Tudo Sobre Nado Medley

A pessoa que gosta de nadar, ou mesmo acompanha o esporte de natação, com certeza tem conhecimento desta modalidade, o nado medley, no qual o indivíduo pratica quatro estilos de nado diferentes.

Nessa modalidade, quando a competição é individual, ela segue uma sequência, que é a seguinte: nado borboleta, nado costa, nado peito e nado livre. Quando a competição é com revezamento, a sequência muda e o competidor começará pelo nado costas, passando para o nado borboleta, depois para o nado peito e, por último, nado livre.

Para que o atleta consiga desenvolver as várias habilidades, que são necessárias para competir nessa modalidade, é de suma importância que ele inclua em seu treinamento, que deve ser diário, todos os quatros estilos de nado, deve fazer exercícios educativos, séries de perna, de braços, de cada um dos estilos.

No geral, para conseguir um bom condicionamento físico, força, resistência, e com isso ter uma boa base para praticar a natação, é indicado que praticamente todo atleta fique um bom tempo praticando o nado livre.

No entanto, uma dica para o atleta ter um bom desenvolvimento no nado medley é fazer uma divisão no treino.

Dessa forma, ele pode detectar e fazer a correção necessária nas falhas de cada estilo, reforçando e aprimorando a técnica de cada um deles, pois ele necessitará de todos para conseguir um bom resultado na competição do nado medley.

Quando o atleta faz o aprimoramento do condicionamento físico, ele passa pela etapa cujo nome é fase de base. Durante esse tempo, atleta intensifica o seu treino dedicando uma parte considerável do seu tempo para o fortalecimento do condicionamento físico, nadando distâncias mais longas.

Depois de concluir essa fase, o atleta vai entrar em um processo de lapidação, no qual ele se dedica especificamente às competições.

E é deste ponto que o atleta introduz em seus treinos todos os outros estilos de nados, trabalhando tecnicamente tantos as pernas como os braços, e também aperfeiçoando as viradas, sem se esquecer de trabalhar a transição dos estilos.

Para que o treino seja mais eficiente e completo, é bom que o atleta foque no seu estilo menos desenvolvido.

No decorrer da competição, o treinador vai observar se o atleta está se concentrando no estilo em que ele é mais deficiente. Assim, o atleta não gastará toda energia em uma parte específica da competição.

Dicas Para Um Bom Treinamento

Algumas dicas para treinamento:

  • Fragmente o treinamento, focando em um estilo de cada vez;
  • Treine as passadas de um estilo para o outro;
  • Tente praticar dois estilos por vez como: nado peito para o livre, ou então nado borboleta para o nado costa, nado costa para o peito;
  • Dê uma atenção especial ao estilo que você tem mais dificuldades;
  • Pratique viradas de maneira correta e rápida,
  • Fique atento ao estilo correto para não esquecer.

Na hora do treino, relaxe as pernas e também os tornozelos, evite dobrar muito os joelhos quando for bater as pernas, faça o treino usando uma prancha, movimente as pernas em curtas distancias a prancha impedirá que os joelhos se dobrem muito.

Evite deixar os quadris e os pés muito abaixo do nível da água, procure deixar os quadris fora da água, foque nas batidas de pernas continuas, espirrando água com os pés. Evite deixar a cabeça muito alta, pois isso fará com que os quadris abaixem demais.

Pratique batidas de pernas mais alongadas, fique com a cabeça inclinada voltada para traz, olhando para cima enquanto bate as pernas.

Não deixe o corpo girar em excesso na água, fique atento às mãos, para não fazer uma entrada incorreta das mesmas. Faça exercícios específicos e entre na água, mantendo os braços retos.

Procure espalhar o mínimo de água quando bater as mãos na mesma; fique atento à entrada correta das mãos entre com o lado do dedo mindinho primeiro; faça um treinamento específico focando na entrada das mãos, mantendo o polegar voltado para cima, fazendo a rotação mindinho para baixo.

Na hora da competição, evite olhar a sua volta quando for fazer a virada.

Foque na finalização de parede, para fazer isso corretamente usando as duas mãos no estilo borboleta e no nado peito.

Quando for finalizar na parede procure finalizar cada estilo com uma braçada completa; ao passar do nado borboleta para o nado costa evite ficar na posição frontal. Ao fazer as viradas procure ser o mais rápido e alonga-las o máximo possível.

Dicas de Reforço

Nado Medley 4x100

Nado Medley 4×100

Veja agora algumas dicas de reforço para você fazer um treinamento mais consistente.

  • Divida o treinamento em partes. Pratique por um bom tempo cada estilo e faça isso treinando um de cada vez.
  • Foque bastante nas viradas, treine-as bem passando de um estilo para o outro. Repita isso várias vezes.
  • Procure praticar dois estilos de uma só vez, comece passando do nado borboleta para o nado costa; em seguida passe do nado costa para o nado peito; e depois do nado peito passe para o nado livre.
  • Identifique qual é o estilo que você tem mais dificuldade, e foque neste estilo, para que você possa corrigir as falhas nele existentes.
  • Na hora das viradas tente ser o mais rápido que puder, e faça isso do jeito correto, com isso você ganhará tempo e poupará energia.
  • Ao fazer as viradas não olhe a sua volta. Isso tirara seu foco.
  • Não esqueça o estilo correto a ser usado, mantenha sempre o foco na competição.

Para aproveitar o nado livre, como o nome já diz tudo, você pode escolher qualquer um estilo, mas a dica é usar o nado crawl, pois esse estilo é o mais rápido econômico no que diz respeito a energia

Como você sabe, usando esse estilo você pode se movimentar por baixo da água com os braços a frente da cabeça puxando até as coxas, e também por cima da água, jogando os braços na frente dos ombros.

Você pode dividir o trabalho dos braços em duas fazes: uma é a fase aérea e a outra é a fase aquática. As pernadas devem acompanhar as braçadas de maneira sincronizada. Dessa forma você terá uma boa vantagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.