Quais São os Tipos de Técnicas de Salto Em Altura?
Você gosta de saber um pouco mais sobre esportes? Que tal ler esse artigo e conhecer um pouco mais sobre os tipos de técnicas de salto em altura? Confira a seguir!
Você já parou para pensar na quantidade de esportes que existem? Inúmeros, não é mesmo? E cada um possui modalidades e técnicas exclusivas para a sua execução da maneira correta.
O salto em altura consistem numa modalidade que, por possuir um nome simples, muitas pessoas acham que ele é apenas um salto que leva em consideração a altura. No entanto, esse esporte possui muito mais técnicas que iremos detalhar a seguir.
Então, caso queira praticar o salto, procure um treinador específico.
Divisão do Salto Em Altura
Para ficar claro, o salto em altura pode ser dividido em algumas fases. Observe abaixo como ocorre cada uma delas:
Corrida Para a Aproximação
Essa corrida é feita em forma de um J. Na sua primeira parte, o atleta corre reto, para poder ganhar um pouco mais de aceleração. Já na segunda parte, o atleta se inclina para o lado de dentro da curva. Nessa etapa, a velocidade vai aumentando de forma progressiva.
Chamada
Nessa parte, o atleta usará o seu pé para fazer um apoio rápido no solo. O movimento lembra bastante uma patada. Ele só pode ser feito na linha da trajetória da corrida.
Voo
Essa é outra etapa que também é divindade em partes. Na primeira, é o processo de subida do atleta, a posição final deverá ser mantida. O braço que é do mesmo lado da perna livre deve ser lançado para cima, de forma paralela a localização do sarrafo.
Quando o atleta passa por cima do sarrafo, ele deverá arquear as suas costas, fazendo um movimento de abaixamento, tanto das pernas quanto da cabeça. A ideia principal é que ele fique de forma mais descontraída possível.
Queda
Essa é a última etapa do salto. Para que ela ocorra, o atleta deverá usar as suas costas para a aterrissagem, evitando, assim, a ocorrência de lesões.
Técnicas de Salto Em Altura
A meta do competidor do salto em altura é conseguir realizar um pulo sobre uma barra na posição horizontal, de nome sarrafo, sem obter ajuda de nenhum outro aparato.
Muito antigamente, quando esse esporte começou a ser difundido, ele era feito de forma bem simples. Porém, com o passar do tempo, muitas técnicas foram sendo aperfeiçoadas, para deixar o esporte ainda mais legal.
Hoje, temos uma técnica que é bastante usada nas competições formais. Ela é chamada de Fosbury Flop, e foi criada em 1968, por Dick Forbury. A execução da técnica é bastante simples.
O atleta começa a pegar um impulso, percorrendo a distância de um quarto de círculo. Então, ele realiza um salto, dando às costas para o sarrafo. Para que isso ocorra sem acidentes, ele deverá transpor, primeiro, o seu tronco, para cair do outro lado em um colchão.
Também existe outra técnica que é um pouco menos usada aqui em nosso país, que é a tesourada. Ela consiste em um salto bem mais simples, em que o atleta deverá subir as suas pernas em sequência sobre a barra.
Para ambas as técnicas do salto em altura, os saltos precisam de um impulso, e esse deverá ser feito apenas com o pé.
Estilos Flop e Tesoura
Estilo Flop – Técnica das Três Passadas Retas
- O atleta deverá estar localizado de pé, ao lado do travessão. Esse será o ponto de decolagem.
- Volte cerca de três passos, criando uma espécie de ângulo de 45° com relação ao colchão de pouso.
- O terceiro passo é marcado pelo treinador.
- Dê o primeiro passo com seu pé esquerdo.
- Quando o terceiro passo for dado, a perna direita estará flexionada por cima, em direção ao suporte esquerdo.
- Movimento os braços e os quadris para cima dos ombros em frente ao seu corpo.
- Salte e se incline para trás de forma leve, salte os seus ombros e mantenha os seus olhos no ombro direito, trazendo simultaneamente os joelhos em direção à região peitoral.
Estilo Flop, Técnica dos Cinco Passos em Curva
- Marque o suporte direito do travessão, para que você meça de 3 a 5 metros à direita, e de 6 a 9 cm com relação ao colchão.
- Com o pé esquerdo dê cinco passos largos, essa técnica se assemelha a letra J, só que de ponta cabeça.
- No quinto passo, você eleva e flexiona a perna direita em direção ao ombro esquerdo. Movimentando os dois braços para a frente do seu corpo.
- Vire o seu ombro direito em direção oposta a barra, de acordo com a rotação em seu sentido anti-horário.
Também é possível realizar o salto em altura no Estilo Flop, Técnica dos sete e dos nove Passos em Curva. De forma um pouco mais singela, podemos dizer que são saltos parecidos com os que foram vistos anteriormente, com algumas diferenças com relação ao número de saltos.
Salto em Altura no Estilo Tesoura
- Para realizar esse salto, fique na lateral do colchão (estando com ou sem a sua barra).
- Volte cerca de três passos, criando uma espécie de ângulo de 45° com relação ao colchão de pouso.
- Corra e dê bastante impulso utilizando o pé esquerdo.
Estilo Tesoura e a Técnica dos Três Passos
- Primeiro, você deverá a barra mais alta do que o seu colchão.
- A técnica em geral será a dos 3 passos citados acima.
- Você deverá dar o 1° passo usando o pé esquerdo.
- Já o 2º passo, deverá ser dado com o pé direito, e os dois braços devem ser jogados para trás.
- No 3º passo, usando o pé direito, jogue ambos os braços acima da cabeça.
- A perna direita deverá ser elevada (mais perto da barra) por cima, e sobre a barra.
- Então, o atleta irá aterrissar no colchão sob dos glúteos (nádegas).
Como você pode conferir, existem inúmeras técnicas de salto em altura. Sendo assim, se você quer treinar esse tipo de esporte, poderá tentar se especializar em um tipo de salto, como esses que foram apresentados por aqui.