A História Do Cristo Redentor

O monumento de Jesus Cristos com os braços abertos situados no bairro do Alto da Boa Vista (RJ) representa símbolo conhecido em nível mundial, índice significativo não apenas do Rio de Janeiro como também do Brasil. Presente de modo preciso no Morro Corcovado, em quase 110 metros acima dos limites marítimos.

A História Do Cristo Redentor

A História Do Cristo Redentor

Inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, às 19h15, dia oficial de Nossa Senhora Aparecida depois de cinco anos de constantes obras e discussões culturais. Símbolo principal do cristianismo. Ícone internacional do Brasil. Em Lisboa no ano de 2007, no Estádio da Luz (Benfica), ganhou eleição como um das sete maravilhas do mundo.

O monumento tem 38 metros de altura, trinta na estátua e oito no pedestal. Consiste no segundo maior símbolo de Cristo do Mundo, ficando atrás do Cristo Rei, na Polônia.

Pesquisa da revista América Economia realizada no ano de 2011 coloca o Redentor como o maior símbolo da América Latina de acordo com quase 25% dos 1.734 executivos entrevistados estabelecidos em todos os países latino-americanos.

Meados Do Cristo Redentor: Sete Maravilhas Do Mundo

O padre lazarista Pedro Maria Boss sugeriu a construção de monumento religioso no ano à Princesa Isabel no ano de 1858. Com as discussões da liberdade aos escravos e do povo brasileiro contra o império estabelecido desde 1822 à ideia ficou para segundo plano.

Apenas após décadas a discussão entrou em pauto. No ano de 1921 o poder público se organizava para comemorar os preparativos de comemoração do centenário da Independência de Portugal.

Meados Do Cristo Redentor: Sete Maravilhas Do Mundo

Meados Do Cristo Redentor: Sete Maravilhas Do Mundo

Interessante notar que no local em que está o Cristo Redentor existia a estrada de rodagem, construída no ano de 1824. Em 1884 foi inaugurada a estrada de ferro que ligava os trechos Cosme Velho-Paineiras.  A ferrovia com 3,8 mil metros de extensão ganhou eletricidade no ano de 1906, primeira do Brasil.

Existem historiadores que colocam o monumento como parte marcada nos capítulos da história de engenharia civil no Brasil. O concreto armado que ergue Cristo está revestido por mosaico composto de pedra-sabão de Carandaí, região estabelecida em Minas Gerais.

Pedra Fundamental!

Apesar de a pedra fundamental ser colocada no dia 04 de abril de 1922 as obras apenas começara para valer em 1926. Entre os nomes que colaboraram à construção vale destacar o nome do engenheiro Heitor Silva, Carlos Oswald (artista plástico) e Paulo Landowski, escrito polonês que executou os braços e rosto.

Cristo Redentor: Presente Da França Ou Das Paroquias?

Os boatos apontam que o monumento representa presente concedido da França para comemorar o movimento de independência, assim como aconteceu de modo assumido entre franceses e norte-americanos á construção da Estátua da Liberdade.

Porém, a história oficial sob a ótica brasileira aponta que a construção foi patrocinada por doações feitas de fieis de paróquias e arquidioceses brasileiras. De acordo com o ponto de vista, do território francês chegou apenas réplica de quatro metros composta de pequenos moldes feitos por Landowski – fatos atestados de modo rigoroso na série Detetives da História, do History Channel.

Movimentos Contrários

O anúncio dos planos para construir não foi atestado por todos os membros da sociedade. Ao contrário, movimentos religiosos que condenam idolatria a Roma reivindicaram de modo pontual e causaram impacto na imprensa da época, embora a história tenha ofuscado essa parte na maioria dos livros didáticos indicados ao ensino médio e fundamental.

Representantes da Igreja Batista publicaram nota pública no Jornal Batista condenando a construção porque simboliza atestado de eloquência de completa idolatria à igreja romana. Parte da crítica enxerga com intolerância a presença do monumento levando em conta que no Antigo Testamento foram estabelecidas ordens divinas contra a criação de imagens e símbolos referentes ao poder divino.

Por outro lado os católicos não ficaram com os braços cruzados vendo a crítica de outras religiões ganharem parte mínima da crítica. Os argumentos apostólicos romanos afirmam que jamais adotariam idolatria na religião, algo reprimido em todas as hipóteses de acordo com o pensamento doutrinário.

Posições católicas esclarecem de modo contínuo para a opinião pública que as imagens de santos são vista por fieis como símbolo da fé a ser seguida. Argumento mais usado foi da Arca de Aliança, projeto ordenado por Deus a Moisés com o propósito de adorno divino.

Antes da construção o país vivia o romantismo nas discussões religiosas que dividia as opiniões de protestantes, católicos e ateus. A igreja Batista liderou a luta contrária e chegou a defender ideia de que o dinheiro arrecadado deveria ser usado para obras beneficentes.

Quando o Cristo Redentor Foi Inaugurado?

Dentro da cerimônia de apresentação esteve prevista a iluminação acionada com a ação da cidade de Nápoles. Guglielmo Marconi, cientista italiano, emitira o sinal elétrico a ser retransmitido à antena localizada em Jacarepaguá, via estação de recepção situada na cidade de Dorchester, na Inglaterra, com convite do milionário das comunicações, Assis Chateaubriand.

Porém, com o mau tempo a façanha ficou impossibilitada e a iluminação acabou seguindo o plano B e aconteceu direto no local. O sistema de luz original precisou ser substituído pela primeira vez no ano de 1932.

Sete Maravilhas Do Mundo: Cristo Redentor

O presidente Lula chegou a discursar no Corcovado para promover a eleição da construção como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.  O anúncio acontecer em Lisboa no ano de 2007. A decisão passou por concurso informal baseado nos votos populares feitos por telefone e internet. A organização que organizou o evento aponta que a contagem dos votos ultrapassou a casa dos cem milhões de votos!

Não se pode ignorar o fato de que apesar do evento ter notoriedade mundial o concurso não teve apoio oficial por parte da ONU (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que apontou problemáticas consideráveis nos critérios científicos para realizar a escolha dos pontos turísticos.

Direitos De Uso      

Os direitos de imagem do Cristo Redentor pertencem à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro desde o ano de 1980. Existem disputas intensas por parte dos herdeiros de artistas que trabalharam na concepção da obra. O acesso à estátua acontece via Parque Nacional de Tijuca, cuja administração fica por conta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.