O turismo ocupa hoje um importante papel no panorama econômico mundial, figurando como um dos mais importantes e relevantes setores econômicos, ao lado inclusive, da indústria mundial de petróleo. Essa é uma das informações veiculada pela Organização Mundial do Turismo, a OMT, que revela que o turismo gera anualmente algo em torno de 4 trilhões de dólares no mundo e mais de 280 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo considerado um setor em expansão em todo o mundo. Ainda segundo a OMT nas ultimas 5 décadas o mercado do turismo triplicou de tamanho e consequentemente triplicou seu impacto econômico. O turismo não é um setor novo e existe desde a idade média, entretanto ganhou forma e organização a partir do século XIX, e é responsável pela geração de renda, de empregos e pelo enriquecimento de muitas pessoas em diversos setores.
Turismo envolve atividades hoteleiras, transportadoras, lavanderias, agencias de turismo, lojas de souvenirs, artes e artesanatos, locação de carros importados, fazendas, restaurantes, casas noturnas, imóveis, bares e mais de 50 atividades organizadas estruturadas com vistas ao turismo nacional e internacional, sendo que compõe esse conjunto a mão-de-obra especializada, sendo responsável por 10% dos empregos no mundo, ainda segundo a OMT, o que confirma a expansão do mercado do turismo em todo o mundo. Outro fator muito importante com respeito às benesses oriundas do turismo é a conservação do patrimônio histórico e cultural, como a cultura religiosa, da sociedade mundial, que conta nos locais turísticos com o apoio financeiro e o incentivo das empresas privadas, uma vez que esses empresários têm interesse direto na preservação desses pontos. O turismo é organizado em órgãos internacionais como a OMT e no Brasil a EMBRATUR é o órgão responsável pela classificação e regulamentação do turismo.
Salienta-se que é um setor altamente organizado pois atua com um público em sua maioria bastante exigente, assim o mercado do turismo precisa estar constantemente se reciclando e aperfeiçoando suas técnicas, os serviços prestados e principalmente os recursos humanos para o atendimento de suas clientela. Atualmente o turismo se divide em vários setores, com destaque para os setores do turismo ecológico ou o ecoturismo e o turismo de negócios. Esses dois ramos de turismo tem atraído turistas do mundo inteiro e também turistas internos. O Brasil, contemplado com um espaço natureza exuberante é destaque no eco turismo mundial, expedições a Amazônia a fazendas no interior de Minas Gerais são pontos fortes desse tipo de turismo, onde os turistas sentem a emoção de antigos desbravadores e conhecem a fauna e a flora rica de nosso país.
Existem vários pontos que atraem turistas ao Brasil e o turismo de negócios também ganhou um grande incentivo com a construção de grandes centros de eventos junto a hotéis em cidades turísticas de grande porte, onde pode-se agregar todas as necessidades tecnológicas e opções de lazer, que fazem essa uma opção cada dia mais procurada por grande e médias empresas do mundo inteiro. O Brasil ainda tem muito a evoluir no setor de turismo, mas seu povo hospitaleiro, sua natureza exuberante e suas magníficas festas e opções elaboradas como cruzeiro carnaval, que são credenciais importantes que atraem turistas de todo o mundo.