Quanto Tempo Academia Começa dar Resultado?

Muitas pessoas desejam emagrecer, ou ter um corpo mais definido e musculoso, e dessa forma investem em treinos na academia para atingir esses objetivos. Porém esse não é um processo rápido, muito menos instantâneo, e o tempo de observação dos resultados pode variar bastante de uma pessoa para outra. Ainda que hajam inúmeros fatores para isso, existem algumas dicas que podem potencializar o efeito dos treinos.

É comum encontrar pessoas que iniciam programas de exercícios, e criam uma certa rotina para os mesmos por várias vezes, e sempre acabam reclamando da falta de resultados. Mas para analisar de uma maneira justa, é interessante alinhar as expectativas sobre o resultado.

Os resultados são obtidos conforme as metas são criadas, dessa forma, para uma pessoa ganhar alguns quilos de massa magra já é indício de um resultado muito satisfatório, mas para outras, o resultado só se torna suficiente quando o corpo está próximo do de um atleta fisiculturista. Tendo isso em mente, é evidente que as metas escolhidas são fatores que interferem muito no tempo de efeito.

Tratando de uma forma bem generalizada, os primeiros resultados da musculação aparecem entre três e cinco meses, e sempre sabendo que o nível e modo do programa de treinamento interferem muito em todo o processo. Além disso, os resultados são influenciados por outros dois fatores, além do treino, que são a dieta e o descanso. Os três precisam estar muito bem alinhados, para que os resultados sejam mais efetivos e eficientes.

Quanto mais específico, e com intensidade e volumes adequados for o treino, mais rápido os resultados tendem a aparecer. Do mesmo modo, se a dieta seguida respeitar todas as vitaminas e nutrientes a serem oferecidos para que o corpo possa responder aos estímulos e se regenerar, os resultados também serão mais rápidos. O descanso também tem papel fundamental, como já foi citado acima, já que é esse momento o responsável pela regeneração celular e pela liberação dos hormônios que realizam o anabolismo, e assim os resultados são muito potencializados.

Isso reflete completamente no caso de um indivíduo que vai a academia três vezes na semana e ainda assim falta em alguns dias, não segue nenhum tipo de dieta e descansa pouco, comparado aos resultados de uma pessoa que realiza um treino regrado e específico e sem muitas faltas, possui uma dieta adequada e balanceada e descansa de forma correta. Certamente a pessoa do segundo caso terá muito mais sucesso e resultados mais efetivos e rápidos.

Analisando esses fatores citados, é perceptível que não existe um padrão totalmente definido para os treinos surtirem efeitos, não sendo possível medir com exatidão. Mas nos dias de hoje, existem alguns estudos científicos que tentam achar uma linha em comum entre todos os casos.

Um desses estudos, realizados por uma universidade norte-americana de medicina, aponta que uma pessoa pode ser considerada ativa depois de seis meses realizando atividades físicas de forma constante. Seguindo esse raciocínio, de modo conceitual e teórico, os resultados só podem ser apontados de fato, após esse prazo. Mas esse posicionamento é considerado bem generalizado.

Outro estudo diz que os resultados dependem, além daqueles fatores que já foram citados acima, também de fatores genéticos e de idade. Considerando todos esses aspetos, é considerado possível ver os primeiros resultados a partir da quarta semana, porém o tempo médio é de dois a três meses.

Agora se tratando de resultados que dizem respeito a perda de calorias e redução de peso, eles aparecem de forma bem mais rápida e acentuada. Desde que haja uma alimentação restritiva e saudável, é possível observar uma perda de peso bem considerável na primeira semana, de até dois quilos.

Já para a melhora na resistência e capacidade cardiovascular, são necessários de dez a quinze dias de treinamento para que os primeiros resultados possam ser observados, mas a continuidade dessa rotina é de extrema importância e leva a resultados ainda melhores.

Abaixo serão apresentadas mais dicas práticas para a melhoria e potencialização dos resultados da academia.

  • Respeite um período adequado de descanso: Como já foi falado, o período de descanso é muito importante, já que é nesse momento em que o corpo se recompõe. O tempo ideal de descanso varia entre um e dois dias após a realização do exercício, por isso, muitos profissionais não indicam que se treine o mesmo músculo todos os dias, esperando pelo menos um dia para exercitá-lo novamente.
  • Varie os exercícios: O corpo apresenta uma certa tendência a se acostumar com os exercícios, e desse modo, não importa o quão pesado ele seja, ficar repetindo o mesmo treino não faz com que a massa aumente, estacionando a evolução.
  • Se aqueça antes de malhar: É importante preparar o corpo antes de pegar uma carga muito intensa, de modo que se evite lesões e deixe o exercício com maior rendimento. Após o treino também é importante alongar os músculos.
  • Execute o treino do jeito mais correto possível: Primeiro é interessante ajustá-lo a um tempo de cerca de uma hora. Claro que isso é muito variável, já que depende da academia em que se frequenta, entre outras coisas, porém é só para ter a ideia de que o treino não precisa ser muito longo para apresentar bons resultados, desde que todos os movimentos sejam executados da melhor forma, e de preferência com o auxílio e a orientação de um profissional de educação física.
  • Respeite os limites do corpo: Ainda que seja necessário manter o treino desafiador e pesado, é importante pensar em respeitar os limites, evitando qualquer tipo de lesão nos músculos e nas articulações..
  • Boa alimentação: Evitar alimentos muito gordurosos e/ou industrializados é muito importante nesses casos, e até mesmo em toda a vida. É interessante dar preferência aos alimentos ricos em proteínas e bons carboidratos e gorduras. Os mais indicados são peixes, carnes magras, azeites, e grãos integrais. Também é fundamental a ingestão de água, já que ela é peça chave na reposição de sais minerais, na hidratação do corpo e na recuperação muscular, por isso é importante beber pelo menos dois litros por dia.

Além de todas essas dicas, é necessário paciência e determinação, que os resultados virão no tempo certo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.