Esporte de origem francesa, na sua antiguidade, nasceu com o nome de Feu Paunet (jogo da palma) onde em vez da raquete, se usava a palma da mão. O Tênis como esporte, tem toda uma tecnologia para o atleta assimilar e desenvolver para se qualificar a disputa de uma partida, principalmente no preparo físico e na articulação dos joelhos, dos pés e do cotovelo. No conjunto das ações do tenista no desenvolvimento de uma partida, qualquer falha pode atrapalhar e muito todo o resultado da jogada. Concentração, olho na bola e fazer a jogada com a cabeça da raquete para cima, é o ABC do tenista. Se não estiver devidamente qualificado, pode pegar seu material de tênis e ir fazer turismo na Europa e participar de um torneio de aprendizes do tênis como esporte. Para os leigos, o resultado de uma partida de tênis, vem através da disputa de seis games e conquistar uma diferença de dois.
A pontuação é de l5 em l5 pontos e quando a partida empata em quarenta, ganha aquele que vencer duas jogadas. Na termologia da disputa de uma partida, o Break é vantagem, Macht point é o último ponto e o Set point é o fechamento do Games. Durante a disputa do Games, só um tenista tem o direito ao saque e por essa vantagem, ele tem a obrigação moral de vencer ou confirmar o seu serviço. No caso de empate no set, o jogo vai para Tie Break que só é vencido com a diferença de duas jogadas. O tênis como esporte oportuniza aos seus praticantes que se dedicam com tempo integral ao esporte, grandes oportunidades financeiras desde que alcance, nas categorias que vai participando, até chegar à adulta, onde pode disputar grandes torneios nacionais ou internacionais que oferecem grandes prêmios aos seus vencedores, trazendo-lhes fama e fortuna.
No Brasil tivemos grandes nomes, como Tomaz Cock, Maria Ester Bueno no feminino e por último, o nosso estimado Guga, por várias vezes campeão tendo inclusive, se tornado o numero l do mundo; conquistando por mais de uma vez, o torneio de Roland Garros, na França em quadras de saibro, pois nunca se adaptou às quadras de grama . Entre os grandes tenistas masculinos dos últimos tempos, figuram Gustavo Kiesten, Leiton Evit, Roger Federer e Rafael Nadal, sendo que os dois últimos estão ainda hoje, no centro das atenções no mundo fantástico do esporte, onde o tênis como esporte profissionalizado vem rendendo verdadeiras fortunas, o que nos permite dizer, pare de reclamar da vida.
No tênis como esporte, temos de destacar as mulheres, que desenvolveram uma capacidade de prática esportiva que não é alcançada por muitos tenistas masculinos, o que comprova não existir esporte só para homens, pois as mulheres estão aí mostrando suas qualidades nas práticas esportivas ditas feitas só para eles, afinal, mulheres são fortes. Foi assim no futebol e assim é no tênis como esporte, muitas, porém, aparecendo como celebridades instantâneas, surgem rapidamente para sumirem logo depois, mas o mais importante é que esporte é saúde e todos nós temos que praticar.