Jürgen Klopp
Ex jogador de futebol (atacante e zagueiro) profissional do Mainz 05 e atual técnico do time Reds, Liverpool. Já passou pela gerência de times como o Borussia Dortmond. Vamos conhecer mais sobre esse talentoso esportista.
Infância
Nascido na cidade de Sttugart, na Alemanha, em 26 de janeiro do ano de 1963. Seu pai, um jogador de futebol chamado Norbert Klopp e sua mãe, uma vendedora, chamada Elisabeth Klopp. Jürgen cresceu na aldeia de Glatten, na Alemanha, junto com seus pais e suas irmãs, mais velhas do que ele, chamadas Isolde Reich e Stefanie Klopp.
Jürgen sempre foi uma criança humilde e alegre, se contentava com pouco e estava sempre rodeado de amizades. Mas na adolescência ele já era um sonhador e talvez um pouco ambicioso, pois sabia e deixava já claro que seu desejo para o futuro, quando fosse adulto, seria ser um profissional do futebol. Esse sonho começou quando ele tinha dezesseis anos e entrou para a equipe de comunidade Ergenzingen.
Carreira
A sua carreira se iniciou logo cedo, pois depois de se dedicar lealmente ao time na Alemanha, ele entrou para o Mainz 05 como jogador profissional, já como atacante. Depois foi transferido para a posição de zagueiro e atuava na defesa do jogo. Foram quinze anos de futebolismo pelo Mainz 05. Klopp soube que sua carreira não se desenvolveria com tanto sucesso como fuebolista e partiu seguindo seu sonho e aproveitando seu talento e dedicação. Ele afirmou “Nunca consegui trazer para o campo o que estava acontecendo em meu cérebro […] Tive o talento para a quinta divisão e a mente para a Bundesliga. O resultado foi uma carreira na segunda divisão”.
Jürgen se mostrou um ótimo jogador e contribuiu muito para o time, mas foi como gerente e técnico que ele se destacou. Em fevereiro do ano de 2001, Jürgen entrou como gerente do clube para o qual até então ele era jogador para substituir Eckhard Krautzun. Ele gerenciou o time por sete anos e se destacou fortemente, levando o Mainz 05 a competir na Bundesliga e também conseguiu a taça UEFA na temporada de 2005-2006. Klopp treinou o time por oito anos. Mas, no ano de 2007 o time caiu para a segunda divisão. Por isso, Klopp se demitiu.
No próximo ano, Jürgen entrou para o comando do time Borussia Dortmund. O time foi crescendo a medida que Klopp mostrou seu talento e dedicação para a gerência do time, utilizando as melhores estratégias para cada campeonato e temporada. Nas temporadas de 2011 e 2011 o time venceu o Campeonato Alemão e também a Copa da Alemanha. Além disso, também venceu duas supercopas da Alemanha. Já nas últimas temporadas do time com a direção de Kopp o time teve recaídas e o rendimento diminuiu consideravelmente. Jürgen foi demitido em 2015.
No mesmo ano ele assinou um novo contrato. Dessa vez com o time do Liverpool. Já no primeiro ano como treinador da equipe ele levou o time para a final da Europa League, entretanto não houve a vitória. Seu contrato foi renovado mais duas vezes e ele permanece até hoje no Reds com um contrato que vai até 2024.
No ano de 2018 ele levou o time novamente para a final de um campeonato importante – a Cahmpions League. Entretanto, novamente, o time não venceu. O Real Madrid levou o título em um placar de 3 a 1. Neste campeonato, o Real estava em sua terceira final consecutivo no campeonato.
No próximo ano, Klopp conseguiu levar novamente o Liverpool para a final da Champions League e, desta vez, jogou contra um novato na final, o time inglês Tottenham. Neste ano o Liverpool levou a taça, que já era a sexta do time neste campeonato. Os gols de Salah e de Origi fizeram grande diferença e foram muito notados e comentados na temporada.
Ainda em 2019, o Reds chegou a ganhar a Supercopa da UEFA em uma final contra o time de Londres, Chelsea, com um placar de 2 a 2. Essa final levou aos pênaltis e foi então que o Liverpool levou a taça.
Nesta temporada, o técnico levou o título da revista francesa Onze Mondial de Melhor técnico da FIFA e Melhor treinador do ano.
Vida Pessoal
Jürgen Klopp já foi casado uma vez, com Sabine, sua primeira esposa. Com ela, ele tem um filho nascido em 1988, chamado Mark. Mark seguiu o pai na carreira e é jogador de futebol profissional – ele já jogou para os times do FSV Frankfurt sub-29, para o Vfl Kemminghausen 1925.
Sua segunda esposa, com a qual ele se casou em 5 de dezembro do ano de 2005, é a assistente social e também escritora de livros infantis, Ulla Sandrock. Eles se conheceram ainda em 2005, em um pub no festival chamado Octoberfest, que é um festival Alemão.
Klopp deixa claro suas crenças religiosas e suas preferências e opiniões políticas. Ele é um cristão protestante que acredita e vê muita importância em manter a fé. Politicamente, ele já se declarou ser “mais de esquerda do que de direita” e não apenas meio termo ou alguém que não posiciona ou não mostra suas ideologias.
Para o jornal The Guardian, Klopp afirmou “Estou à esquerda, é claro. Mais à esquerda do que ao meio. Eu acredito no estado de bem-estar. Não tenho seguro privado. Eu nunca votaria em um partido porque eles prometeram reduzir a taxa máxima de impostos. Meu entendimento político é este: se estou indo bem, quero que os outros também o façam. Se há algo que nunca farei na minha vida é votar pela direita ”.