Visão Geral Sobre a Ginástica Rítmica
A ginástica por si só é um esporte que conta com várias ramificações, sendo que uma das mais famosas delas é a ginástica rítmica, que pode ser definida como a união de modalidades de exercícios que visam trabalhar conceitos de coordenação motora, força e flexibilidade, podendo essas atividades serem ou não competitivas. Essas atividades englobam uma grande variedade de atividades e movimentos a serem realizados e que podem inclusive fazer uma mescla com outras atividades oriundas do balé e da dança teatral, por exemplo. O objetivo desses movimentos é que sejam sempre realizados de uma forma ritmada e com harmonia com a música que está sendo reproduzida no momento. Além disso, todas as atividades devem também precisam ser realizadas de forma coordenada com alguns utensílios que são classicamente utilizados nessa modalidade, como por exemplo a fita, a corda, as maças o arco e a bola.
No nível competitivo a ginástica rítmica é realizada somente por atletas do sexo feminino, porém, quando se fala a respeito da prática geral é possível sim encontrar homens que pratiquem esse esporte, principalmente em países como o Japão, que conta com uma participação mais significativa dos atletas do sexo masculino. É muito comum que as atletas comecem a praticar a ginástica bem novas, quando possuem cerca de seis anos de idade, e isso acontece porque a preparação de uma pessoa até que ela atinja um patamar profissional exige muito foco e muito tempo de treino.
Porém, ainda assim não existe uma idade máxima que limite a possibilidade dessa prática, nem mesmo quando se diz respeito a realização profissional e competitiva, já que mais faz diferença nesse caso é o esforço do atleta propriamente dito. Na maior parte das vezes os eventos competitivos de ginástica rítmica acontecem em um tablado específico para a realização dessas atividades e o tempo de apresentação varia entre um período de setenta e cinco a cento e cinquenta segundos, dependendo do fator de a prova ser realizada de forma individual ou coletiva.
O principal ponto que a ginástica rítmica preza é pelo desenvolvimento de alguns itens ao longo de toda a realização da prova, sendo os principais a harmonia, a beleza e a graça dos movimentos, que sempre devem ser pensados e executados de forma muito criativa, juntamente combinado com todas as características que já foram citadas anteriormente, além de poder ser composta também de itens como o teatro e a música. Resumidamente, o que mais conta na realização dessas provas é sempre a satisfação estética que a mesma proporciona às pessoas que estão assistindo, e no caso das competições, aos jurados que irão definir a pontuação e a colocação final.
A ginástica artística apresenta ainda características que sempre evidenciam pontos como a dança e a musicalidade, e isso acontece desde a época em que começou a ser criada e idealizada, onde o responsável por isso foi o filósofo Rousseau. Claro que com o passar do tempo o esporte foi se aprimorando e mais modalidades foram sendo criadas, chegando finalmente mais próximo ao que conhecemos atualmente. Foi inclusive na antiga União Soviética que essa atividade realmente se tornou um esporte, e de lá se espalhou para a Alemanha, que foi o local responsável pela implementação do uso de alguns objetos que permanecem utilizados até os tempos atuais, e a partir disso foi se difundindo ao redor do mundo todo.
Ainda que tenha sofrido muitas mudanças e alterações, alguns princípios foram e sempre serão mantidos na ginástica rítmica, como é o caso da leveza, da graça, da beleza e também da realização precisa das técnicas dos movimentos. Todos esses requisitos fazem com que surja um conjunto de harmonia e entrosamento com a música, e assim os atletas conseguem expressar o que quiserem por meio da movimentação de seus corpos, contextualizando também com os sentimentos que desejam liberar.
Quais São Os Benefícios Da Ginástica Rítmica?
Falando primeiramente relacionado aos aspectos físicos, um ótimo benefício da ginástica rítmica é o fato de que essa atividade possibilita que o corpo de quem está a realizando se desenvolva de forma plena e total. Todos os movimentos realizados sempre sofrem aperfeiçoamentos, e isso faz com que a prática seja constante, sendo assim algo positivo tanto física, quanto mentalmente, já que o atleta precisa também trabalhar fatores como a persistência e a capacidade de receber julgamentos, já que sempre os resultados serão avaliados, seja por treinadores ou até mesmo pelos próprios jurados, no caso das competições. Por todos esses fatores e características a ginástica rítmica também é conhecida como “desporto arte”, já que envolve as duas vertentes.
Como já foi dito anteriormente, os benefícios da ginástica rítmica não se resumem somente no aspecto corporal do atleta, mas também englobam fatores emocionais e mentais, principalmente nas pessoas que começam a praticar esse esporte desde jovem, pois dessa forma as potencialidades são aproveitadas de maneira mais completa, refletindo em vários campos da vida do praticante. No caso das crianças que praticam esse esporte entre os quatro e os seis anos de idade (que é a fase conhecida como primeira infância), uma coisa muito possível de se observar é o fato de que elas desenvolvem sua coordenação motora e seu raciocínio de forma excelente, já que ela é incentivada a realizar movimentos consideravelmente complexos e de forma extremamente consciente.
Esse benefício de coordenação motora não se limita somente as crianças, mas também podem ser aproveitadas pelos adultos, já que até mesmo nos mais velhos é possível observar melhorias no controle corporal dos atletas e também na sua capacidade de equilíbrio, pois essas são qualidades indispensáveis nesses atletas. Além disso, ao mesmo tempo que todos os movimentos corporais são sendo trabalhados no esporte, o corpo vai se adaptando ao que é proposto – principalmente a velocidade e ao ritmo – e isso faz com que o individuo adquira e melhore bastante sua consciência corporal.
Outros benefícios muito observados em pessoas que praticam a ginástica rítmica são que elas passam a ter um maior fortalecimento dos músculos, além de um relaxamento maior do corpo, já que por trabalhar imensamente várias partes do corpo, os músculos tem uma demanda muito grande de esforço. Isso se reflete no aumento da força corporal e da resistência, o que é melhorado a cada treino. Já a parte do relaxamento muscular é conseguida por causa de os atletas trabalharem intensamente seus músculos, e junto com toda a concentração, esse feito é conseguido.
Além de todos esses pontos, a ginástica rítmica é ainda responsável por proporcionar melhorias na confiança do atleta, já que independentemente da idade, a pessoa precisa realizar movimentos extremamente precisos e certos, e tudo isso é aprimorado conforme vão se realizando treinos, o que além de deixar a pessoa mais perseverante, faz com que a deixe mais certa de suas atividades, o que reflete também no aumento da autoestima do indivíduo. Outros benefícios intrínsecos a essa atividade também são o ritmo (obviamente), a flexibilidade, a agilidade, melhorias no sistema cardiovascular e respiratório, diminuição da hiperatividade, entre vários outros pontos extremante benéficos.