que tem movimentos mais rápidos e acontece ao som do berimbau. E por fim há a “capoeira contemporânea” que junta os dois estilos citados.

– Judô

Desenvolvia por um japonês, essa luta é uma mistura das técnicas de jiu jitsu com outras lutas do ocidente, que resultaram nessa luta sem armas. Esse é um esporte saudável e não violento, sendo praticado em um tatame, muito utilizado nos dias de hoje.

– Taekwondo

Originada na Coreia do Sul, essa arte marcial que se baseia em um esporte de combate, fazendo com que seus competidores passem por níveis, e subam de grau conforme sua capacidade de luta.

As principais regras desse esporte são a proibição de socos no rosto, e também de golpes ou empurrões da cintura pra baixo do adversário.

– Boxe

Uma das poucas lutas originadas no Ocidente, esse é um esporte onde os lutadores usam apenas os punhos para defesa e ataque, fazendo assim com que se tornasse uma luta bastante simples, de apenas seis golpes. Essa arte marcial é usada principalmente com o objetivo de melhorar o condicionamento físico, e não necessariamente como uma luta de fato.

Luta Esquisita

Indo contra essas lutas que foram apresentadas, existem algumas modalidades que são bastante estranhas e diferentes, como a Scientific Aggressive Fighting Technologies of America (SAFTA), por exemplo, quem tem como tradução “Tecnologias de Luta Cientificamente Agressivas da América”, luta que demanda bastante agressividade, objetivando dedadas no olhos e chutes em regiões delicadas.

Há também o Hip Show, que mescla lutas de MMA com uma espécie de brincadeira de pega-pega, além de alguns obstáculos e que conta também com um locutor. Nessa modalidade os atletas são colocados em uma arena com obstáculos e divididos em equipes, onde eles devem lutar e usar os obstáculos para cercar os adversários e ainda ganhar impulso.

Outra modalidade curiosa é a Liga de Guerra de Travesseiros, que tira o aspecto infantil, e leva para um nível agressivo. Essa competição acontece no Canadá de modo profissional, sendo o único local em todo o mundo. Porém, na prática, os travesseiros acabam ficando de lado, dando lugar a agressividade.

Existem ainda muitos tipos de lutas estranhas, como lutas em equipe por exemplo. Elas ainda são bastante desconhecidas, e quase nenhuma é regulamentada, fazendo com que não conquistem muitos adeptos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.