Seu sonho é ter som automotivo completo e estiloso para tornar sua experiência de direção mais agradável e animada? Pois, então veio ao lugar certo, pois daremos dicas de como montar um sistema de som perfeitamente alinhado com os seus desejos. Preparado para começar a montar o projeto para o seu carro?
Som Automotivo Completo: Transforme a Sua Experiência de Direção
Nos últimos anos o som automotivo ganhou uma série de incrementos deixando de ser apenas um companheiro secundário para se tornar um aliado para distrair a família e relaxar enquanto enfrenta o trânsito.
Hoje em dia já se fala sobre projeto de som automotivo que nada mais é do que um conjunto de equipamentos que quando bem instalados garantem desempenho de maior qualidade. Conheça mais sobre esses equipamentos abaixo.
Unidade Principal
O núcleo central do sistema automotivo de som pode ser encontrado em diversos modelos como CD, DVD, MP3, Rádio AM/FM e Central Multimídia com TV. A escolha depende da finalidade desejada pelo usuário. As opções mais sofisticadas do mercado tocam formatos variados de som e vídeo como MPEG, MP3, DVIX, WMA entre outros.
Um dos modelos que vem se destacando nos últimos tempos é a Central Multimídia com GPS que oferece mais essa funcionalidade. Concentrar facilidades num único terminal contribui para tornar sua experiência com seu carro muito mais prática.
Elementos da Unidade Central
– DVDs Player
O DVD automotivo é um dos itens que não podem faltar para um sistema de som completo, podem ser encontrados em dois tamanhos 1 e 2Din. Aparelhos de 1Din tem a altura de um player convencional e são do tipo DVD automotivo retrátil tendo melhor adaptabilidade ao painel do veículo. Por sua vez os de 2Din são maiores sendo necessária uma adaptação no painel do veículo.
– Formatos de Entrada
O USB e Memória SD são os formatos de entrada presentes nos modelos mais sofisticados. Tendo esses formatos suas músicas e filmes podem ser armazenados em Pendrives ou Memory Card (Cartão de Memória SD).
– Alto-Falantes
Há disponível no mercado os seguintes tipos de alto-falantes: subwoofers (frequências subgraves), woofers (frequências graves), drivers (frequências médias) e tweeters (frequências agudas). Esses são os alto-falantes que atendem apenas uma via (frequência). Também há opções que atendem duas ou mais vias sendo chamadas de caixas-trio ou multivias. As opções são: Coaxial (2 vias), Triaxial (3 vias) e Quadriaxial (4 vias).
– Módulos Amplificadores
A função dos módulos amplificadores de potência, como o nome indica é elevar a potência do seu player. É importante que sejam compatíveis com a impedância dos falantes para que não haja danos nos alto-falantes. É possível encontrar três classes de amplificadores: Mosfet, Booster (não é o mesmo que a marca) e o Digital.
Os amplificadores Boosters são mais indicados para amplificação de frequências mais graves e médias, as frequências agudas podem sofrer interferências. Como tem transformadores como sua fonte de alimentação são mais pesados e apresentam consumo de bateria mais elevado.
Amplificadores Mosfet são mais leves e apresentam consumo menor de bateria por usar uma fonte chaveada. Esses modelos têm entradas RCA e alguns modelos possuem crossover embutido. Os amplificadores Digitais são utilizados em projetos de som de maior potência, porém, há modelos destinados a projetos menores.
Gostou de saber mais sobre os itens que não podem faltar no seu projeto de som automotivo completo?