O Que Foi o Helenismo?

Tudo que nos cerca tem história. Por mais insignificante que algo seja sempre terá recordações de seus melhores momentos e fará parte de uma história que no final, tem importância para alguém. Mas então existem aqueles casos onde a história se torna importante para uma civilização inteira e consequentemente, passa a ser contada geração após geração. Foi exatamente dessa forma que ficamos conhecendo fatos que aconteceram desde os primórdios da humanidade.

O Que Foi o Helenismo?

O Que Foi o Helenismo?

Conversar sobre história é muito bom porque história é sinônimo direto de conhecimento, e o conhecimento engrandece qualquer pessoa. Pensando nisso então, que tal conhecer um pouco mais sobre um período da história muito importante para os gregos? Vamos conhecer um pouco mais sobre o Helenismo. O que foi, quando aconteceu e principalmente, porque foi um período tão importante na história das antigas civilizações, a ponto de hoje ser estudado por escolas e universidades do mundo inteiro.

Definição: O Que Foi o Helenismo?

Também chamado de período helenístico, foi um período muito importante para a história antiga, porque foi  uma das lutas por domínio de cultura que mais influenciou o mundo na época. Buscando espaço, o império grego e o império romano disputavam entre si, mais espaço territorial e cultural para a civilização da época.

Definição: O Que Foi o Helenismo?

Definição: O Que Foi o Helenismo?

Como Tudo Começou…

Era uma vez um grande rei, Alexandre Magno. Além de um bom regente, Alexandre, rei da então Macedônia passou a explorar e conquistar alguns territórios ao redor do mundo e assim disseminava consideravelmente a cultura grega por esses lados. Foi então que ele resolveu investir mais em suas conquistas e incluiu como parte do universo grego, civilizações como o Egito, a Pérsia e uma boa parte das civilizações orientais, que incluía todo o território da Índia.

Com toda essa conquista de Alexandre Magno, a cultura e o idioma grego ganharam uma dimensão consideravelmente grande e passou a ter grande importância no cenário de culturas internacional. Esse período durou pacificamente mais ou menos 300 anos, terminando no ano 147 a.C. porque os romanos invadiram o Egito e passaram a implantar uma nova visão de cultura.

E o Helenismo Ganha Forma e Espaço

A principal característica desse período com certeza foi a ascensão da ciência e do conhecimento. A partir do Helenismo, a Macedônia, a Síria e o Egito, tiveram sua cultura consideravelmente modificada e os costumes gregos passaram a predominar nessas regiões.

Então o helenismo padronizou, de certa forma, todas essas regiões e passou a perpetuar cada vez mais o que vinha da Grécia antiga. Antes, cada uma dessas civilizações tinha seus princípios culturais, suas crenças e seus conceitos. Cada civilização cultuava seus próprios deuses e com o helenismo, passaram a misturar as crenças onde, em um único lugar, diversas crenças religiosas poderiam coexistir de forma igual e sem desvantagens. Essa mesma diversificação também aconteceu com a filosofia e com a ciência.

A cidade de Alexandria tornou-se na época, o maior centro de cultura helenística do mundo. A cidade recebeu grande destaque, principalmente pelo seu crescimento nas artes e na literatura. Construções como o Zoológico alexandrino e o Observatório Astronômico, foram duas das grandes construções que merecem sempre um destaque especial quando falamos desse período. A biblioteca de Alexandria também foi um marco histórico do período helenístico com seus mais de 200 mil livros e onde existiam salas de copistas para a produção de papiros. Antioquia, capital da Síria, onde sua localização estava próxima à foz do rio Orontes, em pleno Mediterrâneo, também foi outro grande centro cultural desse mesmo período.

Destaques

Alguns acontecimentos merecem destaque sempre que paramos para conversar sobre esse período. Citamos alguns exemplos abaixo:

  • – O considerável crescimento da matemática e da física, sendo a partir de então, fontes de estudos e pesquisas importantes e campo que deu destaque a estudiosos importantes como Euclides e Arquimedes.
  • – O desenvolvimento de algumas áreas de estudo importantes como a astronomia, a medicina, a geografia e a gramática. Devido o reconhecimento maior dessas áreas, outros estudiosos, assim como aconteceu com a matemática e física, receberam destaque na área. No caso da literatura, o poeta Teocritus, foi e continua sendo de extrema importância, principalmente para o conhecimento de dois segmentos poéticos: a idílica e a bucólica.
  • – Passando desses campos e chegando na filosofia, podemos destacar as quatro correntes filosóficas muito discutidas na época. Essas correntes estavam com seus estudos voltados para a descoberta da fórmula da felicidade. Eram elas: os cínicos, que defendiam a ideia de a felicidade era resultado da liberação das coisas transitórias que possuímos e isso incluía até as inquietações que poderiam surgir com a saúde; a segunda e a terceira corrente era os estóicos e os epicuristas. Estes acreditavam que a felicidade morava em um individualismo moral; a quarta e última corrente, o neoplatonismo, que foi o movimento que mais recebeu destaque na época do helenismo, apostava que a felicidade estava relacionada ao pessoal, estudo já feito anteriormente no período pré-socrático por Demócrito e Heráclito.
  • – Nas artes helenísticas, clássicos que já eram destaque na Era Antiga, continuavam recebendo um merecido destaque. Um bom exemplo disso: a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e o grupo do Laocoonte.
  • – Nas questões religiosas, podemos dizer que o Helenismo batia de frente com o Cristianismo, que na época estava em ascensão e já dominava algumas partes da civilização romana. Diferentemente, a crença helenística já era mais voltada aos conceitos pagãos.

Período Helenistico: Bom Ou Ruim?

Assim como outros fatos históricos, essa questão sempre será discutida, pois alguns a veem como um período de discriminação religiosa, incentivador a práticas culturais diferentes daquela regional entre outros casos. Já outras pessoas defendem esse período justificando-se nos parâmetros do conhecimento e das oportunidades, já que se não fosse a implantação do helenismo, muitas descobertas científicas, literárias e culturais não teriam acontecido, inclusive alguns grandes nomes e estudiosos.

Cabe a você se aprofundar um pouco mais sobre esse período que com certeza, é um período cheio de descobertas e novidades para o mundo e tirar suas próprias conclusões. Além de decidir se foi bom ou ruim, você vai descobrir que grandes feitos atuais começaram a ser praticados justamente nesse período histórico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.